- Vista frontal!
- Vista lateral!
- Prontinha a utilizar! E para o ano já teremos composto para adubar o solo da nossa horta!
- Aluno em pleno trabalho de abertura das valas para colocação das paletes da composteira.
- Instalação da rega gota-a-gota
- Plantando e semeando!
- Durante alguns dias não fizemos mais do que alagar o canteiro pala amolecer a terra!
- Tudo começou no papel!
- Inicio dos trabalhos no nosse canteiro! Era um canteiro abandonado completamente desertificado.
- E lá começámos as nossas plantações!
- Uma horta biológica tem que ter uma rega ecológica!
- Preparação do terreno para a construção da nossa composteira
- Depois de feitas as valas foi rápida a construção da composteira para a qual utilizámos 7 paletes. Assim a nossa composteira ficou com duas caixas!
Escola Básica e Secundária de Penalva do Castelo
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
6 meses
Área aproximada da horta
64 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Apesar de estarmos numa zona agrícola os alunos não têm noções de agricultura sustentável!
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
É um projeto concretizado por alunos de prosseguimento de estudos de Biologia do 12º ano, alunos que pretendem ingressar no ensino superior e que têm uma certa aversão à terra! Foi um desafio propor-lhes esta atividade mas estão a gostar bastante!
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 1
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Biologia 12º ano
- N.º de alunos envolvidos: 16
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0
Como são envolvidas as famílias?
São convidadas a visitar a horta!
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos ficarão sensibilizados para a necessidade de conhecermos a origem dos produtos que utilizamos na nossa alimentação e perceberão que é muito fácil produzirmos os nossos próprios legumes!
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta está dividida em 8 canteiros. Cada canteiro é cuidado por 2 alunos que fazem as plantações, a classificação das plantas e o controle das pragas e ervas daninhas.
Como é feita a preparação do solo?
Este ano como foi a 1ª vez tivemos que adquirir estrume de cavalo para melhorar o solo. No próximo ano utilizaremos o composto produzido na escola.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
Canteiro A - Frutos vermelhos Canteiro B - Leguminosas Canteiro C - Aromáticas Canteiro D - Solanaceas Canteiro E - Bracicaceas Canteiro F - Aspargales Canteiro G - Apiaceas Canteiro H - Cucurbitaceas
Como é feita a gestão da rega?
Foi instalada rega gota-a gota de modo a que houvesse poupança de água e evitasse a propagação de fungos como é o caso da rega por aspersão.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
É utilizado o controlo biológico através de soluções de sabão azul para os piolhos e soluções de cobre para os fungos. Foram instaladas várias aromáticas para afastar as pragas e as plantas que são atacadas pelos mesmos tipos de pragas estão em canteiros diferentes.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os alimentos da horta são utilizados no restaurante pedagógico da escola.