Escola EB 1/PE da Quinta Grande
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Área aproximada da horta
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
As questões que se levantaram e estiveram na origem deste projecto "Horta Pedagógica" foram de onde provinham os alimentos que utilizamos? Quem os produz? Como o faz? Numa era em que o poder económico prevalece queremos assegurar que no daTerra o contexto económico é perfeitamente compatível com a aplicação do conceito de ecologia e justiça socialA horta foi criada pela necessidade de oferecer aos nossos alunos: responsabilidade de produzir alimentos de forma ambiental, social e economicamente mais sã; valorizar a profissão de agricultor; envolver toda a comunidade em responsabilidade ambiental.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Temos vindo a experimentar na nossa horta uma variedade culturas de hortículas, frutículas e aromáticas que melhoror se adaptem às condições locais. Toda a envolvência dos alunos nas atividades na horta revelam que a nossa maior originalidade foi ter motivado todos para a utilização diária da como mais uma ferramenta de aprendizagem em todas as áreas.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 5
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Todas
- N.º de alunos envolvidos: 163
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4
Como são envolvidas as famílias?
Uma encarregada de educação participou na limpeza da horta bem como nas plantações e sementeiras. Os encarregados de educação/ pais actualizam-se através do blog da nossa escola acerca dos progressos da horta e sempre que revelem interesse em participar na manutenção do espaço, poderão fazê-lo juntamente com o seu filho(a).
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta mantém os alunos mobilizados para a dinâmica em equipa; contribui para uma maior participação da comunidade na escola, fornecendo alguns materiais necessários à manutenção da horta; Cria momentos de convívio com a natureza e com os colegas de outros níveis de ensino; apela a responsibilização pelos espaços verdes da escola e do meio ambiente em geral.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é realizada por todos os que estejam interessados em participar, com a orientação da coordenadora do programa. Os alunos do 3.º e 4.º anos ajudaram na limpeza do terreno, os do 1.º e 2.º anos e pré-escolar na plantação e sementeiras, todos ajudam nas regas e limpezas posteriores. A creche também participa na recolha de ervas de chá e verduras para consumo.
Como é feita a preparação do solo?
O solo foi alimentado com fertilizantes orgânicos. Foi aplicada a consociação de culturas e a rotação.
É feita compostagem?
Não
Quais as culturas / consociações instaladas?
Existem neste momento na nossa horta as seguintes culturas: salsa, hortelã, funcho, arruda, couve flor, acelgas, pimentos vermelhos, couve roxa, nabos, cenouras, amores perfeitos, alface, beterraba, alho francês, milho...
Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita diariamente e sempre que possível com a água de um reservatório de recolha de água da chuva.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Neste momento ainda não pussemos em prática qualquer controlo de pragas e doenças.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Projeto "Eu também vou à horta" com os alunos do pré -escolar.