Colégio Vizela

a nossa horta bio

 
  • SementeiraSementeira
  • SementeiraSementeira
  • SementeiraSementeira
  • SementeiraSementeira
  • Limpeza do soloLimpeza do solo
  • Limpeza do soloLimpeza do solo
  • Limpeza do soloLimpeza do solo
  • Limpeza do soloLimpeza do solo
  • Limpeza do soloLimpeza do solo
  • Limpeza do soloLimpeza do solo
  • Limpeza do soloLimpeza do solo
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

Área aproximada da horta

14 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem; Promover a responsabilização das crianças nas atividades da horta; Dinamizar o espaço exterior; Experimentar outras formas e estratégias de aprendizagens; Fomentar a observação e investigação do desenvolvimento das sementes e das plantas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto permite proporcionar aos nossos alunos o contacto com a natureza, através da realização de atividades agrícolas, oferecendo uma experiencia enriquecedora e estimulando-os ao nível dos seus sentidos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: pré escolar, 1º ciclo e comissão do ambiente do 2º ciclo
  • N.º de alunos envolvidos: 37
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Alguns pais são solicitados a colaborarem com sementes ou outros materiais.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos do 1º Ciclo dinamizam a horta e utilizam os seus produtos nas aulas de culinária que realizam semanalmente. Sempre que possível, são utilizados alguns dos produtos da horta (ervas aromáticas, cenouras, morangos, alface, etc). No final do dia, os pais (que vão buscar os filhos à escola) provam sempre as receitas confeccionadas nesse dia.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo semeiam e plantam os produtos hortícolas, realizam a limpeza do solo e fazem a recolha dos produtos, sempre que possível, para utilizarem nas aulas de culinária Semanalmente, à sexta-feira, um grupo de alunos da comissão do ambiente do 2º ciclo desloca-se à horta para regar e verificar a evolução do que foi semeado e plantado.

Como é feita a preparação do solo?

A terra é limpa e mexida para ficar bem arejada e consequentemente promover bom desenvolvimento das raízes.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

- ervas aromáticas; - alface - rabanetes, - morangos - couve - tomate

Como é feita a gestão da rega?

Há um calendário de monitorização de rega para os alunos do pré-escolar e 1ºciclo. À sexta-feira a rega é feita por um grupo de alunos da comissão do ambiente do 2º ciclo. Nas pausas letivas é realizada pelos funcionários da escola.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é feita por observação direta pelos alunos da comissão do ambiente do 2ºciclo, mas não foi realizado nenhum controlo de pragas e doenças.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os alunos do 1º Ciclo dinamizam a horta e utilizam os seus produtos nas aulas de culinária. Utilizam também algumas ervas e vegetais para alimentarem os animais (a tartaruga e o pato).

 

Publicado por: Colégio Vizela

avatar

Professor coordenador da horta: Eduardo Cunha