Colégio Penas Real

a nossa horta bio

 
  • Um pouco da nossa horta...Um pouco da nossa horta...
  • Os nossos alunos a limpar o terreno das ervas indesejadas!Os nossos alunos a limpar o terreno das ervas indesejadas!
  • A turma de 1º ano de 1º Ciclo a limpar a horta!A turma de 1º ano de 1º Ciclo a limpar a horta!
  • O espantalho que os nossos alunos construiram para tomar conta da horta!O espantalho que os nossos alunos construiram para tomar conta da horta!
  • A furar as mantas de plástico para plantar.A furar as mantas de plástico para plantar.
  • Pais e professores...bons momentos de convívio!Pais e professores...bons momentos de convívio!
  • O início da nossa horta!O início da nossa horta!
  • A preparar as mantas de plástico...A preparar as mantas de plástico...
  • Os nossos alunos ajudaram a esticar o tubo da rega...Os nossos alunos ajudaram a esticar o tubo da rega...
  • Brevemente temos alface para comer. Hum... que delicia!Brevemente temos alface para comer. Hum... que delicia!
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Janeiro 2013

Área aproximada da horta

Cerca de 110mts quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A nossa grande motivação foram os nossos alunos. Este era um desejo deles e já há largos meses que nos pediam para criar uma horta no recinto escolar. Os nossos objetivos iniciais foram: Dar início à horta biológica do colégio; Dotar os alunos de conhecimentos sobre o tema; Desenvolver uma consciência mais sustentável.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Na nossa horta, optámos por colocar as plantas em "mantas" envoltas em filme de plástico preto. Desta forma evita-se o crescimento de ervas daninhas, evita-se a necessidade de ter que aplicar herbicidas e a manutenção da horta é mais fácil.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 8
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 120
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 9
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Cerca de 20

Como são envolvidas as famílias?

As familias foram convidadas pelo conselho eco-escolas para a "criação da horta". Juntámo-nos em dois fins de semana para preparar a terra, preparar as mantas, plantar,... Tem sido um processo que as familias têm aderido com muita alegria e principalmente gostam de ver os seus filhotes envolvidos e felizes com o projeto. Acontece que muitas vezes, por iniciativa própria, os pais vêm um pouco antes da hora de virem buscar os seus filhos, e vão até à horta ajudar na sua manutenção.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

No inicio, e por ser uma horta muito recente o unico impato que poderia referir foi o entusiasmo dos nossos alunos perante o projeto. Passados seis meses, o entusiasmo mantém-se e alargou-se a pais e familiares. Faz parte da rotina das crianças, ir à horta colher algo para que a cozinheira utilize na preparação do almoço. Os pais dizem-nos que os seus filhos, muito orgulhosamente, divulgam a horta entre as suas relações familiares. Recebemos inúmeras visitas de familiares para visitar a nossa horta e que se disponibilizam para nos ajudar. Por vezes, e quando a cultura assim o permite, os nossos alunos levam algo da nossa horta para ser consumido em casa. Este é para eles um momento fantástico! Está a ser, sem sombras de duvida, um projeto de união entre escola e familias.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Mensalmente, cada sala fica responsável pela manutenção da horta. Existe o dossier da manutenção que deve ser preenchido cada vez que um grupo vai à horta preenchendo os seguintes critérios: Data: Sala: Responsável: Ações desenvolvidas: Observações.

Como é feita a preparação do solo?

O solo foi remexido, cavado e adubado com estrume de animais

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Framboesas, morangeiros, alface de motes, alface frisada, alface roxa, espinafres, rúcula, brócolos, couve coração, couve galega, couve lombarda, alho-francês, couve-flor, hortelã, cidreira, coentros, poejo, camomila, oregãos, alfazema, alecrim, funcho, erva principe, tomilho, tomate, tomate cereja, pepino, abóboras, courgette, beterraba.

Como é feita a gestão da rega?

A rega foi colocada por baixo das mantas de plástico. Assim temos a vantagem de tonar a nossa horta mais eficiente uma vez que se reduz o consumo de água, porque com o sistema gota a gota a água é colocada à disposição das plantas de uma forma mais eficiente e pelo fato de estar debaixo do plástico, reduz também a perda de água por evaporação.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Vai ser a nossa próxima etapa

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Durante este ano letivo realizámos as seguintes atividades em torno da horta: - Pedimos o apoio da associação eco-comunitária Girassol para realizar sessões educativas envolvendo o espaço fisico da horta. O projeto intitulou-se "A Viagem de uma Sementinha". Com este projeto, a criança não trabalhou apenas a jardinagem, tal como também aprendeu sobre normas de higiene, boas e más condutas alimentares, condições metereológicas e sobre o mundo que nos envolve, ganhando conhecimentos sobre a fauna e a flora e sobre o equilíbrio do ecossistema. - Dinamizámos o Dia Verde junto dos familiares. Neste dia foram realizados os seguintes ateliers: Uma sessão de dança da natureza/paz promovida pelas dinamizadoras da Associação Eco-Comunitária Girassol; Banquinha de rifas onde foram sorteados cabazes e produtos da nossa horta; Atelier de visita à horta biológica; Atelier de confeção e decoração de cupcakes "verdes" feitos com os alimentos da horta; Atelier de construção de armadilhas para insetos que possam danificar a nossa horta; Realização de um mercado biológico. - Realização de sopas, saladas, esparregado, migas, doces/compotas, saladas de fruta e bebidas (chás e batidos) com os alimentos apanhados na horta. - Realização de comedouros, bebedouros e ninhos para pássaros para espalhar pelo espaço envolvente à horta. - Realização de enfeites (moinhos de vento, mini-espantalhos,espantalho e flores de plástico) para colocar no espaço envolvente da horta.

 

Publicado por: Colégio Penas Real

avatar

Professor coordenador da horta: Lígia Lourenço Assunção Maria