Escola EB 1 do Castelo

a nossa horta bio

 
  • Plantação de cebolasPlantação de cebolas
  • Plantação de couvesPlantação de couves
  • Preparação do terreno para a plantação (retirar as ervas)Preparação do terreno para a plantação (retirar as ervas)
  • Construção das etiquetas para identificar as plantaçõesConstrução das etiquetas para identificar as plantações
  • Rega após a plantaçãoRega após a plantação
  • Semear ervilhas...Semear ervilhas...
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde o ano letivo anterior.

Área aproximada da horta

8 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Sensibilizar para a importância da Agricultura Biológica na nossa alimentação e desenvolver o espírito de inter-ajuda nas tarefas a desempenhar no cuidado e tratamento da horta.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Durante muitos anos, os espaços (canteiros) da escola não foram utilizados e desde o ano letivo anterior que os alunos cuidam da horta, transformando um espaço que estava (quase) ao abandono, num espaço organizado e aproveitado porque retiram de lá alimentos para serem consumidos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 7
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: 1.º CEB - Estudo do Meio
  • N.º de alunos envolvidos: 72
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Todos

Como são envolvidas as famílias?

Os professores juntamente com a Comissão de Pais decidem o que plantar; os pais compram as plantas e sementes escolhidas; quando há produtos alimentares prontos para consumo, a Comissão de Pais faz um pequeno mercado/venda dos produtos à porta da escola e confeciona, sempre que possível.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Nesta primeira fase (fevereiro), cada aluno plantou e/ou semeou, com a ajuda das auxiliares e professores, e identificaram com 'placas' os produtos plantados/semeados. Nos meses seguintes, cada turma ficou responsável por retirar as ervas que nasciam e, sempre que necessário, regaram as plantações.

Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente, os funcionários da Junta de Freguesia cavaram a terra e, com a participação dos alunos, retiraram todas as raízes e ervas,

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Cenoura, alface, couve, ervilhas, coentros, cebola, morangos, salsa, ...

Como é feita a gestão da rega?

A rega foi efetuada pela manhã ou à tardinha, apenas quando houve longos períodos de ausência de chuva.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Para controlar o aparecimento de pragas espalhámos cinza e borras de café.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Proporcionámos atividades de sensibilização sobre alimentação saudável no desenrolar do trabalho curricular, bem como na participação de uma sessão com uma nutricionista. Desde maio que os produtos agrícolas são vendidos às famílias, professores e auxiliares. No Dia Eco-Escolas (13 de junho) faremos uma pequena feira com os produtos ainda existentes.

 

Publicado por: Escola EB 1 do Castelo

avatar

Professor coordenador da horta: Carla Sofia Gonçalves Vaz