Escola EBI de Minde

a nossa horta bio

 
  • Tramento do terrenoTramento do terreno
A nossa horta foi assim em fevereiro
 
A nossa horta foi assim em junho

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

Área aproximada da horta

50m

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A agricultura biológica enquadra-se num desenvolvimento sustentável pois tem em conta a qualidade de vida das gerações presentes e futuras, nesta casa chamada Terra

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Na agricultura biológica só são utilizadas praticas que não afectem negativamente o ambiente. Não são usados pesticidas nem herbicidas de síntese e os fertilizantes utilizados são naturais, provenientes da compostagem dos resíduos orgânicos. Outras práticas culturais são essenciais na agricultura biológica, como a manutenção da diversidade das culturas, a selecção de culturas adaptadas às condições da região, a rotação de culturas e as consociações. Para a agricultura biológica a saúde do solo é considerada como fundamental para a saúde das plantas, e os seres vivos são considerados preciosos auxiliares no combate de pragas e doenças.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Especial
  • N.º de alunos envolvidos: 10
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

Como são envolvidas as famílias?

PREPARAÇÃO DO TERRENO Antes de iniciar a preparação dos canteiros, limparam o terreno com auxílio de algumas ferramentas como enxada, ancinho e carrinho-de-mão. ,Com auxílio de uma enxada e trator reviram a terra a uns 15cm de profundidade. ,Com o ancinho, desmancham-se os torrões, retirando pedras e outros objectos, nivelando o terreno. ,Iniciaram a demarcação dos canteiros com auxílio de estacas e cordas. ADUBAÇÃO DOS CANTEIROS Atrvés de resíduos vegetais e animais, tais como palhas, galhos, restos de cultura, cascas e polpas de frutas, pó de café, folhas, esterco e outros, quando acumulados são decompostos e, com o tempo, transformam-se em adubo orgânico ou húmus, também conhecido por composto. O composto foi colocado na horta para posteriormente fazer os canteiros. PLANIFICAÇÃO DA HORTA ,A selecção das plantas a cultivar na horta, foi feita sempre que possível recorrendo ás necessidades da nossa população escolar e á região onde estamos inseridos, diversificado de culturas, tendo em atenção o ciclo de vida das várias plantas. No caso de algumas plantas recorremos à sementeira directa (em local definitivo), para outras recorremos à sementeira em viveiro, para posterior transplante.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

COMO CUIDAR DA HORTA A horta é regada regularmente pelos alunos envolvidos. O solo não pode ficar encharcado para evitar o aparecimento de fungos. Os alunos, professores e funcionários envolvidos mantem a horta limpa, retiram as ervas daninhas e outras sujidades diariamente com a mão. A cada colheita,fazemos a reposição do composto para garantir a qualidade da terra e dos produtos hortícolas. Este projeto garante uma diversidade de experiencias e garante o bem estar fisico e psicologico dos envolvidos, assim como ,uma grande responsabilidades e autoestima dos alunos com necessedades educativas especiais.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é regada regularmente pelos alunos envolvidos. O solo não pode ficar encharcado para evitar o aparecimento de fungos. Os alunos, professores e funcionários envolvidos mantem a horta limpa, retiram as ervas daninhas e outras sujidades diariamente com a mão.

Como é feita a preparação do solo?

ADUBAÇÃO DOS CANTEIROS Atrvés de resíduos vegetais e animais, tais como palhas, galhos, restos de cultura, cascas e polpas de frutas, pó de café, folhas, esterco e outros, quando acumulados são decompostos e, com o tempo, transformam-se em adubo orgânico ou húmus, também conhecido por composto. O composto foi colocado na horta para posteriormente fazer os canteiros.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

-Tomateiros, -corgetes, -Beringelas, -couves, -Batatas, -Aboboras, -Alfaces, -Salsa, -Tomilho, -Coentros, -Alfazema, -Cidreira, -

Como é feita a gestão da rega?

Sistema gota a gota.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Através do conhecimento das doenças, pragas e auxiliares mais comuns numa horta é muito importante para garantir uma boa vigilância, quase diária, que permita detectar de imediato se alguma coisa não estiver a correr bem… Deteção diária e utilização de utilização da sabedoria popular dos idosos da região.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de saladas e sopas.

 

Publicado por: Escola EBI de Minde

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Professor coordenador da horta: Maria Clarinda Teixeira Gonçalves Luz