Escola EB1 Gil Vicente

a nossa horta bio

 
  • Trabalho curricular (Fotografia 24)
Imagem do caderno de uma aluna do 1ºB.Trabalho curricular (Fotografia 24) Imagem do caderno de uma aluna do 1ºB.
  • Trabalho curricular (Fotografia 23)
Brainstorming da turma do 1º B sobre o que é uma horta e o que é necessário para construí-la.Trabalho curricular (Fotografia 23) Brainstorming da turma do 1º B sobre o que é uma horta e o que é necessário para construí-la.
  • 4º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 22)
Começou a chover... Não havia necessidade de regar! O 1º B instalou um pluviómetro na horta.4º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 22) Começou a chover... Não havia necessidade de regar! O 1º B instalou um pluviómetro na horta.
  • 4º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 21)
Visita à horta com os alunos do 1º B para a identificação das plantas existentes.4º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 21) Visita à horta com os alunos do 1º B para a identificação das plantas existentes.
  • 1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 1)
Brainstorming na sala de aula sobre o que é uma horta e o que é necessário para a sua realização.1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 1) Brainstorming na sala de aula sobre o que é uma horta e o que é necessário para a sua realização.
  • 1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 2)
Preparação do solo pela Dona Fátima Amorim (Auxiliar Educativa).1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 2) Preparação do solo pela Dona Fátima Amorim (Auxiliar Educativa).
  • 1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 3)
Aquisição de plantas (alfaces, pepinos, curgetes, tomate e beringelas)  para transplantar na horta efetuada pelos pais.1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 3) Aquisição de plantas (alfaces, pepinos, curgetes, tomate e beringelas) para transplantar na horta efetuada pelos pais.
  • 1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 4)
Os alunos do 1ºA a colaborar na preparação do solo - retirar pedras e espalhas a terra adubada.1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 4) Os alunos do 1ºA a colaborar na preparação do solo - retirar pedras e espalhas a terra adubada.
  • 1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 5)
Inicio do transplante das alfaces - efetuada pela coordenadora e pelos alunos do 1º A.1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 5) Inicio do transplante das alfaces - efetuada pela coordenadora e pelos alunos do 1º A.
  • 1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 7)
Imagem do canteiro das alfaces quando terminada a transplantação.1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 7) Imagem do canteiro das alfaces quando terminada a transplantação.
  • 1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 8)
Imagem da sessão de rega da horta. Neste caso das plantas / ervas aromáticas (alfazema e alecrim) existentes no espaço da horta - efetuada pelos alunos do 1ºA.1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 8) Imagem da sessão de rega da horta. Neste caso das plantas / ervas aromáticas (alfazema e alecrim) existentes no espaço da horta - efetuada pelos alunos do 1ºA.
  • 1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 9)
Imagem do canteiro das curgetes e das beringelas - transplantadas pela coordenadora com a colaboração dos alunos do 1º A.1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 9) Imagem do canteiro das curgetes e das beringelas - transplantadas pela coordenadora com a colaboração dos alunos do 1º A.
  • 1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 10)
Imagem do canteiro dos pepinos - - transplantadas pela coordenadora com a colaboração dos alunos do 1º A.1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 10) Imagem do canteiro dos pepinos - - transplantadas pela coordenadora com a colaboração dos alunos do 1º A.
  • Trabalho Curricular (Fotografia 11)
Trabalho curricular efetuados pelos alunos do 1º A sobre a 1º sessão na horta (desenhos).Trabalho Curricular (Fotografia 11) Trabalho curricular efetuados pelos alunos do 1º A sobre a 1º sessão na horta (desenhos).
  • Trabalho Curricular (Fotografia 12)
Trabalho curricular efetuados pelos alunos do 1º A sobre a 1º sessão na horta (desenhos).Trabalho Curricular (Fotografia 12) Trabalho curricular efetuados pelos alunos do 1º A sobre a 1º sessão na horta (desenhos).
  • Trabalho Curricular (Fotografia 13)
Trabalho curricular efetuados pelos alunos do 1º A sobre a 1º sessão na horta (mapa mental da horta).Trabalho Curricular (Fotografia 13) Trabalho curricular efetuados pelos alunos do 1º A sobre a 1º sessão na horta (mapa mental da horta).
  • Trabalho Curricular (Fotografia 14)
Trabalho curricular efetuados pelos alunos do 1º A sobre a 1º sessão na horta (frases/texto).Trabalho Curricular (Fotografia 14) Trabalho curricular efetuados pelos alunos do 1º A sobre a 1º sessão na horta (frases/texto).
  • 2º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 15)
Sessão de rega efetuada pelos alunos do 2ºA.2º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 15) Sessão de rega efetuada pelos alunos do 2ºA.
  • 2º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 16)
Imagem do canteiro dos tomates. A aquisição das plantas e o transplante dos tomateiros foi efetuado pelos alunos do 2º A.2º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 16) Imagem do canteiro dos tomates. A aquisição das plantas e o transplante dos tomateiros foi efetuado pelos alunos do 2º A.
  • 2º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 18)
Imagem do canteiro das beringelas e das curgetes. Iniciado na sessão anterior e com a aquisição de mais plantas pelos alunos do 2º A ficou mais composto.2º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 18) Imagem do canteiro das beringelas e das curgetes. Iniciado na sessão anterior e com a aquisição de mais plantas pelos alunos do 2º A ficou mais composto.
  • 2º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 18)
Imagem do canteiro com as sementeiras das abóboras. A aquisição das sementes foi diversa (alunos, auxiliares, amigos e Junta de Freguesia de Queijas) mas a sementeira foi efetuada pelos alunos do 2ºA.2º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 18) Imagem do canteiro com as sementeiras das abóboras. A aquisição das sementes foi diversa (alunos, auxiliares, amigos e Junta de Freguesia de Queijas) mas a sementeira foi efetuada pelos alunos do 2ºA.
  • 2º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 19)
Imagem geral da horta.2º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 19) Imagem geral da horta.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde março de 2013.

