Escola EB1/PE do Jardim da Serra

a nossa horta bio

 
  • Preparação do terreno.Preparação do terreno.
  • Recolha do composto para deitar no terreno.Recolha do composto para deitar no terreno.
  • Os alunos semeiam as ervilhas...Os alunos semeiam as ervilhas...
  • semeiam as semilhas!semeiam as semilhas!
  • Aproveitam para descansar!Aproveitam para descansar!
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

Área aproximada da horta

6 metros e 20 de largura e 25m e 90 de comprimento

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Visto que o Jardim da Serra é uma aldeia predominantemente agrícola e a grande maioria da comunidade escolar pratica agricultura, achámos pertinente criar uma horta e incentivar os alunos e comunidade em geral a praticar agricultura biológica.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A horta da escola do Jardim da Serra situa-se numa quinta mesmo ao lado da mesma que se chama "Quinta Leonor". Esta quinta possui uma casa que para as nossas crianças é muito misteriosa e fantástica, porque dizem que tem bruxas e fantasmas e por isso têm algum fascínio e curiosidade para saber o que tem realmente aquela casa. É de salientar que este espaço não apresenta quaisquer perigos para as crianças, a quinta Leonor está fechada e apenas a comunidade escolar e os senhores da Junta de Freguesia é que podem lá entrar. As nossas crianças adoram brincar na quinta e trabalhar na horta da escola. É também importante salientar que a nossa horta está certificada pela CERTIPLANET -organismo de controlo e certificação reconhecido para Agricultura Biológica.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Clube dos 4R´s, Pré
  • N.º de alunos envolvidos: 100
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 20

Como são envolvidas as famílias?

As famílias vão trabalhar na horta, pelo menos uma vez por período e sempre que lhes é pedido. À entrada da porta da escola existem sempre informações sobre agricultura biológica para as famílias. Sempre que existem ações de sensibilização sobre agricultura dentro e fora da escola, a comunidade escolar é informada.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos adoram ir para a horta brincar e cultivar. Preferem ir brincar e cultivar a horta do que ir jogar nos computadores. IMPRESSIONANTE!

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os alunos do 1º ciclo vão quinzenalmente à horta para brincar e cultivar durante o clube dos 4R'S. Os alunos da pré também participam nas atividades sempre que podem. Os alunos do ensino recorrente são agricultores com uma vasta experiência e por isso os alunos pedem-lhes ajuda sempre que precisam. Existe também uma grelha para a manutenção das ervas aromáticas. É um aluno do ensino especial que faz a manutenção desta secção com ajuda de duas auxiliares. Para além de fazer pequenas podas, também recolhe ervas aromáticas para vender por um preço simbólico. Esta venda de ervas aromáticas tem como objetivo desenvolver a área da matemática, como por exemplo calculo mental, situações problemáticas e também desenvolver o empreendedorismo.

Como é feita a preparação do solo?

Em primeiro lugar, o solo é cavado de seguida deita-se composto orgânico e finalmente regado.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Existem várias ervas aromáticas à volta das culturas. Temos batatas , alfaces e ervlhas.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita através de expressores.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

 PARA AS SEMILHAS NÃO APANHAREM BICHOS, DEITAMOS CALDA BORDALESA – 30G PARA CADA 10 LITROS DE ÁGUA;  QUANDO O FEIJÃO APANHAR PIOLHO, DEITAMOS UMA BARRA DE SABÃO PARA CADA 30 LITROS DE ÁGUA;  PARA O TRIGO E ERVILHAS, BASTA DAR-LHES CARINHO E ALGUMA ÁGUA;  QUANTO AO MILHO, ESTE PRECISA DA COMPANHIA DO FEIJÃO, ALGUM CARINHO E ÁGUA.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os alimentos depois de recolhidos vão ser confecionados e comidos pelos alunos da escola. Está também a decorrer a venda de ervas aromáticas. Os alunos do segundo ano e ensino recorrente elaboraram espantalhos para colocar na horta e na "Quinta Leonor"

 

Publicado por: Escola EB1/PE do Jardim da Serra

avatar

Professor coordenador da horta: Ana Paula Silva de Almeida