EB1 /JI de Ladário

a nossa horta bio

 
  • Iniciamos a nossa hortaIniciamos a nossa horta
  • Os alunos colocam no compostor os restos dos legumes da cozinha e plantas secas do jardim.Os alunos colocam no compostor os restos dos legumes da cozinha e plantas secas do jardim.
  • Os alunos duas vezes por semana mexem os residuos que estão colocados no compostor.Os alunos duas vezes por semana mexem os residuos que estão colocados no compostor.
  • Foi-se procedendo à respetiva manutenção, estacando as ervilhas, arrancando as erva, colocando objetos para proteger as plantas.Foi-se procedendo à respetiva manutenção, estacando as ervilhas, arrancando as erva, colocando objetos para proteger as plantas.
  • Colocamos os cds na horta para espantar os pardais.Colocamos os cds na horta para espantar os pardais.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o início da implementação do programa Eco-Escolas em 2012

Área aproximada da horta

Aproximadamente 36m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Incutir nas crianças e adultos o gosto pela horta biológica incentivando ao consumo desses produtos; Motivar as crianças para visualizarem todas as fases, desde as sementeiras, crescimento e colheita. Sensibilizar o uso de compostos orgânicos nas hortas e alertar para as consequências nefastas da utilização dos adubos para o solo e nossa saúde.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto surgiu devido ao facto das crianças trazerem para a escola lanches pouco saudáveis, tentando desta forma incutir novos hábitos alimentares. Tivemos como parceiros a Junta de Freguesia local, que após o pedido se prontificou a oferecer diariamente um lanche saudável a todas as crianças.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Área do conhecimento do Mundo/Educação Ambintal no Pré-Escolar e Formação Cívica no 1º Ciclo
  • N.º de alunos envolvidos: 106
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 20

Como são envolvidas as famílias?

As famílias participam nomeadamente com o fornecimento de sementes, produtos hortícolas, plantas aromáticas e outros que enviam ou entregam na escola.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos e toda a equipa do eco escolas divulgam o trabalho realizado e convidam os familiares a visitar tanto a nossa horta como todo o trabalho realizado durante este período.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

todas as crianças são responsáveis pela recolha de sementes e plantas assim como da sua seleção. Os mais crescidos juntamente com professores e auxiliares executam as tarefas mais pesadas e os mais novos as mais simples, também são responsáveis pela proteção e manutenção da horta.

Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo aproveitamos o composto orgânico existente bem como algum estrume cedido pelos encarregados de educação par adubarmos o solo.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves galegas, repolhos, favas, ervilhas, alhos, alfaces, batatas.

Como é feita a gestão da rega?

Devido às condições atmosféricas, só no início do ano foi necessário alguma rega. Contudo, recolhemos a água da chuva em bacias, baldes, bidões de plástico, para ser utilizada quando necessário.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Colocando plantas aromáticas à volta da horta (alecrim, lavanda, hortelã...), colocamos cds e um espantalho para afastarem os pássaros das nossas culturas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Estamos a recolher garrafas de água para posteriormente serem pintadas com as cores do Arco-Iris (foi esse o nome escolhido pelas crianças para a identificação da horta) e a finalizar o espantalho do JI uma vez que o do 1º Ciclo já lá colocado anteriormente foi destruído pelo temporal.

 

Publicado por: EB1 /JI de Ladário

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Emília Pinto Janeiro