Escola EB 2,3 Infante D. Pedro - Buarcos

a nossa horta bio

 
  • Sementeira na horta: favas, coentros, salsa e alfacesSementeira na horta: favas, coentros, salsa e alfaces
  • Horta Especial- Preparação do terreno da hortaHorta Especial- Preparação do terreno da horta
A nossa horta foi assim em fevereiro
 
A nossa horta foi assim em junho

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Horta existe há dois anos

Área aproximada da horta

20 m2 aproximadamente

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

 Levar os alunos a respeitar e valorizar os espaços exteriores das escolas, incutindo o respeito pelo ambiente e passando a desenvolver uma atividade de valorização de resíduos através da compostagem;  Fomentar o contacto com a terra através do cultivo de produtos hortícolas e a aprendizagem de práticas agrícolas;  Identificar os diversos produtos hortícolas cuja utilização é mais comum na alimentação portuguesa;  Sensibilizar a comunidade escolar para a recuperação e preservação das áreas envolventes da escola;  Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem;  Observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas;  Mostrar práticas de cultivo de plantas, desde a semente até ao fruto;  Manusear ferramentas de jardinagem;  Identificar e classificar plantas registando dados na sala de aula;

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A prática da atividade agrícola e de jardinagem dentro do espaço escolar.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: As áreas curriculares da Educação Especial Geografia
  • N.º de alunos envolvidos: 10
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

Como são envolvidas as famílias?

Às famílias é solicitado apoio na realização da preparação do terreno. Os alunos por vezes levam para casa produtos da horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos encontram na horta uma forma de aprendizagem e uma atividade que alguns desconheciam e outros vêem como um complemento ao trabalho que se desenvolve na sua família.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é efetuada pelos alunos da Educação Especial acompanhados pelos professores. Em três dias da semana no seu horário consta o tempo destinado às tarefas da horta.

Como é feita a preparação do solo?

O solo foi inicialmente lavrado com um pequeno trator de um encarregado de educação. Foi utilizado o material orgânico resultante da compostagem. Posteriormente, sempre que se substituíram espécies, o solo foi cavado por professores e alunos.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, alfaces, favas, coentros, salsa, alecrim, abóboras,

Como é feita a gestão da rega?

A horta só é regada quando os professores consideram que é necessário tentando evitar desperdícios de água. Este ano as condições meteorológicas facilitou a poupança de água.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é feita in loco pelos professores responsáveis. Dada a pequena dimensão da horta, não se verificaram pragas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Mostra produtos da horta na escola.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro - Buarcos

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Professor coordenador da horta: Maria dos Prazeres Tavares Lopes