Centro de Estudos Educativos de Ançã

a nossa horta bio

A nossa horta foi assim em abril
 

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

a horta existe há mais de dez ano, no entanto, não tem tido uma dinamização muito ativa.

Área aproximada da horta

cerca de 60 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Esta atividade pretende dar apoio e complementar as atividades de enriquecimento curricular que a escola fornece aos alunos durante a ocupação dos alunos nos tempos não letivos. Os objetivos desta atividade são - Sensibilizar a população escolar para a preservação do meio ambiente; - Aumentar e ampliar a consciência natural e ambiental dentro do quadro genérico da educação e formação; - Fazer uma utilização racional dos recursos naturais (água, solo e flora) numa visão sustentada do desenvolvimento; - Desenvolver o espírito científico e capacidade de análise; - Dotar os participantes com um conjunto de conhecimentos técnicos e cien-tíficos no ambiente da produção vegetal e botânica; - Conservar e enriquecer o Jardim Botânico do Centro de Estudos Educati-vos de Ançã; - Possibilitar uma formação mais aprofundada no domínio da botânica.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

a horta designa-se Jardinário,visto que está localizada no jardim do infantário. é desenvolvido apenas pelos alunos que participam no ateliê do jardinário, inscritos no inicio do ano letivo.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências naturais
  • N.º de alunos envolvidos: 20
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Os familiares colaboraram na cedência de sementes e plântulas para a nossa horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos têm oportunidade de : - Compreender a reprodução das plantas de forma natural e para a produção agrícola; - Possibilitar a implementação de técnicas de multiplicação vegetativa em espécies vegetais no âmbito dos conteúdos programáticos das disciplinas de Ciências Naturais (do 5º ao 9º ano), Biologia e Geologia (10º e 11º ano) e Biologia (12º ano) ; - Permitir a aplicação de técnicas de cultivo; - Identificar as espécies cultivadas e espontâneas da Flora local; - Fazer a manutenção das espécies vegetais cultivadas; - Reconhecer a origem hortícola de muitos produtos alimentares; - Identificar algumas plantas ou partes de plantas utilizadas na alimentação; - Identificar alguns utensílios e tarefas do cultivo compreendendo a sua utilidade; - Conhecer os princípios da agricultura biológica numa perspetiva de desenvolvimento sustentável; - Identificar os seres vivos do ecossistema agrícola e o seu papel na produção e na ecologia do sistema natural; - Fazer trabalhos de pesquisa científica na área da botânica.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada canteiro está dividido em sub canteiros preenchidos por uma das espécies escolhidas pelos alunos, agrupando-as por hierarquia taxonómica e, respeitando as condições do terreno, porte, necessidades hídricas e tipo de folha da planta, etc. Cada sub-canteiro será identificado com uma tabuleta respetiva e cada espécie tem uma tabuleta de dimensões menores onde se caracteriza a espécie. Relativamente ao sistema de rega, este é automático o que facilita a manutenção do espaço em termos de preservação dos recursos hídricos. Além destes quatro canteiros, existe ainda uma área de menores dimensões junto ao muro sul da escola onde é feita a aclimatação. Paralelamente, em laboratório, é feita a manutenção de todo o material e de utensílios utilizados.

Como é feita a preparação do solo?

Antes das aulas começarem, o terreno é revolvido por alguns funcionários da escola. Principalmente no início do ano letivo e mesmo durante o ano letivo, os canteiros são divididos em sub-canteiros e os alunos vão retirando algumas plantas espontâneas e pedras que vão aparecendo. Ao longo do ano letivo, à medida que o composto vai ficando pronto, os alunos vão utilizando-o para enriquecer o solo.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Os alunos cultivam anualmente as espécies vegetais que preferirem, pois são eles que trazem as sementes/plântulas. Normalmente cultiva-se várias variedades de couve, alface, ervilhas, favas, feijão verde, alho e morangos. Existem também algumas ervas aromáticas, como louro, tomilho, salsa, coentros e cebolinho. Além disso ainda se cultivam algumas plantas ornamentais, à escola dos alunos.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é automática.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

É feita manualmente pelos alunos, sem uso de produtos químicos.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Em parceria com esta atividade foi realizada uma formação na Universidade de Coimbra - Faculdade de Ciências e Tecnologias - Departamento da vida - no âmbito do projeto INQUIRE.

 

Publicado por: Centro de Estudos Educativos de Ançã

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Professor coordenador da horta: Clara Margarida Vaz Gomes