EB Casal da Lagoa

a nossa horta bio

 
  • Preparar o terreno.Preparar o terreno.
  • Fazer regos.Fazer regos.
  • Desbravando o mato!Desbravando o mato!
  • Desbravando o mato!Desbravando o mato!
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 meses.

Área aproximada da horta

14 metros quadrados.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Constatando que as crianças da escola apesar de estarem inseridas / viverem num meio rural não possuíam noção de como apareciam os vegetais e não conseguiam, inclusivamente, conhecer e identificar muitos deles. Aproveitando as noções dadas na área de Estudo do Meio, que apontam para a identificação das partes constituintes das plantas, para os seres vivos e seu ambiente, para o conhecimento de plantas cultivadas e plantas espontâneas, para a observação das plantas ao longo do ano, assim como as noções propostas para a área curricular não disciplinar de Formação Cívica, que aponta para o respeito pelos seres vivos, não esquecendo de que a escola também teve a visita da nutricionista municipal, que desenvolveu com os alunos um projeto de alimentação saudável, resolveu-se fazer uma horta. Fazendo a transversalidade de todos estes saberes e acrescentando também o trabalho desenvolvido com o projeto Eco escolas, os alunos e as professoras pensaram e decidiram que perante tal realidade havia que dar sentido a um projeto da escola onde se conseguissem juntar estes conhecimentos que as crianças tinham, de modo a que fizessem sentido e que não fossem esquecidos.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Fazendo a transversalidade de todos estes saberes supra mencionados, os alunos e as professoras pensaram e decidiram que perante tal realidade havia que dar sentido a um projeto da escola onde se conseguissem juntar os conhecimentos que as crianças tinham, de modo a que fizessem sentido e que não fossem esquecidos. Numa primeira instância foi realizada em reunião de assembleia de turmas/escola onde foi discutida a proposta da horta, apresentadas as vantagens de se possuir uma horta, dos benefícios para a saúde quando se ingerem determinados alimentos e pensando também numa questão sustentabilidade. Os alunos participaram com sugestões e o leque de proposta foi variado e bastante alargado. O passo seguinte foi no sentido burocrático de se consultar a junta de freguesia, pedir autorização e começar o design de uma horta. Assim, decidiu-se aproveitar um espaço de domínio público, que fica em frente à escola, pois o espaço da escola não possuiu espaço próprio e arável para a agricultura. As professoras deslocaram-se à junta de freguesia que permitiu a utilização do espaço.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, Matemárica, Português, Formação cívica...
  • N.º de alunos envolvidos: 27
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 20

Como são envolvidas as famílias?

Enviando plantas, sementes e estrume de cavalo. Disponibilizando alfaias agrícolas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Visita diária dos pais e encarregados de educação e oferta de mão de obra.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Em assembleia de turma definiram-se tarefas que, com o acordo de todos constituiu uma tabela, onde ficou estabelecido o papel de cada elemento. Todos os dias, haviam crianças com a responsabilidade de regar a horta, como não tinham material apropriado aproveitaram as garrafas de água, que furaram e serviram como regador. Quando as aulas acabaram ficou estipulado que os meninos que moram mais perto da escola viriam regar, sempre que fosse necessário.

Como é feita a preparação do solo?

Os mais velhos, cavaram, os mais novos tiraram pedras, espalharam a terra, alisaram o terreno, de modo a ser possível abrir os regos e a fazer os canteiros onde se plantaram e semearam os vegetais e as ervas aromáticas. As professoras trouxeram rede metálica e verguinha para delimitar a horta.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangueiros, tomateiros, alfaces, salsa, coentros, pepinos, cenouras, aboboreiras, cidreira, hortelã, alho francês, beringelas, cebolas

Como é feita a gestão da rega?

Todos os dias, as crianças tinham a responsabilidade de regar a horta. Nas férias as crianças que moram perto virão regar em conjunto com as que estão na escola nos Tempo Livres.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Com sabão azul e branco desfeito em água, argila em pó e cinzas das lareiras e dos assados de verão.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos.

 

Publicado por: EB Casal da Lagoa

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Manuela Viola Pereira