Escola EB1 de Loução - Venade

a nossa horta bio

 
  • A Horta Biológica existe na escola há 3 anos. Mas o ano passado aumentamos a sua área, pois um proprietário cedeu-nos um terreno, localizado a uns 100 m da escola, que estava abandonado. Assim aproveitamos para semear batatas e milho.A Horta Biológica existe na escola há 3 anos. Mas o ano passado aumentamos a sua área, pois um proprietário cedeu-nos um terreno, localizado a uns 100 m da escola, que estava abandonado. Assim aproveitamos para semear batatas e milho.
  • Os funcionários do Município colaboraram connosco na plantação.Os funcionários do Município colaboraram connosco na plantação.
  • O adubo utilizado para fertilizar o solo da nossa Horta Biológica é o chamado composto maturado, pois é bom para utilizar no solo como fertilizante, após cerca de nove meses de compostagem. Foi iniciado em janeiro de 2012.O adubo utilizado para fertilizar o solo da nossa Horta Biológica é o chamado composto maturado, pois é bom para utilizar no solo como fertilizante, após cerca de nove meses de compostagem. Foi iniciado em janeiro de 2012.
  • As encarregadas de educação colaboraram na nossa plantação.As encarregadas de educação colaboraram na nossa plantação.
  • Este ano já plantamos couves, alfaces, cebolo, brócolos e batatas.Este ano já plantamos couves, alfaces, cebolo, brócolos e batatas.
  • Esta iniciativa contribui para o nosso enriquecimento pessoal, pois zelar da Horta Biológica é trabalhar em prol de um meio ambiente melhor, é edificar laços de amizade e de grupo entre as pessoas.Esta iniciativa contribui para o nosso enriquecimento pessoal, pois zelar da Horta Biológica é trabalhar em prol de um meio ambiente melhor, é edificar laços de amizade e de grupo entre as pessoas.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta e o compostor/composto existem na escola há três anos. No ano letivo transato, os alunos aumentaram a sua área de cultivo, pois o proprietário de um terreno em estado de pousio, cedeu o mesmo à escola.

Área aproximada da horta

Terreno cedido - área aproximada de 450 metros quadrados/Recinto escolar - área de 23,30 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

-Zelar pela horta biológica e trabalhar em prol de um ambiente melhor, para edificar laços de amizade e partilhar conhecimentos entre os membros da comunidade escolar; -Promover o conhecimento no âmbito da sustentabilidade e da alimentação saudável; -Fazer compostagem e contribuir para a diminuição da parcela que colocamos em aterro; -Implementar rotinas tendo em conta a política dos 5Rs; -Desenvolver na comunidade escolar uma “consciência ecológica”; -Promover a sustentabilidade da horta biológica através da compostagem.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Esta iniciativa contribui para o enriquecimento pessoal, e constitui uma prática que está ao alcance de todos os que tem o interesse em saber e ver como nos podemos alimentar de uma forma mais saudável. Cultivo de um terreno em estado de pousio, gentilmente cedido por um proprietário da freguesia à escola. A horta é um meio de sustentabilidade da escola.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, Português, Matemática e Educação para a Cidadania
  • N.º de alunos envolvidos: 38
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 40

Como são envolvidas as famílias?

A escola solicita a colaboração de um encarregado de educação que lhes lavra o terreno com o seu trator. Ao longo destes três anos foram estabelecidas diversas parcerias para a execução desta atividade, entre as quais destacámos o Município de Caminha, a Junta de Freguesia de Venade, os pais/encarregados de educação e a comunidade local. Os funcionários do Município e as mães colaboraram nas sementeiras e plantações.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

-Aquisição dos produtos por parte de toda a comunidade educativa (pais, docentes, família...). -Promover uma alimentação mais saudável. -Diminuição da quantidade de resíduos orgânicos colocados em aterro ou abandonados junto aos contentores. -Contribuição com milho para a Cestada de Venade, festa em honra do Senhor da Saúde e de Nossa Senhora das Dores. -Transmitir a ideia que tudo o que se semeia tem um fim e que a horta é sustentável.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os alunos são responsáveis pela manutenção semanal da horta. São lhes atribuídas tarefas relacionadas com a plantação, rega e manutenção do compostor. Os pais/encarregados de educação, município e comunidade local também colaboram no cultivo da horta, preparação do o solo, ajudando a semear/plantar e colaboram com sementes ou pés de plantas.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é previamente lavrado e cavado. O adubo utilizado para fertilizar o solo da horta da escola é o chamado composto maturado, pois é o melhor fertilizante. Quando o terreno da sementeira das batatas necessita de ser mondado, as encarregadas de educação vem ajudar.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

As sementeiras e plantações instaladas este ano letivo foram: batatas, couves, alfaces, cebolo, brócolos, ervas aromáticas e milho.

Como é feita a gestão da rega?

Na horta existe um reservatório de água, por baixo das caleiras do telhado, que permite a recuperação da água da chuva. A água é retirada do reservatório através de regadores e os alunos são responsabilizados pela rega. A mesma é feita sempre de manhã.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não se tem registado a ocorrência de pragas ou doenças.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos colhidos terão como finalidade a distribuição por algumas famílias carenciadas da freguesia e vendidos, na feira semanal em Caminha. Com o dinheiro angariado são compradas sementes no mercado municipal para cultivar na horta, no ano letivo posterior. Investe em materiais didáticos necessários e em visitas de estudo. Desta forma a nossa horta apresenta-se um meio de sustentabilidade da escola. Este ano foi criada a Brigada das Eco Hortícolas que fez parte de um grupo de outras brigadas que participou no projeto Missão UP promovido pela Galp Energia, no concurso nacional Brigadas Positivas e, no qual a escola venceu o 2.º prémio. A horta também financiou o projeto Brigada Verde, concurso de Ideias de Intervenção na Comunidade, no qual a escola conseguiu arrecadar o 2.º prémio.

 

Publicado por: Escola EB1 de Loução - Venade

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Professor coordenador da horta: Deolinda Maria da Cruz Porto Sousa