Jardim de Infância de Lamas

a nossa horta bio

 
  • O Francisco vai ao compostor colocar as cascas das maçãs que foram a sobremesa do almoçoO Francisco vai ao compostor colocar as cascas das maçãs que foram a sobremesa do almoço
  • Composto orgânicoComposto orgânico
  • CompostagemCompostagem
  • Couves para o casal Paul e AudreyCouves para o casal Paul e Audrey
  • Vamos para o compostor!Vamos para o compostor!
  • Limpeza depois do temporalLimpeza depois do temporal
  • Limpeza depois do temporalLimpeza depois do temporal
  • Limpeza depois do temporalLimpeza depois do temporal
  • A Margarida a plantar os morangueirosA Margarida a plantar os morangueiros
  • Ervas aromáticasErvas aromáticas
  • Audrey retribui com guloseimasAudrey retribui com guloseimas
  • Oferta dos produtos da horta ao parceiro PaulOferta dos produtos da horta ao parceiro Paul
  • AlfacesAlfaces
  • O Afonso orgulhoso ...O Afonso orgulhoso ...
  • AlfacesAlfaces
  • Aluno mais velho ajuda o mais pequenino do grupoAluno mais velho ajuda o mais pequenino do grupo
  • cooperação e ajuda entre parescooperação e ajuda entre pares
  • Avó Amélia na hortaAvó Amélia na horta
  • A Leonor muito concentradaA Leonor muito concentrada
  • compostorcompostor
  • o composto orgânico para adubar a hortao composto orgânico para adubar a horta
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o início da implementação do Programa Eco-escolas, em 2009

Área aproximada da horta

Cerca de 60m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Explorar a educação ambiental na óptica da sustentabilidade; -Reavivar as práticas antigas para a preservação do ambiente, mais especificamente, do solo; -Cuidar das plantas e observar o seu desenvolvimento Motivar o consumo de legumes e frutas e a importância na nossa alimentação; - Sensibilizar para a importância do uso de compostos orgânicos nas hortas, Alertar para a contaminação dos solos e dos lençóis freáticos com a utilização dos adubos químicos; - Parceria com a comunidade

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A Horta foi criada em parceria com o casal inglês Paul e Audrey, num espaço cedido pelo mesmo (em frente à escola) .O casal abriu as portas da sua propriedade à escola, numa relação de proximidade e carinho, de troca de experiências e conhecimento de culturas, de ofertas de produtos da horta, sementes, guloseimas, prendas de natal e convites para as ações que se desenvolvem na escola ao longo do ano letivo.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Área do Conhecimento do Mundo - Educação Ambiental, Área das Ciências e Cidadania
  • N.º de alunos envolvidos: 11
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 13

Como são envolvidas as famílias?

As famílias participam de várias maneiras nomeadamente com sementes e produtos hortícolas que enviam ou entregam na escola. Ajudam a preparar o solo (cavar, sachar, semear...), participam na divulgação do projeto, nos concursos lançados pela escola , partilham receitas...

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- No refeitório comem mais e melhor legumes e saladas, gostam de apanhar os produtos da horta e de confecionar saladas, sopa, comer morangos, fazer doce e broinhas de abóbora. A pouco e pouco são agentes de mudança de certos hábitos de consumo e influenciam a família para o consumo de alimentos saudáveis. Aumentou o interesse pelas práticas e utilidades da agricultura biológica e o incentivo à produção e consumo locais, de produtos frescos e da época.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos mais velhos do clube "Louva-a-deus" são os chefes de equipa e asseguram em parceria com os adultos a manutenção da horta. São responsáveis pelo material utilizado na horta, pela recolha e armazenamento da água da chuva, transportam a água para regar. Ajudam os mais novos a calçar as galochas, a reciclar sobras do refeitório para o compostor

Como é feita a preparação do solo?

O solo é adubado com o composto resultante da compostagem ( adubo orgânico) e por vezes com estrume de animais, borras de café

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

A horta ficou danificada com o temporal,perdemos culturas, etiquetas, espantalhos, cartazes, marcações com materiais recicláveis. Restou couve lombarda e troncha, alhos, favas, morangos e apanhámos 4 alfaces.que oferecemos aos nossos parceiros. Estamos numa fase de limpeza, recuperação da horta.e preparação para as culturas da primavera, com alguma dificuldade devido às adversas condições atmosféricas sentidas nestas últimas semanas.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com a água da chuva recolhida ao longo do ano e guardada em garrafões de água e outros recipientes. Desta forma não usamos/gastamos água da escola ou dos nossos parceiros Paul e Audrey.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Colocando cinzas em voltas das culturas, plantas aromáticas ( manjericão, hortelã, tomilho, coentros...) entre os produtos hortícolas, no controlo da lagarta, assim como alho, cebola, Consociação de plantas e rotação de culturas, sebes e flores Usamos placa com cores que atraem insetos, girassóis, CDs e espantalhos que afastam os pássaros. Com os avós procuramos fazer troca de experiências e soluções caseiras.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Já se realizou um concurso de espantalhos, cujos prémios eram produtos da horta (entregues na festa de final de ano do agrupamento na escola José Falcão) dirigido a toda a comunidade e escolas do agrupamento, Também foi realizada uma exposição dos espantalhos concorrentes na EXPO MIRANDA, onde os visitantes puderam participar votando no espantalho que mais gostavam, sendo assim escolhidos os mais originais; - Concurso para a escolha da mascote da horta - "Louva-a-deus" ; - Idas ao mercado para comprar produtos hortícolas para semear e plantar; -Atividades de culinária, (por vezes utilizando o forno solar que construímos) - sopa, saladas, morangos para sobremesa, broinhas de abóbora, doce de abóbora, que as crianças levaram para casa e ofereceram aos nossos parceiros (junta freguesia, câmara, agrupamneto...e àqueles que participaram na entrega do prémio geração depositrão. - Chá com as ervas aromáticas... - Histórias e filmes relacionados com o tema

 

Publicado por: Jardim de Infância de Lamas

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Professor coordenador da horta: Maria Alexandra Sousa Pinto