Jardim de infância de Feira Nova
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta já existe à três anos letivos.
Área aproximada da horta
Cerca de 10m de comprimento por 60cm de largura, em duas parcelas de terreno.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
"A Agricultura Biológica é um sistema de produção holístico, que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a actividade biológica do solo. Privilegia o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, em lugar do recurso a factores de produção externos, tendo em conta que os sistemas de produção devem ser adaptados às condições regionais. Isto é conseguido, sempre que possível, através do uso de métodos culturais, biológicos e mecânicos em detrimento da utilização de materiais sintéticos. Ecológica porque baseia-se no funcionamento do ecossistema agrário e recorre a práticas – como rotações culturais, adubos verdes, consociações, luta biológica contra pragas e doenças - que fomentam o seu equilíbrio e biodiversidade; holística na medida em que, baseia-se na interacção dinâmica entre o solo, as plantas, os animais e os humanos, considerados como uma cadeia indissociável, em que cada elo afecta os restantes." Codex Alimentarius Comission, FAO/WHO, 1999 Temos como objetivos para este ano letivo a manutenção da horta biológica , da compostagem, do canteiro das aromáticas e criação de pomar no qual se plantarão árvores de fruto autóctones, pilriteiros, castanheiros e oliveira.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A realização de compostagem para obtenção de fertelizante natural e o enfoque na plantação de árvores autóctones no nosso pomar.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 2
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Áreas de desenvolvimento da educação Pré - Escolar.
- N.º de alunos envolvidos: 49
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 49
Como são envolvidas as famílias?
Colaboram na manutenção da horta, e com matéria orgânica para o compostor. Também colaboram através da reciclagem de materiais como garrafas/garrafões de plástico em vasos com flores ornamentam o mesmo espaço. Realizam espantalho/s para proteção das culturas em desenvolvimento.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta promoveu junto da comunidade educativa, competências ao nível da reciclagem de materiais. A percepção da existência de adubos naturais. A consciencialização da possibilidade de produção agrícola biológica. A possibilidade de uma alimentação mais saudável, pela possibilidade de utilização de alimentos de produzidos, segundo os princípios da agricultura biológica. A confeção regular de sopas no jardim de infância, com os produtos da nossa horta, persegue este intuito
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta rege-se pelas necessidades quotidianas que a mesma apresenta, sendo que as tarefas são repartidas pela comunidade educativa, crianças, educadoras, pessoal não docente, famílias, membros da comunidade envolvente, de acordo com a tarefa a desenvolver e as possibilidades e competências que cada um apresenta.
Como é feita a preparação do solo?
O solo é revolvido e fertilizado com composto.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas sazonais de hortícolas/legumes, plantas aromáticas, árvores de fruto.
Como é feita a gestão da rega?
Com a água da chuva sempre que possível e com recurso à água proveniente de uma mina, num fontanário publico que existe ao lado do jardim de infância. Este ano tencionamos instalar um sistema de rega gota a gota realizado com material reciclado.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Ainda não nos confrontamos com nenhum problema com essa dimensão.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Mercado de Outono, confeção de sopa.