Escola Básica Miquelina Pombo

a nossa horta bio

 
  • Colocação de adubo nos canteiros da hortaColocação de adubo nos canteiros da horta
  • Preparação da terra para o cultivoPreparação da terra para o cultivo
  • Preparação do espaço da horta, remoção de ervasPreparação do espaço da horta, remoção de ervas
  • Limpeza dos canteiros da hortaLimpeza dos canteiros da horta
  • Preparação dos canteiros da hortaPreparação dos canteiros da horta
  • Germinação do feijãoGerminação do feijão
  • Remoção de ervas daninhas nos espaços da hortaRemoção de ervas daninhas nos espaços da horta
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos

Área aproximada da horta

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Hoje em dia são muitos os problemas ambientais causados pelo progresso e desrespeito do homem pela Natureza, deste modo a educação e a sensibilização ambiental têm-se revelado como prioritária para todas as gerações. Pode-se considerar a escola como uma instituição privilegiada uma vez que estabelece uma estreita relação com toda a comunidade em que está inserida. É neste sentido que resolvemos definir algumas estratégias que visam a uma maior sensibilização para os problemas ambientais e que ao mesmo tempo conduzam a um desenvolvimento sustentável. Com este projecto e tendo como ponto de partida a horta pedagógica, pretende-se sensibilizar a comunidade educativa para as vantagens do aproveitamento de resíduos orgânicos através da compostagem, para as vantagens e benefícios da agricultura biológica, para a importância da separação dos resíduos domésticos, para uma alimentação saudável a baixo custo o que inclui a divulgação dos benefícios da utilização de ervas aromáticas e consumo de chás. Pretende-se também ir ao encontro das necessidades educativas dos alunos com mais dificuldades de aprendizagem/comportamentais e proporcionar aos alunos com Necessidades Educativas Especiais benefícios a nível cognitivo, sócio afectivo e motor. Assim, ao longo deste ano letivo, serão dinamizadas atividades de agricultura, de jardinagem, de compostagem de resíduos orgânicos e utilização do composto daí resultante como adubo. Construir uma estufa para o “Jardim de Aromas”. Finalmente é de referir que estas atividades serão desenvolvidas com a participação dos pais e encarregados de educação bem como de outras entidades. Objetivos do Projeto: a) Promover e desenvolver o potencial participativo da comunidade escolar, de modo, que fique mais consciente dos problemas ambientais que se colocam no domínio da gestão dos resíduos; b) Tomar consciência das vantagens da utilização do composto orgânico na agricultura; c) Promover o cultivo de plantas aromáticas e medicinais; d) Estabelecer a ligação entre os conteúdos abordados nos programas escolares e a prática de atividades experimentais. e) Educar para a cidadania.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Projetos que estimulem a produção de recursos didáctico-pedagógicos de âmbito local. - Estimular e dar a conhecer saberes e práticas desenvolvidas ao nível do meio rural pelas comunidades locais. - Partilhar saberes do meio local, através dos pais e avós dos alunos da escola; - Promover hábitos e saberes da população local; - Transmitirem informação e aprendizagens à população do meio em que a escola está inserida. Desenvolvimento de projetos sócio-educativos alicerçados nos valores da solidariedade, sustentabilidade e eco-eficiência. Desenvolve objetivos que levem os alunos, a: - Terem os mesmos objetivos em relação ao meio ambiente. Isto torna-os solidários. - A praticar a política dos 3 RRR. - Adquirem regras e normas de conduta. - Conduz a um trabalho cooperativo Desenvolvimento de projetos sócio-educativos alicerçados nos valores da solidariedade, sustentabilidade e eco-eficiência. Desenvolve objetivos que levem os alunos, a: - Terem os mesmos objetivos em relação ao meio ambiente. Isto torna-os solidários. - A praticar a política dos 3 RRR. - Adquirem regras e normas de conduta. - Conduz a um trabalho cooperativo Projetos que incentivem a participação e o envolvimento da comunidade educativa e local em projetos municipais. Justificação: Se tivermos em conta que um dos grandes projetos municipais está relacionado com a salvaguarda do Ambiente e promover a cidadania como pilares da sustentabilidade, podemos dizer que este projeto vai incentivar e envolver a comunidade educativa e local no referido projecto municipal na medida em que: - Promove a separação doméstica de todas as fracções (embalagens de plástico, metal, vidro papel e cartão e fracção orgânica). - Com a divulgação de panfletos informativos promove-se uma reeducação da população escolar e dos respetivos agregados familiares. - Promove a participação de toda a comunidade educativa na Festa Verde.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 13
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 284
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 8

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são envolvidas na entrega de produtos para serem semeados e nas diferentes turmas os pais e avós, voluntariamente, vêm ajudar a preparar a terra, semear e plantar os produtos. também existem pais e avós que no dia-a-dia costumam vir tratar da horta com os alunos

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Envolvimento das famílias nas atividades escolares; - Promoção de hábitos de cidadania; - Desenvolvimento de valores da solidariedade, sustentabilidade e eco-eficiência; - Promoção de conduz a um trabalho cooperativo. estimulem a produção de recursos didáctico-pedagógicos de âmbito local. - Estimular e dar a conhecer saberes e práticas desenvolvidas ao nível do meio rural pelas comunidades locais

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O espaço da horta está dividido em talhões, conforme explicado em ficheiro anexo, onde cada ano de escolaridade é responsável, dividido em 4 espaços: pré-escolar (2 turmas), 2.º ano (4 turmas), 1.º ano (2 turmas) e 3.º e 4.º anos (4 turmas).

Como é feita a preparação do solo?

Antes de plantar é sempre solicitado o apoio à autarquia para a remoção das terra e fertilização com composto orgânico. Também os encarregados de educação ajudam na preparação do espaço.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Existência consolidada de árvores de fruto nos diferentes espaços verdes da escola: medronheiro, laranjeira, nespereira, limoeiro No espaço da horta:morangueiro, couves, alfaces, cenouras, rabanetes, tomates, feijão verde, feijoeiro. No espaço da horta: ervas aromáticas, hortelã, salsa, coentros, rosmaninho, alfazema, alecrim

Como é feita a gestão da rega?

É feita pelos responsáveis da cada um dos espaços e pelas monitoras do CAF e AEC, observando a necessidade de rega ou não

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

No dia-a-dia da escola.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Participação na festa verde do concelho de almada. Divulgação e venda dos produtos aos encarregados de educação.

 

Publicado por: Escola Básica Miquelina Pombo

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Professor coordenador da horta: Maria Manuela Barradas Domingues