- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha Roseira
- Projecto de Vinha Roseiras
- Projecto de Vinha Roseiras
- Projecto de Vinha Roseiras
- Projecto de Vinha
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- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha Castas
- Castas
- Projecto de Vinha Castas
- Projecto de Vinha Castas
- Projecto de Vinha Castas
- Projecto de Vinha Castas
- Projecto de Vinha Castas
- Projecto de Vinha
- Projecto de Vinha
Escola EB 2,3 D. João de Portel
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A escola tem duas hortas biológicas, uma fica dentro do espaço escolar e a outra no exterior da escola, um terreno privado e cedido à escola. Estes projectos existem na escola de forma consistente há 3 anos. Contudo as práticas de agricultura biológica c
Área aproximada da horta
Horta 1 – (interior da escola) -100 m2 Horta 2 – (Terreno no exterior da escola) - 800 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
As motivações e objectivos na base da criação da horta, prendem-se com a existência de recursos ao nível de espaço, docentes com formação nestas áreas. A escola está localizada em meio rural e muitas famílias se dedicam à agricultura. Com base nestes pressupostos a escola desenvolveu cursos CEF e Profissionais nestas áreas.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A criação de uma vinha com produção de Vinho, Criação de produtos hortícolas (batatas, alhos, tomate, alfaces, favas, ervilhas, etc. ) e ervas aromáticas. Os alunos cuidam também dos canteiros das escolas, tratamento da relva, flores e das árvores. Recentemente no âmbito do projecto Re-Planta, desenvolveu-se a vermicompostagem com os alunos do CEF.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 10
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: disciplinas da componente tecnológica dos cursos CEF e profissionais
- N.º de alunos envolvidos: 60
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0
Como são envolvidas as famílias?
As famílias são envolvidas, cedendo sementes ou plantas e fornecendo informações/experiências e comprando os produtos hortícolas.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
As hortas é um motivo de orgulho para toda a escola. Esta experiência tem permitido uma aprendizagem e uma sensibilização dos alunos desde idades precoces para com o meio ambiente, dando enfase agricultura
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
É feita tendo em conta rotação e sucessão de culturas, respeitando os anos de pousio, para evitar o uso de adubos químicos e preservar a fertilidade do solo
Como é feita a preparação do solo?
Como é feita a preparação do solo? – É feita com meios mecânicos com recurso ao uso de moto-cultivador acoplado com charrua ou fresa realizando assim uma mobilização mecânica ou manualmente com o uso de enxadas, a que se dá o nome de cava,
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
Culturas de Outono/inverno: nabo, rábanos e rabanetes, alfaces e couves, nabiças e espinafres) Plantas aromáticas: salsa, coentros hortelã, orégãos, tomilho, sálvia e alecrim, etc. Culturas de Primavera/ Verão: tomate, pimentão feijão-verde e feijão fradinho A escola tem também em espaço relvado de cerca de meio hectare, com árvores de jardim, (cerca de 20 espécies diferente devidamente identificadas) e nos espaços circundantes da escola temos também arbustos e flores Cultura perene: temos 600m2 de vinha com cerca de 350 cepas de seis variedades diferentes (Castas brancas: arinto e antão-vaz. Castas tintas: touriga nacional e aragonês, trincadeira e alicante bouché) Temos ainda algumas árvores de fruto- pequeno laranjal com cerca de 25 árvores e ainda outras árvores de fruto tais como nespereira, nogueira e figueira
Como é feita a gestão da rega?
A gestão da rega é feita a partir de uma nora existente no espaço escolar com um sistema de rega automático que foi instalado em toda a escola e que funciona por sectores e durante período da noite debitando cerca 30mil litros por noite
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças? É feita de forma preventiva utilizando culturas repelentes das pragas e doenças (urtigas e algumas aromáticas, Arruda, cravos túnicos, etc)
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
São feitos vendas dos produtos hortícolas, pequenos mercados na escola. Confecção de alimentos (almoço) para o Centro de Dia de Portel e também na escola. Filmes. Pequenas exposições, Participação em eventos promovidos pela CM de Portel como a Feira do montado. Participação em Peddy paper, etc