Externato Padre Cruz

a nossa horta bio

 
  • Os alunos de todos os níveis vieram ajudar a plantar as ervas aromáticas apadrinhando-as e tratando-as até serem utilizadas nos cozinhados na nossa cantina.Os alunos de todos os níveis vieram ajudar a plantar as ervas aromáticas apadrinhando-as e tratando-as até serem utilizadas nos cozinhados na nossa cantina.
  • " Envasando ervas aromáticas " As algas bem lavadas foram o fertilizante que se aplicou misturado com a terra quando se plantaram ervas aromáticas em garrafões cortados ao meio.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há já 5 anos que fazemos uma mini horta.

Área aproximada da horta

São 6 a 8 garrafões e três a quatro tabuleiros de plástico.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Criamos a horta para que todos possam compreender e vivenciar a evolução duma planta ou o iiciar duma semente a transformar-se em planta.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A grande vontade de experienciar uma mini horta com fertilizante obtido através do nosso compostor, leva-nos a utilizar aquilo que é possível para conseguirmos realizar esta ação : tabuleiros de plástico / garrafões de plástico ...

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio
  • N.º de alunos envolvidos: 50
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

Como são envolvidas as famílias?

Os alunos falam com os Pais sobre estas atividades e os Pais quando os levam ou vão buscar à escola, vão verificar o andamento da mini horta e dão uma ajudinha e por vezes trazem-nos plantas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os Pais colhem ervas aromáticas dos nossos vasos improvisados e também salsa.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos do 4º ano têm a responsabilidade de ir à cozinha buscar água de lavar os legumes, borras de café que misturam na água e vão sempre buscar grupos de alunos doutras faixas etárias para os ajudar na rega.

Como é feita a preparação do solo?

Fomos à Praia apanhar algas. Lavamo-las muito bem para extrair o sal e colocamo-las no fundo dos garrafões onde depois colocamos as ervas aromáticas.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Nem sempre plantamos as mesmas coisas. Umas vezes é salsa, nabiças, às vezes tomates e morangos. Desta vez plantaram milho e temos duas espigas a formarem-se.

Como é feita a gestão da rega?

Só se regam as plantas de manhã cedo ou ao final do dia. Nunca o fazemos nas horas de calor. E só se regam quando a terra está a ficar muito seca.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não costumamos ter pragas nem doenças.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Normalmente colhemos os produtos e nesse dia fazemos parte da confeção duma refeição onde sejam utilizados e ao almoço comemo-los.

 

Publicado por: Externato Padre Cruz

avatar

Professor coordenador da horta: Belmira Fernanda Dias Soares