Escola EB 2,3 da Maia (Ribeira Grande)

a nossa horta bio

 
  • Compostor utilizado na horta bio.Compostor utilizado na horta bio.
  • Depósitos/recetores de água para a horta bio.Depósitos/recetores de água para a horta bio.
  • Perspetiva da horta biológica da EB 2,3 da MaiaPerspetiva da horta biológica da EB 2,3 da Maia
  • Perspetiva da horta biológica da EB 2,3 da MaiaPerspetiva da horta biológica da EB 2,3 da Maia
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o início do corrente ano letivo.

Área aproximada da horta

300 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Na horta bio só são utilizadas práticas que não afetam negativamente o ambiente. Não são usados pesticidas nem herbicidas de síntese e os fertilizantes utilizados são naturais, provenientes da compostagem de resíduos orgânicos provenientes das limpezas dos jardins. Pretende-se, numa primeira fase, que os produtos resultantes sejam utilizados na confeção de saladas para alunos carenciados.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Não podemos assegurar, de todo, a originalidae, mas apontamos precisamente para a utilização dos produtos hortícolas na confeção de saladas para alunos carenciados.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: CN e ET
  • N.º de alunos envolvidos: 46
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

Como são envolvidas as famílias?

- Através da transmissão dos conhecimentos das práticas agrícolas "antigas", que não afetavam o ambiente; - Pela cedência de sementes e plantio para a horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos envolvidos mostram-se mais recetivos à aprendizagem das matérias diretamente relacionadas com essa prática.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Uma vez por semana, um docente de ET ou CN vai com os seus alunos proceder à remoção de ervas daninhas. Nesse dia, têm o cuidado de regar a horta. Nos restantes dias, um funcionário da escola procede às regas necessárias.

Como é feita a preparação do solo?

Para melhorar a estrutura do solo e drenagem, os alunos usam ancinhos e enxadas para remover o solo a uma profundidade de 15 a 20 centímetros antes do plantio. Adicionam o composto antes do plantio e remexem o solo para formar uma cama fina e regular.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, cenoura, couve e feijão.

Como é feita a gestão da rega?

Ver acima.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é feita através de uma observação cuidada das plantas. Até à data, não surgiram quaisquer pragas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos (a iniciar no próximo ano letivo).

 

Publicado por: Escola EB 2,3 da Maia (Ribeira Grande)

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Professor coordenador da horta: Luís Ricardo Perpétuo Socorro de Castro e Melo