Externato Marista de Lisboa

a nossa horta bio

A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 10 anos. No entanto, só é dinamizada por alunos há 2 anos.

Área aproximada da horta

300 m2 (dos quais 20 m2 são dinamizados pelos alunos)

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O espaço onde a horta existe pertence à comunidade de Irmãos Maristas que existe na Escola. Desde há alguns anos que um dos Irmãos (professor de 1º Ciclo) dinamiza com os alunos a horta, aproveitando o espaço para explorar também conteúdos. Há 2 anos, que alunos de 3º ciclo, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, dinamizam este projeto, para assim explorarem quer conteúdos da disciplina, quer para promover ações sustentáveis na escola. No entanto, as más condições atmosféricas dos meses de fevereiro, março e abril, dificultaram muito o acesso à horta, pelo que as plantações foram tardias e os resultados aquém do desejado. Mas o mais importante foi dinamizar um espaço e mostrar ao grupo de alunos envolvidos a importância do cultivo e a facilidade com que é possível fazê-lo dentro da cidade.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Para além da interdisciplinariedade entre ciclos, o projeto destaca-se pela interação entre alunos, professores e comunidade de Irmãos Maristas, num espírito de entreajuda e colaboração contínua.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: 1º Ciclo e Ciências Naturais
  • N.º de alunos envolvidos: 10
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

A Associação de Pais e Mestres mostrou-se muito interessada com a apresentação do projeto no dia Eco-Escolas e disponibilizou-se para ajudar a dinamizar no próximo ano letivo.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos do pré-escolar, motivados pela visita à horta, também quiserem fazer uma pequena horta junto da sua sala de aula.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os Irmãos e os funcionários ocupam-se da rega de toda a horta. Na parte da horta dedicada aos alunos, são eles quem semeia, quem monda (retira as ervas daninhas) quem rega e quem colhe. Os alunos são agrupados e, semanalmente, há um grupo que executa as tarefas, juntamente com um professor. Os produtos obtidos são fundamentalmente consumo da comunidade.

Como é feita a preparação do solo?

O terreno é revolvido, com a ajuda de enxadas e ancinhos. Parte deste trabalho é feito pelos alunos, mas a maioria do terreno é revolvido pelos Irmãos.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

- Ervas aromáticas; - Courgette; - Couve lombarda; - alfaces; - tomate; - Chuchu.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é efetuada pelos funcionários, pelos Irmãos e pelos alunos.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Existem algumas espécies que são cultivadas para controlo natural de pragas. Exemplo: Tomilho, salsa, etc.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Este ano a produção obtida foi/é fundamentalmente para confeção de refeições. A produção reduzida (fundamentalmente associada às geadas do mês de março que danificaram muito a horta) fez com que não fosse possível vender legumes no Dia de Champagnat (Dia Eco-Escolas).

 

Publicado por: Externato Marista de Lisboa

avatar

Professor coordenador da horta: Guida de Fátima Vinagre Dias