Escola EB 1/PE da Quinta Grande

a nossa horta bio

 
  • Horta limpa pronta a semear e plantarHorta limpa pronta a semear e plantar
  • Vamos ao trabalhoVamos ao trabalho
  • Plantação e regaPlantação e rega
  • Plantação com a ajuda dos encarregados de educaçãoPlantação com a ajuda dos encarregados de educação
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Área aproximada da horta

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

As questões que se levantaram e estiveram na origem deste projecto "Horta Pedagógica" foram de onde provinham os alimentos que utilizamos? Quem os produz? Como o faz? Numa era em que o poder económico prevalece queremos assegurar que no daTerra o contexto económico é perfeitamente compatível com a aplicação do conceito de ecologia e justiça socialA horta foi criada pela necessidade de oferecer aos nossos alunos: responsabilidade de produzir alimentos de forma ambiental, social e economicamente mais sã; valorizar a profissão de agricultor; envolver toda a comunidade em responsabilidade ambiental.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Temos vindo a experimentar na nossa horta uma variedade culturas de hortículas, frutículas e aromáticas que melhoror se adaptem às condições locais. Toda a envolvência dos alunos nas atividades na horta revelam que a nossa maior originalidade foi ter motivado todos para a utilização diária da como mais uma ferramenta de aprendizagem em todas as áreas.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Todas
  • N.º de alunos envolvidos: 163
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

Como são envolvidas as famílias?

Uma encarregada de educação participou na limpeza da horta bem como nas plantações e sementeiras. Os encarregados de educação/ pais actualizam-se através do blog da nossa escola acerca dos progressos da horta e sempre que revelem interesse em participar na manutenção do espaço, poderão fazê-lo juntamente com o seu filho(a).

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta mantém os alunos mobilizados para a dinâmica em equipa; contribui para uma maior participação da comunidade na escola, fornecendo alguns materiais necessários à manutenção da horta; Cria momentos de convívio com a natureza e com os colegas de outros níveis de ensino; apela a responsibilização pelos espaços verdes da escola e do meio ambiente em geral.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada por todos os que estejam interessados em participar, com a orientação da coordenadora do programa. Os alunos do 3.º e 4.º anos ajudaram na limpeza do terreno, os do 1.º e 2.º anos e pré-escolar na plantação e sementeiras, todos ajudam nas regas e limpezas posteriores. A creche também participa na recolha de ervas de chá e verduras para consumo.

Como é feita a preparação do solo?

O solo foi alimentado com fertilizantes orgânicos. Foi aplicada a consociação de culturas e a rotação.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Existem neste momento na nossa horta as seguintes culturas: salsa, hortelã, funcho, arruda, couve flor, acelgas, pimentos vermelhos, couve roxa, nabos, cenouras, amores perfeitos, alface, beterraba, alho francês, milho...

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita diariamente e sempre que possível com a água de um reservatório de recolha de água da chuva.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Neste momento ainda não pussemos em prática qualquer controlo de pragas e doenças.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Projeto "Eu também vou à horta" com os alunos do pré -escolar.

 

Publicado por: Escola EB 1/PE da Quinta Grande

avatar

Professor coordenador da horta: Paula Lopes