Escola EB 2,3 de Alpendorada

a nossa horta bio

 
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

Área aproximada da horta

Tem cerca 10 metros quadrados se incluir o canteiro aromático será cerca de 25 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- A escola estar inserida num meio de certa forma rural. - Apelar ao cultivo sustentável. - Motivar os alunos para a agricultura.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- Reutilzação de materiais. - Utilização de um espaço da escola que estava ao abandono. - A localização.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais.
  • N.º de alunos envolvidos: 10
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Neste aspecto tentamos que os alunos transmitam em casa o que se está a fazer na escola. Também fornecerem plantas e sementes.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Um dos apectos é o feedback por parte dos alunos ao dizerem que em casa o pai ou avô também tem no quintal couves e outras coisas como temos na escola, e outros referiram que também vão fazer uma pequena horta em casa. Em meado de fevereiro foi montada um mini-estufa produzida com balizas velhas e esse material foi reutilizado e esta acaba por estar interligada já ao projeto da horta visto que já esta´a fornecer produtos para plantar nesta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No horário do ccordenador eco-escolas. E sempre sempre que se justifique por parte dos assistentes operacionais. Também alguns alunos participam.

Como é feita a preparação do solo?

Depois de cavado, juntamos o composto que tinhas obtido por compstagem do ano anterior.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos: couve galega; favas; ervilhas; e alhos. No canterio aromático: alecrim; limonete; salva; hortelâ duas variedades; tomilho; oregãos: romasninho e alfazema.

Como é feita a gestão da rega?

Temos uma ponto de água junto à horta e é usada sempre que é necessário.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Por observação direta e vamos retirando as palntas afetadas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Fazemos distribuição à comunidade escolar dos produtos obtidos.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Alpendorada

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Professor coordenador da horta: Américo Adriano da Rocha Campos