Escola EB 2,3 Infante D. Pedro - Buarcos
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A Horta existe há dois anos
Área aproximada da horta
20 m2 aproximadamente
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Levar os alunos a respeitar e valorizar os espaços exteriores das escolas, incutindo o respeito pelo ambiente e passando a desenvolver uma atividade de valorização de resíduos através da compostagem; Fomentar o contacto com a terra através do cultivo de produtos hortícolas e a aprendizagem de práticas agrícolas; Identificar os diversos produtos hortícolas cuja utilização é mais comum na alimentação portuguesa; Sensibilizar a comunidade escolar para a recuperação e preservação das áreas envolventes da escola; Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem; Observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas; Mostrar práticas de cultivo de plantas, desde a semente até ao fruto; Manusear ferramentas de jardinagem; Identificar e classificar plantas registando dados na sala de aula;
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A prática da atividade agrícola e de jardinagem dentro do espaço escolar.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 3
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: As áreas curriculares da Educação Especial Geografia
- N.º de alunos envolvidos: 10
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1
Como são envolvidas as famílias?
Às famílias é solicitado apoio na realização da preparação do terreno. Os alunos por vezes levam para casa produtos da horta.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos encontram na horta uma forma de aprendizagem e uma atividade que alguns desconheciam e outros vêem como um complemento ao trabalho que se desenvolve na sua família.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é efetuada pelos alunos da Educação Especial acompanhados pelos professores. Em três dias da semana no seu horário consta o tempo destinado às tarefas da horta.
Como é feita a preparação do solo?
O solo foi inicialmente lavrado com um pequeno trator de um encarregado de educação. Foi utilizado o material orgânico resultante da compostagem. Posteriormente, sempre que se substituíram espécies, o solo foi cavado por professores e alunos.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves, alfaces, favas, coentros, salsa, alecrim, abóboras,
Como é feita a gestão da rega?
A horta só é regada quando os professores consideram que é necessário tentando evitar desperdícios de água. Este ano as condições meteorológicas facilitou a poupança de água.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
A monitorização é feita in loco pelos professores responsáveis. Dada a pequena dimensão da horta, não se verificaram pragas.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Mostra produtos da horta na escola.