Área aproximada da horta

12m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Atividade prática com o objetivo: -.Envolver a comunidade escolar num projeto comum; - Distinguir as diferentes fases de evolução de uma planta; - Identificar tipos de plantas da alimentação diária.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Envolvimento da comunidades escolar, desde os pais, professores, monitores, auxiliares até aos alunos. Participar em projetos de germinação de plantas.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 10
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 144
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

Como são envolvidas as famílias?

O envolvimento das famílias foi verificados nos seguintes aspetos: - germinação de plantas em casa; - compra de sementes e de plantas para transplante para a hora; - sessões de rega nos fins de semana.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Foi uma iniciativa dos alunos e da professora titular do 1ºA que desde os primeiros minutos teve o voluntariado e a manifestação de interesse de participação dos outros alunos e professores. As sessões de rega ao fim do dia são dinamizadas pelos monitores da CAF da escola.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A coordenação de todas as fases da horta é efetuada pela coordenadora do Eco Escolas. As diferentes sessões de germinação, sementeiras e transplantes foram propositadamente dinamizadas por diferentes turmas - alunos, professores e pais A manutenção é feita pela coordenadora, por uma das professoras das AEC e por duas Auxiliares. As sessões de rega diárias (enquanto houve aulas) ficou a cargo dos alunos com a supervisão dos professores titulares, professores das AEC, monitores da CAF e/ou coordenadora do programa; no fim de semana a responsabilidade da rega ficou, embora em regime de voluntariado, encarrega à coordenadora do estabelecimento com a colaboração de alguns pais.

Como é feita a preparação do solo?

O solo foi lavrado pela empresa responsável pela manutenção dos espaços exteriores da freguesia. Posteriormente uma auxiliar e a coordenadora adubaram e delimitaram os canteiros - com a adição de estrume animal e terra adubada comprada pela escola.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces Tomates/calêndulas Curgetes/beringelas/batata doce Abóboras Brócolos/cenouras Erva príncipe Tomilho/orégãos/cebolinhos/hortelã Alecrim/alfazema

Como é feita a gestão da rega?

As sessões de rega diárias (enquanto houve aulas) ficou a cargo dos alunos com a supervisão dos professores titulares, professores das AEC, monitores da CAF e/ou coordenadora do programa; no fim de semana a responsabilidade da rega ficou, embora em regime de voluntariado, encarrega à coordenadora do estabelecimento com a colaboração de alguns pais.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Utilizamos calêndulas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Sementeiras de feijão vermelho, feijão frade, milho e de salsa e coentros - turmas do 1ºA, 1ºB e 3º A. Sessão sobre "Ervas aromáticas e plantas medicinais" durante a Semana da Natureza e do Eco Escolas. Workshop sobre "Cremes e pomadas artesanais" durante a Semana da Natureza e do Eco Escolas. Construção de um herbário com os alunos do CAF durante a Semana da Natureza e do Eco Escolas.

 

Publicado por: Escola EB1 Gil Vicente

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Professor coordenador da horta: Cristina Câmara