EB1 /JI de Ladário
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o início da implementação do programa Eco-Escolas em 2012
Área aproximada da horta
Aproximadamente 36m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Incutir nas crianças e adultos o gosto pela horta biológica incentivando ao consumo desses produtos; Motivar as crianças para visualizarem todas as fases, desde as sementeiras, crescimento e colheita. Sensibilizar o uso de compostos orgânicos nas hortas e alertar para as consequências nefastas da utilização dos adubos para o solo e nossa saúde.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Este projeto surgiu devido ao facto das crianças trazerem para a escola lanches pouco saudáveis, tentando desta forma incutir novos hábitos alimentares. Tivemos como parceiros a Junta de Freguesia local, que após o pedido se prontificou a oferecer diariamente um lanche saudável a todas as crianças.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 6
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Área do conhecimento do Mundo/Educação Ambintal no Pré-Escolar e Formação Cívica no 1º Ciclo
- N.º de alunos envolvidos: 106
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 20
Como são envolvidas as famílias?
As famílias participam nomeadamente com o fornecimento de sementes, produtos hortícolas, plantas aromáticas e outros que enviam ou entregam na escola.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos e toda a equipa do eco escolas divulgam o trabalho realizado e convidam os familiares a visitar tanto a nossa horta como todo o trabalho realizado durante este período.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
todas as crianças são responsáveis pela recolha de sementes e plantas assim como da sua seleção. Os mais crescidos juntamente com professores e auxiliares executam as tarefas mais pesadas e os mais novos as mais simples, também são responsáveis pela proteção e manutenção da horta.
Como é feita a preparação do solo?
No início do ano letivo aproveitamos o composto orgânico existente bem como algum estrume cedido pelos encarregados de educação par adubarmos o solo.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves galegas, repolhos, favas, ervilhas, alhos, alfaces, batatas.
Como é feita a gestão da rega?
Devido às condições atmosféricas, só no início do ano foi necessário alguma rega. Contudo, recolhemos a água da chuva em bacias, baldes, bidões de plástico, para ser utilizada quando necessário.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Colocando plantas aromáticas à volta da horta (alecrim, lavanda, hortelã...), colocamos cds e um espantalho para afastarem os pássaros das nossas culturas.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Estamos a recolher garrafas de água para posteriormente serem pintadas com as cores do Arco-Iris (foi esse o nome escolhido pelas crianças para a identificação da horta) e a finalizar o espantalho do JI uma vez que o do 1º Ciclo já lá colocado anteriormente foi destruído pelo temporal.