Escola EB 2,3 de Alpendorada
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 anos
Área aproximada da horta
Tem cerca 10 metros quadrados se incluir o canteiro aromático será cerca de 25 metros quadrados
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
- A escola estar inserida num meio de certa forma rural. - Apelar ao cultivo sustentável. - Motivar os alunos para a agricultura.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
- Reutilzação de materiais. - Utilização de um espaço da escola que estava ao abandono. - A localização.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 3
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais.
- N.º de alunos envolvidos: 10
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0
Como são envolvidas as famílias?
Neste aspecto tentamos que os alunos transmitam em casa o que se está a fazer na escola. Também fornecerem plantas e sementes.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Um dos apectos é o feedback por parte dos alunos ao dizerem que em casa o pai ou avô também tem no quintal couves e outras coisas como temos na escola, e outros referiram que também vão fazer uma pequena horta em casa. Em meado de fevereiro foi montada um mini-estufa produzida com balizas velhas e esse material foi reutilizado e esta acaba por estar interligada já ao projeto da horta visto que já esta´a fornecer produtos para plantar nesta.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
No horário do ccordenador eco-escolas. E sempre sempre que se justifique por parte dos assistentes operacionais. Também alguns alunos participam.
Como é feita a preparação do solo?
Depois de cavado, juntamos o composto que tinhas obtido por compstagem do ano anterior.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
Temos: couve galega; favas; ervilhas; e alhos. No canterio aromático: alecrim; limonete; salva; hortelâ duas variedades; tomilho; oregãos: romasninho e alfazema.
Como é feita a gestão da rega?
Temos uma ponto de água junto à horta e é usada sempre que é necessário.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Por observação direta e vamos retirando as palntas afetadas.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Fazemos distribuição à comunidade escolar dos produtos obtidos.