- No início era só mato e erva, só restaram as couves do ano passado.
- O batalhão da Horta em ação.
- Enquanto a terra não foi preparada fomos fazendo aquicultura. Agora, estão lindas para irem para a terra!
- O Gonçalo, mestre na Horta, plantou brócolos, couve flor e alfaces.
- Protegendo do frio.
- Viveiro de alfaces na terra.
- Trabalho concluído, vamos à venda!
Escola Básica Alfredo da Silva
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde 2005
Área aproximada da horta
100 metros quadrados
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A Horta foi criada por uma professora do 1º ciclo, aquando da formação do Agrupamento Alfredo da Silva, respondendo a um desafio lançado pela CMS. Este projeto teve como objetivos desenvolver competências extra - curriculares e motivar para o gosto e proteção da natureza.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Este projeto tem vindo a crescer, permitindo a integração de alunos com dificuldades de aprendizagem ou dificiências em parceria com alunos que manifestam aptência para as técnicas agícolas ou gosto pela Natureza.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 2
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: CFQuímicas, CNaturais e Ensino Especial.
- N.º de alunos envolvidos: 15( em média)
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3( em média)
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos:
Como são envolvidas as famílias?
A família tem sido envolvida não só pelos alunos colaboradores, pois a sua inscrição requer autorização dos Encarregados de Educação, pela aquisição de produtos ou fornecimento de sementes e/ou plantas, ou através da presença exporádica de alguns avós.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
São exemplo do impacto da Horta, o crescimento que se tem verificado ao longo dos anos, o aumento do número de alunos que têm aderido ao projeto e o envolvimento de familiares, auxiliares e professores.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos os trabalhos são realizados em colaboração com os alunos. As tarefas são repartidas conforme as aptidões dos colaboradores presentes em cada sessão.
Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo por vezes é iniciada pela junta de freguesia de Rio de Mouro, em setembro, mas normalmente são os elementos do Clube da horta que desbravam o terreno preparando-o para as novas culturas. Utilizam-se alfaias como enxadas, ancinhos ou por vezes uma enchada mecânica.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
Tenta-se diversificar, mas por norma existem favas, coentros, salsa, alecrim, erva cidreira, alhos, alfaces, alho francês, pimentos, tomates, batata, feijão de estaca, abóboras, courgettes, beringelas, couve potuguesa, couve roxa, couve coração, bróculos, nabos, espinafres, nabiças, cana de açúcar, couve galega, etc. Existem ainda um marmeleiro, uma pereira, uma romazeira, um limoeiro e um loureiro.
Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita de váriadas formas: por mangueira, regador ou por aspessores.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Através de cravos túnicos, cinzas e vinagre.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Mercado na sala de professores e já houve um ano em que se fez uma venda ao público no arraila da escola.