- Trabalho curricular (Fotografia 24) Imagem do caderno de uma aluna do 1ºB.
- Trabalho curricular (Fotografia 23) Brainstorming da turma do 1º B sobre o que é uma horta e o que é necessário para construí-la.
- 4º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 22) Começou a chover... Não havia necessidade de regar! O 1º B instalou um pluviómetro na horta.
- 4º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 21) Visita à horta com os alunos do 1º B para a identificação das plantas existentes.
- 1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 1) Brainstorming na sala de aula sobre o que é uma horta e o que é necessário para a sua realização.
- 1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 2) Preparação do solo pela Dona Fátima Amorim (Auxiliar Educativa).
- 1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 3) Aquisição de plantas (alfaces, pepinos, curgetes, tomate e beringelas) para transplantar na horta efetuada pelos pais.
- 1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 4) Os alunos do 1ºA a colaborar na preparação do solo - retirar pedras e espalhas a terra adubada.
- 1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 5) Inicio do transplante das alfaces - efetuada pela coordenadora e pelos alunos do 1º A.
- 1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 7) Imagem do canteiro das alfaces quando terminada a transplantação.
- 1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 8) Imagem da sessão de rega da horta. Neste caso das plantas / ervas aromáticas (alfazema e alecrim) existentes no espaço da horta - efetuada pelos alunos do 1ºA.
- 1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 9) Imagem do canteiro das curgetes e das beringelas - transplantadas pela coordenadora com a colaboração dos alunos do 1º A.
- 1º Sessão da Horta do Gil(inho) (Fotografia 10) Imagem do canteiro dos pepinos - - transplantadas pela coordenadora com a colaboração dos alunos do 1º A.
- Trabalho Curricular (Fotografia 11) Trabalho curricular efetuados pelos alunos do 1º A sobre a 1º sessão na horta (desenhos).
- Trabalho Curricular (Fotografia 12) Trabalho curricular efetuados pelos alunos do 1º A sobre a 1º sessão na horta (desenhos).
- Trabalho Curricular (Fotografia 13) Trabalho curricular efetuados pelos alunos do 1º A sobre a 1º sessão na horta (mapa mental da horta).
- Trabalho Curricular (Fotografia 14) Trabalho curricular efetuados pelos alunos do 1º A sobre a 1º sessão na horta (frases/texto).
- 2º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 15) Sessão de rega efetuada pelos alunos do 2ºA.
- 2º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 16) Imagem do canteiro dos tomates. A aquisição das plantas e o transplante dos tomateiros foi efetuado pelos alunos do 2º A.
- 2º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 18) Imagem do canteiro das beringelas e das curgetes. Iniciado na sessão anterior e com a aquisição de mais plantas pelos alunos do 2º A ficou mais composto.
- 2º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 18) Imagem do canteiro com as sementeiras das abóboras. A aquisição das sementes foi diversa (alunos, auxiliares, amigos e Junta de Freguesia de Queijas) mas a sementeira foi efetuada pelos alunos do 2ºA.
- 2º Sessão da Hora do Gil(inho) (Fotografia 19) Imagem geral da horta.
Escola EB1 Gil Vicente
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde março de 2013.
Área aproximada da horta
12m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Atividade prática com o objetivo: -.Envolver a comunidade escolar num projeto comum; - Distinguir as diferentes fases de evolução de uma planta; - Identificar tipos de plantas da alimentação diária.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Envolvimento da comunidades escolar, desde os pais, professores, monitores, auxiliares até aos alunos. Participar em projetos de germinação de plantas.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 10
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
- N.º de alunos envolvidos: 144
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5
Como são envolvidas as famílias?
O envolvimento das famílias foi verificados nos seguintes aspetos: - germinação de plantas em casa; - compra de sementes e de plantas para transplante para a hora; - sessões de rega nos fins de semana.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Foi uma iniciativa dos alunos e da professora titular do 1ºA que desde os primeiros minutos teve o voluntariado e a manifestação de interesse de participação dos outros alunos e professores. As sessões de rega ao fim do dia são dinamizadas pelos monitores da CAF da escola.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A coordenação de todas as fases da horta é efetuada pela coordenadora do Eco Escolas. As diferentes sessões de germinação, sementeiras e transplantes foram propositadamente dinamizadas por diferentes turmas - alunos, professores e pais A manutenção é feita pela coordenadora, por uma das professoras das AEC e por duas Auxiliares. As sessões de rega diárias (enquanto houve aulas) ficou a cargo dos alunos com a supervisão dos professores titulares, professores das AEC, monitores da CAF e/ou coordenadora do programa; no fim de semana a responsabilidade da rega ficou, embora em regime de voluntariado, encarrega à coordenadora do estabelecimento com a colaboração de alguns pais.
Como é feita a preparação do solo?
O solo foi lavrado pela empresa responsável pela manutenção dos espaços exteriores da freguesia. Posteriormente uma auxiliar e a coordenadora adubaram e delimitaram os canteiros - com a adição de estrume animal e terra adubada comprada pela escola.
É feita compostagem?
Não
Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces Tomates/calêndulas Curgetes/beringelas/batata doce Abóboras Brócolos/cenouras Erva príncipe Tomilho/orégãos/cebolinhos/hortelã Alecrim/alfazema
Como é feita a gestão da rega?
As sessões de rega diárias (enquanto houve aulas) ficou a cargo dos alunos com a supervisão dos professores titulares, professores das AEC, monitores da CAF e/ou coordenadora do programa; no fim de semana a responsabilidade da rega ficou, embora em regime de voluntariado, encarrega à coordenadora do estabelecimento com a colaboração de alguns pais.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Utilizamos calêndulas.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Sementeiras de feijão vermelho, feijão frade, milho e de salsa e coentros - turmas do 1ºA, 1ºB e 3º A. Sessão sobre "Ervas aromáticas e plantas medicinais" durante a Semana da Natureza e do Eco Escolas. Workshop sobre "Cremes e pomadas artesanais" durante a Semana da Natureza e do Eco Escolas. Construção de um herbário com os alunos do CAF durante a Semana da Natureza e do Eco Escolas.