Escola EB 2,3 Prof. Noronha Feio

a nossa horta bio

 
  • 5º Sessão da Horta Horizontes (Fotografia 6)
Imagem geral dos canteiros já com as couves transplantadas.5º Sessão da Horta Horizontes (Fotografia 6) Imagem geral dos canteiros já com as couves transplantadas.
  • 1º Sessão da Horta Horizontes (Fotografia 1)
Preparação do espaço e do solo para a Horta Horizontes foi efetuada com a colaboração da empresa que faz a manutenção dos espaços exteriores (ajardinados) da escola.1º Sessão da Horta Horizontes (Fotografia 1) Preparação do espaço e do solo para a Horta Horizontes foi efetuada com a colaboração da empresa que faz a manutenção dos espaços exteriores (ajardinados) da escola.
  • 2º Sessão Horta Horizontes (Fotografia 2)
Transplante de alfaces, alhos e cebolas para uma das parcelas de terreno da Horta Horizontes efetuado pelos os alunos da Unidade de Multideficiência e respetivos professores.2º Sessão Horta Horizontes (Fotografia 2) Transplante de alfaces, alhos e cebolas para uma das parcelas de terreno da Horta Horizontes efetuado pelos os alunos da Unidade de Multideficiência e respetivos professores.
  • 2º Sessão da Horta Horizontes (Fotografia 3)
Sementeira de ervas aromáticas e de cenouras noutras duas parcelas da Horta Horizontes efetuada pelos alunos e professores da Unidade de Multideficiência da Escola Professor Noronha Feio.2º Sessão da Horta Horizontes (Fotografia 3) Sementeira de ervas aromáticas e de cenouras noutras duas parcelas da Horta Horizontes efetuada pelos alunos e professores da Unidade de Multideficiência da Escola Professor Noronha Feio.
  • 2º Sessão da Horta Horizontes (Fotografia 4)
Sementeira de abóboras numa das parcelas da Horta Horizontes efetuada pela coordenadora do programa e com a colaboração de uma das alunas da Unidade de Multideficiência.2º Sessão da Horta Horizontes (Fotografia 4) Sementeira de abóboras numa das parcelas da Horta Horizontes efetuada pela coordenadora do programa e com a colaboração de uma das alunas da Unidade de Multideficiência.
  • 2º Sessão da Horta Horizontes (Fotografia 5)
Imagem do canteiro das alfaces.2º Sessão da Horta Horizontes (Fotografia 5) Imagem do canteiro das alfaces.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o final de março de 2012.

Área aproximada da horta

8 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Envolvimento dos alunos da Unidade de Multidificiência da Escola em mais um tema do Programa Eco Escolas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Pelas características dos alunos envolvidos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Geografia e Educação Tecnológica
  • N.º de alunos envolvidos: 5
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

Na comprar de sementes os plantas germinadas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos da Unidade de Multideficiência participaram em quase todas as sessões de sementeira, transplante e em algumas sessões de rega.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Preparação do solo - empresa responsável pela manutenção dos espaços verdes exteriores da escola. Aquisição de solo adubado/estrume animal - Junta de Freguesia de Queijas Aquisição de sementes e de plantas para transplante - Coordenadora do Eco Escolas e pais Sementeira e transplante de plantas - sessões de trabalho com a colaboração da Coordenadora do Eco-Escolas, dos professores e alunos da Sala Horizontes Rega - um vez por dia pelo Sr. Silvino (Auxiliar de Ação Educativa)

Como é feita a preparação do solo?

Preparação do solo - empresa responsável pela manutenção dos espaços verdes exteriores da escola. Aquisição de solo adubado /estrume animal - Junta de Freguesia de Queijas

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces Aboboras Couves Tomilho Coentro Batata Cebola

Como é feita a gestão da rega?

Um dos funcionários da escola ficou encarregue da sua elaboração ao fim do dia.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Através da plantação de outras plantas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Foram efetuadas as seguintes atividades: - 2 sessões sobre "Ervas aromáticas e plantas medicinais" (uma com os alunos da Unidade de Multideficiência (Sala Horizontes) e outra com os alunos do 7º B); - elaboraram vasos e transplantaram plantas em permacultura na Oficina de Reciclagem - uma parceria entre os alunos que frequentam a Oficina e os alunos da Sala Horizontes.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Prof. Noronha Feio

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Professor coordenador da horta: Ana Cristina Câmara