EB 2,3 de Tortosendo

a nossa horta bio

 
  • Composto usado para enriquecer e fortalecer o solo sem a utilização de agro-químicos.Composto usado para enriquecer e fortalecer o solo sem a utilização de agro-químicos.
  • Caminhos  e canteiros já definidos.
Surgimento das primeiras culturas.
Colocação de rede protectora das culturas da acção de passarinhos.Caminhos e canteiros já definidos. Surgimento das primeiras culturas. Colocação de rede protectora das culturas da acção de passarinhos.
  • Mobilização do solo para definição dos canteiros e caminhos.Mobilização do solo para definição dos canteiros e caminhos.
  • Mobilização do solo para definição dos canteiros e caminhos.Mobilização do solo para definição dos canteiros e caminhos.
  • Definição do local da horta, bem iluminado durante todo o dia, e primeiros trabalhos de mobilização para o tornar o solo solto e arejado.Definição do local da horta, bem iluminado durante todo o dia, e primeiros trabalhos de mobilização para o tornar o solo solto e arejado.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta hortinha existe desde Janeiro de 2013! Há anos atrás já tinha existido uma.

Área aproximada da horta

Cerca de 225 m (15 x 15 m)

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Dar formação, na área da agricultura, a alunos do Ensino Especial, CEI (Currículo específico individual). Dar a conhecer as plantas hortícolas, aos alunos em geral, permitindo o seu contacto e tomada de gosto. Dar a conhecer e motivar para as técnicas de agricultura biológica, favorecendo a sustentabilidade e a saúde humana. Incentivar a comunidade local a praticar agricultura biológica, conhecendo suas vantagens e técnicas. Promover uma alimentação equilibrada. Conhecer a técnica e vantagens da compostagem. Conhecer algumas práticas de agricultura biológica. Participar no Programa Eco-Escolas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O trabalho de alunos do ensino especial, com sérias dificuldades de integração no meio escolar , conseguiu congregar toda a comunidade escolar em volta da agricultura biológica, e todos os congratulam pelo trabalho que conseguiram desenvolver e pelos bons resultados atingidos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ensino Especial: Ateliês de Horticultura, informática, higiene e segurança.
  • N.º de alunos envolvidos: 3
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

Colaboração com ofertas para enriquecer a horta, quer sementes ou plantas jovens. Convidados a visitar a horta, guiada pelos alunos ou funcionários envolvidos na horta, Convidados a adquirir alguns produtos "verdinhos".

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Visitas diversas à horta. comentários nas fotos postadas no facebooke do eco-escolas da escola. Obtenção de produtos da horta, todos os produtos foram sempre escoados em cerca de 30 minutos. Todos queriam participar. Fotografias tiradas na horta...

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Floricultura e aromáticas estão a cargo da Lalá e hortícolas da responsabilidade do Helder e Rafael. O Prof. de Ensino Especial e Sr. Carlos definem tarefas que são distribuídas aos alunos. Solicitam ainda apoio de outros ateliês nomeadamente de informática, para a elaboração de letreiros com identificação das plantas. Houve ainda alunos do ensino regular que fizeram monda e outros que estiveram nos mercadinhos da horta! Divulgação, interligação com directores de turma e outros … interligação com outras entidades, nomeadamente para formação: como se faz compostagem? E fornecimento de materiais (composto e paletes para realização do próprio compostor). Pesquisa e estudo no sentido de aprofundar e aplicar técnicas de agricultura biológica, nomeadamente na internet e consulta do Guia Verde das Hortas e Jardins da DECO Proteste com a colaboração da Agrobio.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi por sacha e enriquecimento por composto resultante de compostagem . Este foi oferta uma vez que a compostagem na escola estava a dar os primeiros passos.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface e cebola; Alface e couve, cenoura e cebola. Feijão verde e ervilha.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita por aspersão ou por regos, dia sim, dia não, em função da necessidade observada devido às condições climatéricas observadas.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Observação e ataque manual, relações biológicas (joaninhas comem pulgões) como se pode ver nas fotos, monda manual, colocação de rede para protecção de culturas. Pela associação de culturas, pela proximidade de aromáticas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Mercados/ disponibilização no pátio da escola e na sala de professores de artigos obtidos na horta - para alunos, técnicos operacionais, encarregados de educação e professores...ou seja toda a comunidade escolar!, concurso de espantalhos, visitas guiadas à horta por alunos dos diversos anos de escolaridade, desde o 5.º ao 9.º ano, inclusive os futuros alunos, que aquando dos exames de matemática e português também conheceram a horta! Postagem de fotografias e perguntas no facebook do eco-escolas da nossa escola com "advinhas" sobre as plantas da horta! publicitação da horta também no jornal da escola e outras publicações no comunidade local (extra escola) . Participação na Feira Biológica Terra Sã - promovida pela Agrobio. Foi ainda realizada pesquisa na área da agricultura biológica, seja em livros ou mesmo na internet.

 

Publicado por: EB 2,3 de Tortosendo

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Professor coordenador da horta: Cristina Isabel Nunes Fernandes Alves Pereira e Ângela Marina Calheiros e João Amaral Ferrinho