Escola EBI da Cordinha - Agrup

a nossa horta bio

 
  • Preparação da terra para a horta biológica -Devido às más condições atmosféricas, houve necessidade de efetuar a limpeza e preparação da terra mais tarde do que estava inicialmente previsto.Preparação da terra para a horta biológica -Devido às más condições atmosféricas, houve necessidade de efetuar a limpeza e preparação da terra mais tarde do que estava inicialmente previsto.
  • Preparação da terra para a horta biológicaPreparação da terra para a horta biológica
  • Preparação da terra para a horta biológicaPreparação da terra para a horta biológica
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cinco anos

Área aproximada da horta

25 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O objetivo prioritário foi sensibilizar os alunos para a necessidade de cultivar a terra, visto ser a base da nossa alimentação, bem como consciencializá-los para que é possível termos produtos agrícolas e hortícolas mais saudáveis sem utilizarmos pesticidas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A idealização desta horta pedagógica, há cinco anos atrás, partiu do interesse dos alunos com necessidades educativas especiais permanentes da Escola Básica Integrada da Cordinha, ao qual se associou o Clube do Ambiente. De facto é muito importante constatar o interesse e motivação destes alunos e a forma como se sentem úteis e valorizados pelo " trabalho " que desenvolvem ao longo do ano letivo.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Especial, Ciências Naturais; Matemática; Educação Tecnológica
  • N.º de alunos envolvidos: 26
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 6

Como são envolvidas as famílias?

Solicita-se às famílias, visto estarmos integrados num meio rural, as sementes e as plantas necessárias para a horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os produtos cultivados ( agrícolas e hortícolas) são, ao longo do ano, distribuídos na comunidade educativa ou, casualmente, no bar da escola, conforme as quantidades disponíveis.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

a manutenção é efetuada pelos alunos sob a supervisão dos docentes com tarefas devidamente distribuídas, como por exemplo quem abre os regos e quem semeia as sementes ou põe as plantas.

Como é feita a preparação do solo?

A horta é preparada com a utilização do estrume proveniente do compostor e as plantas são regadas com o recurso à água da chuva recolhida no recipiente plástico, já referido, para o efeito.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas dependem das épocas normais de cultivo, ainda que este ano o processo esteja mais atrasado, devido às más condições atmosféricas que se tem verificado. Este ano vai apostar-se também no cultivo de ervas aromáticas.

Como é feita a gestão da rega?

A gestão das regas é feita com o recurso a um coletor em plástico de 1000 litros, aproveitando a água da chuva, que vai sendo utilizado conforme a necessidade das culturas.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Os docentes acompanhados pelos alunos observam com alguma regularidade a evolução e crescimento das plantas, não tendo, até agora, havido necessidade de proceder à recolha e controlo de pragas invasoras.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Casualmente, vendem-se os produtos cultivados no seio da comunidade educativa ou são utilizados os produtos na confeção de sopa no bar da escola para professores.

 

Publicado por: Escola EBI da Cordinha - Agrup

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Professor coordenador da horta: Carlos Campos