Escola EBI/JI da Malagueira

a nossa horta bio

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos.

Área aproximada da horta

50 m de comprimento por 6 m de largura.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Conhecer algumas ferramentas essenciais para a preparação do terreno e plantação das plantas hortícolas: enxada, regador, ancinho, sacho, carrinho de mão. Conhecer os legumes e as ervas aromáticas características da região do Alentejo. Dar a conhecer à comunidade escolar, nomeadamente aos alunos, as ervas aromáticas e os legumes e a sua utilização na gastronomia regional alentejana. Promover uma alimentação saudável. Promover a integração na escola. Promover a responsabilidade individual e colectiva no seio da Escola. Informar os alunos sobre a importância da agricultura biológica. Educar para a sustentabilidade.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Forte participação de todas as turmas do pré-escolar e 1.º ciclo, inclusão inversa. Coordenação do projecto pelos alunos com necessidades educativas especiais. Participação da cantina e do bar, na medida em que seleccionam os resíduos para o composto da horta. Participação da comunidade escolar, nomeadamente Câmara Municipal.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Não são disciplina mas sim ciclos, pré-escolar e 1ºciclo
  • N.º de alunos envolvidos: 313
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Fornecimento de sementes, preparação da terra através de máquina adequada; Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos; Ao nível da comunidade, pensamos que a parceria da Câmara Municipal de Évora com a Escola, permite que esta seja um parceiro institucional daquela. Ao nível do impacto nos alunos refira-se, a título de exemplo, o conhecimento ao vivo dos legumes e as ervas aromáticas características da região do Alentejo.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Após marcação, as turmas do pré-escolar, do 1.º ciclo e algumas turmas do 2.º e 3.º ciclos, com a orientação de um grupo de alunos de educação especial, fazem a manutenção do terreno com auxílio de algumas ferramentas e fazem o cultivo de uma determinada planta hortícola ou aromática. A repartição de tarefas é feita em função das turmas presentes na horta do ciclo de vida das várias plantas.

Como é feita a preparação do solo?

Após marcação, as turmas do pré-escolar, do 1.º ciclo e algumas turmas do 2.º e 3.º ciclos, com a orientação de um grupo de alunos de educação especial, fazem a preparação do terreno com auxílio de algumas ferramentas.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Procuramos implementar culturas adaptadas às condições da região: abóboras, alfaces, alho, cenouras, couves, ervilhas, espinafres, favas, hortelã, melancia, melões, nabo, pimentos, rabanetes, salsa, coentros, tominho, morangos, erva princepe, erva de caril, alfazema e tomates.

Como é feita a gestão da rega?

Sempre que necessário é feita a rega.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Até ao presente momento não houve pragas ou doenças.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Na sequência desta projecto, anualmente são feitas sessões de cozinha saudável com chefes da região e nutricionistas que dão indicações práticas aos alunos e encarregados de educação para uma alimentação saudável.

 

Publicado por: Escola EBI/JI da Malagueira

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Professor coordenador da horta: Maria Leonor Cavaco Pascoal