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a nossa horta bio

 
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A nossa horta foi assim em fevereiro
 
A nossa horta foi assim em junho

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta no nosso ATL existe desde o início do ano letivo 2012/2013

Área aproximada da horta

É uma horta vertical

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O que nos levou a criar uma horta foi - Preparar os alunos para uma agricultura mais saudável; - Criar gosto nos alunos pela agricultura - Ensino de técnicas/operações culturais biológicas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O nosso projeto é original porque construímos um Horta Vertical num espaço bastante solheiro e com boas características para a agricultura e isso permite-nos provar que é possível criamos uma horta mesmo quando não temos espaço exterior para ela. A nossa horta foi totalmente construída com base em materiais reciclados e com alguns vasos que nos foram cedidos por pais e amigos, não tendo sido necessário fazer qualquer investimento para que ela pudesse existir. É uma horta totalmente sustentável, criativa e muito original. Ela é o nosso ex-libris porque dá um ar ajardinado ao nosso espaço exterior embelezando-o e isso faz com que sejamos visitados por pessoas que passam no rua e que param a olhar para a nossa horta por acharem que o espaço está muito agradável e convidativo a uma pausa para observação. Algumas pessoas já nos têm perguntado se somos uma escola de jardinagem ou se ali é uma florista. Por outro lado consideramos o nosso projeto original porque o controle de pragas da nossa horta é totalmente natural uma vez que é feito com chás de outras plantas. Desta forma garantimos que não entra qualquer produto químico na nossa horta tornando-a uma horta biológica e amiga do ambiente e isso era o nosso principal objetivo.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências da Natureza
  • N.º de alunos envolvidos: 40
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

Como são envolvidas as famílias?

As famílias envolvem-se neste projeto trazendo plantas de casa e algumas sementeiras. Muitos país ajudam a tratar os nossos vasos e dão-nos pequenas dicas sobre como devemos fazer o cultivo das nossas plantas. Há pais que nos ajudam a preparar a terra para que esta fique pronta a levar as nossas semente e vão avaliando e monitorizando ativamente o crescimento das nossas plantas. Muitos pais e avós ajudam-nos transmitindo-nos técnicas agrícolas adquiridas ao longo da sua vida.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Exemplos do impacto da horta na comunidade escolar e nos alunos: --> Muitos alunos conseguiram convencer os pais a criarem uma hortinha vertical em casa; --> Foi lançada a ideia à Junta de Freguesia para que fossem criadas hortas urbanas nos terrenos baldios da região; --> Muitos elementos da comunidade começaram a interessar-se pela cultura de plantas aromáticas (Salsa, Coentros e hortelã) nas suas próprias casas; --> Foi intensificada a ideia de que é necessário consumir produtos hortícolas e frutícolas nacionais; --> Com este projeto ganhamos muitos adeptos da agricultura biológica como forma de terapia para aliviar o stresse do dia-a-dia. Muitas pessoas consideraram que o contacto com a terra e com a natureza ajuda a descontrair e a recarregar baterias para uma nova semana de trabalho; --> Muitos dos nossos alunos tiveram pela primeira vez um contacto com a terra e viram também pela primeira vez todo o processo de crescimentos das plantas que temos na nossa horta (desde a semente até ao fruto).

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada pela professora Paula Azevedo e pela professora Vera Carujo. Cada grupo de alunos tem a sua tarefa específica. Um grupo de alunos da manhã (Rafael Passão, Carolina Sampaio, Ana Cravid, Ana silva e João Bispo) é responsável pela rega das plantas da parte da manhã e um grupo de alunos da tarde (Carolina Navalha, Joana Oliveira, Joana Monteiro, Tatiana Antunes, Tatiana Peralta e Luís Pinto) é responsável pela rega das plantas ao final do dia. Os alunos mais velhos são responsáveis pelo controle de pragas e doenças. O Tiago Teixeira tem esta tarefa da parte da manhã e o Luís Silva é responsável por esta tarefa da parte da tarde. Os alunos do 5º ano ( Carolina Navalha, Tatiana Antunes, Tatiana Peralta, Joana Oliveira e Luís Pinto) são responsáveis pelas ervas daninhas e são eles que fazem a sua limpeza às segundas, quartas e sextas durante o intervalo da tarde (entre as 16:00 e as 16:30).

Como é feita a preparação do solo?

A preparação da terra dos nossos vasos é feita com a ajuda dos pais que muitas vezes nos trazem a terra das suas hortas, por ser uma terra fértil e boa para o cultivo. Raramente recorremos a terra comprada por não sabermos se é adequada para as nossas plantas e quando o fazemos certificamo-nos que a terra é de boa qualidade. Quando é necessário a preparação do solo é feita manualmente com cava superficial uma vez que toda a nossa plantação é feita em vasos.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Cultivamos --> Morangos --> Piripíri --> Pimentos --> Coentros --> Salsa --> Batata --> Batata doce -->Tomate cereja --> Alecrim --> Rosmaninho --> Sardinheiras --> Manjerico --> Hortelã --> Amoreiras --> Hortências --> Diversas plantas de exterior

Como é feita a gestão da rega?

A rega a horta é da responsabilidade dos alunos da manhã ( Rafael Passão, Carolina Sampaio, Ana Cravid, Ana silva e João Bispo) e é feita todos os dias por volta das 08:00 da manhã com água do nosso aquário ou com água da torneira. Da parte da tarde a rega da horta é da responsabilidade dos alunos que frequentam o ATL Satisfaz Bastante da parte da tarde ( Carolina Navalha, Joana Oliveira, Joana Monteiro, Tatiana Antunes, Tatiana Peralta e Luís Pinto) e é feita por volta das19:00 com água do aquário ou da torneira. Quando chove a rega das plantas é feita utilizando a precipitação natural.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização e controle das pragas e doenças é feita pelos alunos mais velhos e que frequentam o 9º ano de escolaridade (Luís Silva e Tiago Teixeira), usando, por exemplo, extratos de plantas que são pulverizados sobre outras plantas tais como Chá de camomila ou urtiga. Este chá ajuda a controlar diversas doenças fúngicas e estimula o crescimento das plantas. Os ingredientes para fazer o chá são a flor de camomila e água. Para preparar este chá é necessário imergir um punhado de flores de camomila em água fria por um a dois dias. Depois é só pulverizar as plantas. Contudo, de momento não temos qualquer problema de pragas ou doenças na nossa horta.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

-->Realização de um herbário --> Fazer perfume -->Confeção de pão -->Visita de estudo a hortas da região (Dia 6 de Junho de 2013) -->Visita de Estudo à quinta pedagógica dos Olivais (planeada para dia 13 de Junho de 2013) -->Visita de estudo ao mercado de Queluz e de Belas (Dia 5 de Junho de 2012) -->Mostra de plantas aromáticas (planeado para dia 29 de Junho) -->Concurso " O sobreiro e a água que relação há?" promovido pela Quercus -->Visita de estudo à padaria do Jumbo onde será feita uma demonstração de cozinha saudável e onde os responsáveis darão indicações práticas aos alunos sobre uma alimentação saudável (Visita planeada para dia 6 de Julho) --> Construção de uma roda dos alimentos com material reciclado (ao longo do ano letivo 2012/2013)

 

Publicado por: ATL Satisfaz Bastante

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Professor coordenador da horta: Paula Azevedo