Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes

a nossa horta bio

 
  • Preparação de camalhões para a plantação de morangueiros (I).Preparação de camalhões para a plantação de morangueiros (I).
  • Preparação de camalhões para a plantação de morangueiros (II).Preparação de camalhões para a plantação de morangueiros (II).
  • Limpeza do talhão onde estão cultivadas alfaces e couves-chinesas (I).Limpeza do talhão onde estão cultivadas alfaces e couves-chinesas (I).
  • Limpeza do talhão onde estão cultivadas alfaces e couves-chinesas (II).Limpeza do talhão onde estão cultivadas alfaces e couves-chinesas (II).
  • Preparação do talhão e rega para cultivo de favas.Preparação do talhão e rega para cultivo de favas.
  • Primeira cultura de favas.Primeira cultura de favas.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos.

Área aproximada da horta

300 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Possibilitar o contacto com a natureza; estimular a curiosidade dos jovens pelo desenvolvimento de sementes e plantas; desenvolver o gosto pela atividades agrícolas e de jardinagem; desenvolver a capacidade de trabalho cooperativo; desenvolver a capacidade de observação; organização e registo de diários gráficos; promover o uso de novas tecnologias de comunicação; experimentar outras formas de ensino e de aprendizagem; promover a abordagem multi, inter e transdisciplinar das atividades; promover o desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e motor; promover uma alimentação e vida saudável, responsabilizar a comunidade educativa pela preservação do espaço criado.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- O espaço envolvente da horta biológica; o facto de ser um projeto que envolve diferentes áreas disciplinares; o facto de todas as diferentes atividades desenvolvidas na horta estarem a cargo dos alunos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: "Horta e Jardinagem"; "Oficina de Arte e Ofícios"; "Ciências para a Vida"; " Oficina de EVT"; "Matemática para a Vida"; "Educação Cívica", "Português"; "Unidade de Multideficiência"
  • N.º de alunos envolvidos: 25
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

- Disponibilização de produtos da horta biológica para famílias carenciadas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As atividades da horta fazem parte do currículo do PCA das turmas 5º A e 6º A . Parte dos produtos da horta biológicas são vendidos aos professores e outros funcionários da escola. O lucro das vendas reverte para melhoramentos da horta biológica. A horta biológica desempenha também um papel muito importante na integração dos alunos com multideficiência.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos estão divididos por grupos de trabalho, de 3 elementos, sendo cada grupo responsável por um determinado talhão da horta, o que não impede a sua colaboração nos restantes talhões, quando necessário. Este trabalho é desenvolvido diariamente com alunos das turmas envolvidas.

Como é feita a preparação do solo?

Sendo uma horta biológica o solo é preparado apenas com matéria da compostagem e estrume adquirido no exterior.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Talhão 1 - Alface; Tomate coração de boi. Talhão 2 - Couve Bacalã; Beringela. Talhão 3 - Couve coração de boi; cebola e courgette. Talhão 4 - Couve flor, alface e pimento. Talhão 5 - Couve nabo. Talhão 6 - Nabiça; abóbora menina. Talhão 7 - Cebola, alho e pepino. Talhão 8 - Fava, couve-chinesa, tomate maçã. Talhão 9 - Milho, ervilha, alface e piripiri. Talhão 10 - Couve bacalã , cebola, milho, chicória. Talhão dos cheiros - ervas aromáticas variadas. Talhão da Unidade MD - Nabiça, ervilha, favas e feijão-verde.

Como é feita a gestão da rega?

Existe um sistema de rega automático; sendo também efetuada a rega manual.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Com diversos chorumes.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- São confecionados doces de abóbora e de tomate pelos alunos. - Foi organizado um mercado de agricultura biológica na semana da escola. - Participação na "Festa Verde" do concelho de Almada. - Vendas na escola. - Concurso - construção de ninhos artificiais para colocação no espaço da horta e outros espaços da escola. - Visitas de estudo a viveiros do concelho.

 

Publicado por: Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes

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Professor coordenador da horta: Adriano Aniceto