Escola EB 2,3 Mestre Domingos Saraiva- Agrup. de Escolas de Algueirão

a nossa horta bio

 
  • O nosso canteiro junto ao muro...com plantas aromáticas e morangueiros.O nosso canteiro junto ao muro...com plantas aromáticas e morangueiros.
  • As nossas couves!As nossas couves!
  • Horta MDSHorta MDS
  • As nossas alfaces!As nossas alfaces!
  • Nabos.Nabos.
  • O nosso canteiro junto ao moinho!O nosso canteiro junto ao moinho!
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Horta já existe na escola há alguns anos, mas esteve muito tempo sem ser cultivada. É cultivada há 3 anos.

Área aproximada da horta

100 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Conhecer a variedade de produtos; - Conhecer a importância da agricultura biológica; - Contacto dos alunos com a agricultira biológica; - Aprender a cultivar, semear produtos; - Contacto dos alunos com o meio ambiente; - Criação de sementeiras; - Recolha de produtos hortícolas para expor, vender e confeccionar alimentos.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- Aprender como se cultivam os produtos, verificar a sua evolução e utilizá-los em situações práticas do dia-a-dia.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: Cerca de 10
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências
  • N.º de alunos envolvidos: Cerca de 400
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: Cerca de 5
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Cerca de 30

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são convidadas a participar nas exposições, nas quais podem verificar a evolução da horta, ver e comprar produtos e provar cozinhados confecionados com os produtos horticolas. As famílias podem também contrivuir com sementes e/ou pés de plantas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Importância da agricultura biológica para a saúde; - Os alunos participam com muito agrado em todas as etapas dos trabalhos ao nível da horta pedagógica; - A comunidade educativa fica surpreendida com o que se vai colhendo na horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Começou por ser dividida por turmas. Atualmente, a horta é dividida por espécies e todos vão colaborando nas diversas fases.

Como é feita a preparação do solo?

Com terra e restos de resíduod orgânicos.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, salsa, coentros, hortelã, hortelã-pimenta, aipo, cebola, alhos, vários tipos de couves, favas, feijão, morangueiros, rabanetes, espinafres, cenouras, alfazema, alecrim.

Como é feita a gestão da rega?

Rega-se preferencialmente e sempre que possível fora das horas de calor e utiliza-se água da chuva que se vai armazenando.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não temos tido, até ao momento, pragas nem doenças

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Realizam-se algumas exposições, onde se mostram fotografias e alguns produtos da horta; Venda de alguns produtos; Confeção de alimentos por alunos.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Mestre Domingos Saraiva- Agrup. de Escolas de Algueirão

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Professor coordenador da horta: Rosália Maria Franco Sequeira