Escola EBI Padre João José do Amaral

a nossa horta bio

 
  • Plantio diversoPlantio diverso
  • Semeio de ervilha na estufaSemeio de ervilha na estufa
  • Semeio de salsa na estufaSemeio de salsa na estufa
  • Semeio de alface na sala de aulaSemeio de alface na sala de aula
  • Plantio de cebolinho na horta verticalPlantio de cebolinho na horta vertical
  • Reutilização de materiais para a construção da horta verticalReutilização de materiais para a construção da horta vertical
  • Preparação do terrenoPreparação do terreno
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Setembro de 2005

Área aproximada da horta

2000 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Desenvolver capacidades e competências que facilitem a integração na vida ativa; Desenvolver a aquisição de conhecimentos basilares que permitam fazer as aprendizagens a outros níveis de conhecimento; Desenvolver atitudes de auto-estima e reforçar a autoconfiança; Proporcionar o desenvolvimento físico e motor, valorizando atividades manuais e promovendo o seu sentido estético; Desenvolver experiências que favoreçam a maturidade; Possibilitar o contacto com a Natureza; Responsabilizar os alunos pela manutenção de alguns espaços verdes da escola; Observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas; Experimentar diferentes culturas e sementeiras; Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem; Proporcionar atividades práticas e funcionais; Utilizar os produtos hortículas produzidos na escola para a confeção de refeições dos alunos; Manusear ferramentas de jardinagem; Identificar alguns fatores de ambiente que condicionam a vida das plantas; Respeitar regras de trabalho.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Através da horta biológica os alunos tem a possibilidade de construir aprendizagens significativas que promovam um trabalho direcionado para atividades práticas e funcionais, promovendo a sua autonomia pessoal e a escolha de uma futura atividade profissional. Consideramos que todo espaço da horta promove aprendizagens no desenvolvimento da autonomia, a nível pedagógico e organizacional que se poderão efetivar de forma natural e funcional, transformando toda a escola num campo de ação. Outro aspeto relevante é o facto de, através dos produtos resultantes da horta se realize quinzenalmente um mercadinho biológico com o intuito de angariar fundos para a compra de instrumentos de trabalho, sementes e manutenção da estufa.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Área de Projeto Formativo, Cidadania e Clube do Ambiente
  • N.º de alunos envolvidos: 40
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 20

Como são envolvidas as famílias?

É solicitada a colaboração das famílias no que se refere ao fornecimento de sementes sazonais, plantio de produtos hortículas, plantas aromáticas e plantas endémicas. Após a colheita de alguns dos produtos horticulas é feita uma distribuição pelas famílias dos alunos mais carenciados.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Através deste projeto percebe-se que a horta inserida no ambiente escolar é uma ferramenta bastante eficaz na formação integral do aluno, pois aborda diversas áreas de conhecimento, promovendo a interdisciplinariedade e podendo ser desenvolvido durante todo o processo de ensino/aprendizagem. Implica da parte dos intervenientes, uma atuação com muita responsabilidade e compromisso. Percebeu-se nitidamente que alguns alunos passaram a refletir e a mudar, ou pelo menos tentar mudar, os seus hábitos alimentares pouco saudáveis. Ver a alface crescer e depois comê-la, por exemplo, deu aos alunos uma noção da produção bem diferente daquela que elas aprendem ao acompanhar a mãe ao supermercado. As crianças passam a valorizar o ambiente em que vivem, passam a valorizar o trabalho do produtor agrícola e passam a dar valor a uma alimentação mais saudável e nutritiva. Este projeto despertou a curiosidade dos alunos, levando-os a participar ativamente em todas as etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, cuidados com a horta e colheita. A horta pode desenvolver um importante papel na recuperação da cultura, assim como da cidadania, também é um importante elemento na consciência dos envolvidos no projeto a preservação do meio ambiente.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Na arrecadação de materiais/ casa das alfaias existe uma grelha de tarefas que funciona em regime rotativo, onde constam as seguintes tarefas: Preparar o terreno Cavar o terreno Corrigir o terreno Marcação do terreno Semear Plantar Regar Fertilizar o terreno Manutenção

Como é feita a preparação do solo?

O objetivo é manter o solo num estado saudável, fértil e natural e também melhorar as suas condições de uma gestão eficaz da água; Adopção de rotações de culturas longas e diversificadas para interrupção dos ciclos dos infestantes e pragas, para dar ao solo tempo para recuperação; Utilização de fertilizantes orgânicos à base de estrume e da matéria de compostagem.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface/ Pepino Tomate/ Salsa Feijão Nabiças/Ervilha Agrião

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita no período da manhã através do sistema de rega, de acordo com as orientações da grelha de tarefas atualizada semanalmente.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Plantação de plantas aromáticas desinfestantes: Alfazema Trevo Arruda Hortelã

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Serão promovidas diversas feiras ao longo do ano letivo com o objetivo de vender os produtos resultantes da horta e angariar fundos para a compra de instrumentos de trabalho, sementes e manutenção da estufa. No final do ano letivo será realizada uma refeição com produtos da horta, de acordo com as orientações de uma alimentação saudável. Salientado a higiene e conservação dos alimentos.

 

Publicado por: Escola EBI Padre João José do Amaral

avatar

Professor coordenador da horta: Ema Raquel Marques Coutinho Soares / Elisabete Ribeiro Lopes