Jardim de infância de Feira Nova

a nossa horta bio

 
  • O futuro da horta passa pela manutenção e ampliação do cantinho das aromáticas.O futuro da horta passa pela manutenção e ampliação do cantinho das aromáticas.
  • O futuro da horta passa pelo nosso milheiral. Em Setembro vamos fazer a desfolhada.O futuro da horta passa pelo nosso milheiral. Em Setembro vamos fazer a desfolhada.
  • Colheita de couve repolho plantado no início do ano letivo.Colheita de couve repolho plantado no início do ano letivo.
  • Colocação de matéria orgânica, recolhida da horta após, colheita de couve repolho.Colocação de matéria orgânica, recolhida da horta após, colheita de couve repolho.
  • Plantação de árvores de fruto na horta, oliveira.Plantação de árvores de fruto na horta, oliveira.
  • Plantação de árvores de fruto na horta, oliveira.Plantação de árvores de fruto na horta, oliveira.
  • Divulgação das características e forma de preparação do legume fava para confecionar sopa, do projeto Divulgação das características e forma de preparação do legume fava para confecionar sopa, do projeto "Quinta das sopas" - utilização dos legumes da horta para incentivar a prática de uma alimentação saudável. Realização semanal às quintas feiras à tarde.
  • Preparação dos legumes pelas crianças.Preparação dos legumes pelas crianças.
  • Colocação de matéria orgânica, resultante no compostor.Colocação de matéria orgânica, resultante no compostor.
  • Mesa  e sopa pronta, para ser degustada.Mesa e sopa pronta, para ser degustada.
  • Degustação da sopa.Degustação da sopa.
  • Degustação da sopa com pão.Degustação da sopa com pão.
  • Já está. Acabou.Já está. Acabou.
  • As nossa favas, cresceram, cresceram e ficaram assim.As nossa favas, cresceram, cresceram e ficaram assim.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta já existe à três anos letivos.

Área aproximada da horta

Cerca de 10m de comprimento por 60cm de largura, em duas parcelas de terreno.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

"A Agricultura Biológica é um sistema de produção holístico, que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a actividade biológica do solo. Privilegia o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, em lugar do recurso a factores de produção externos, tendo em conta que os sistemas de produção devem ser adaptados às condições regionais. Isto é conseguido, sempre que possível, através do uso de métodos culturais, biológicos e mecânicos em detrimento da utilização de materiais sintéticos. Ecológica porque baseia-se no funcionamento do ecossistema agrário e recorre a práticas – como rotações culturais, adubos verdes, consociações, luta biológica contra pragas e doenças - que fomentam o seu equilíbrio e biodiversidade; holística na medida em que, baseia-se na interacção dinâmica entre o solo, as plantas, os animais e os humanos, considerados como uma cadeia indissociável, em que cada elo afecta os restantes." Codex Alimentarius Comission, FAO/WHO, 1999 Temos como objetivos para este ano letivo a manutenção da horta biológica , da compostagem, do canteiro das aromáticas e criação de pomar no qual se plantarão árvores de fruto autóctones, pilriteiros, castanheiros e oliveira.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A realização de compostagem para obtenção de fertelizante natural e o enfoque na plantação de árvores autóctones no nosso pomar.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Áreas de desenvolvimento da educação Pré - Escolar.
  • N.º de alunos envolvidos: 49
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 49

Como são envolvidas as famílias?

Colaboram na manutenção da horta, e com matéria orgânica para o compostor. Também colaboram através da reciclagem de materiais como garrafas/garrafões de plástico em vasos com flores ornamentam o mesmo espaço. Realizam espantalho/s para proteção das culturas em desenvolvimento.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta promoveu junto da comunidade educativa, competências ao nível da reciclagem de materiais. A percepção da existência de adubos naturais. A consciencialização da possibilidade de produção agrícola biológica. A possibilidade de uma alimentação mais saudável, pela possibilidade de utilização de alimentos de produzidos, segundo os princípios da agricultura biológica. A confeção regular de sopas no jardim de infância, com os produtos da nossa horta, persegue este intuito

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta rege-se pelas necessidades quotidianas que a mesma apresenta, sendo que as tarefas são repartidas pela comunidade educativa, crianças, educadoras, pessoal não docente, famílias, membros da comunidade envolvente, de acordo com a tarefa a desenvolver e as possibilidades e competências que cada um apresenta.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é revolvido e fertilizado com composto.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas sazonais de hortícolas/legumes, plantas aromáticas, árvores de fruto.

Como é feita a gestão da rega?

Com a água da chuva sempre que possível e com recurso à água proveniente de uma mina, num fontanário publico que existe ao lado do jardim de infância. Este ano tencionamos instalar um sistema de rega gota a gota realizado com material reciclado.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Ainda não nos confrontamos com nenhum problema com essa dimensão.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Mercado de Outono, confeção de sopa.

 

Publicado por: Jardim de infância de Feira Nova

avatar

Professor coordenador da horta: Matilde Neto