Escola EBI Diogo Lopes Sequeira

a nossa horta bio

 
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A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe à 4 meses, com início dia 8 de janeiro.

Área aproximada da horta

10,40 X16,40= 170,56 m²

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Obter produtos hortícolas mais saudáveis logo uma alimentação mais saudável, fazer compostagem, aprender a tornar um terreno mais fértil através do processo da compostagem, aprender técnicas agrícolas, conhecer os utensílios e ferramentas, aprender quais são os animais amigos e inimigos dos produtos hortícolas. Observar as plantas e sementes. Identificar ervas aromáticas, ervas daninhas, legumes e plantas. Possibilitar momentos de convívio e de socialização, troca de saberes com alunos e familiares dos mesmos principalmente com os avós que são uma fonte inesgotável de conhecimento nesta área e que nos vão transmitindo através das nossas crianças que os questionam e nos trazem muita informação.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Pela 1ª vez a escola tem horta, logo é original. O interesse pelo espaço e a curiosidade em saber que produtos estão plantados e tentar identificá-los quando ainda mal se veem. Tanto a comunidade escolar como a população que passa próximo da horta.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Tecnológica.
  • N.º de alunos envolvidos: 45
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos:
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 45

Como são envolvidas as famílias?

Na troca de plantas e sementes para a horta e na compra de produtos da horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Para além dos anexos, (fotografias), os comentários das pessoas que passam perto da horta e vão elogiando o trabalho desenvolvido e pela satisfação dos alunos com os produtos que vão colhendo, vendo crescer, observando e comendo.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Terças-feiras na parte da manhã é dia de trabalhar na horta. A turma de 5º ano turma B, com a professora de EducaçãoTecnológica preparam a terra, cavam, apanham pedras, mondam, plantam, semeiam, transplantam, regam, das 9h e 40m às 11h e10m. Das 11h e 15m às 12 e 45m trabalha na horta a mesma professora com a turma A do 5º ano. Os alunos inscritos em Desenvolvimento Pessoal que são 4 e integram a turma B do 5º ano também vão para a horta às 8h e 30m nas terças-feiras.

Como é feita a preparação do solo?

Foram os alunos e a professora de educação de tecnológica do 2º ciclo que cavaram, apanharam muita pedra transportaram-na em carro de mão para outro local, porque o terreno ainda não tinha sido cultivado e tinha muita erva que também teve de ser arrancada. Iniciámos a recolha de restos de legumes não aproveitados para a confeção das sopas na cantina da escola para fazer compostagem. Folhas de árvores foram recolhidas e aplicadas no solo para o tornar mais permeável e fértil.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couves, rabanetes, morangueiros, courgettes, pepinos, batatas, cenouras, feijão verde, ervas aromáticas ( manjerona, orégãos, alecrim, hortelã, salsa, coentros, poejos ,rosmaninho,…), loureiro, framboeseiras, cabaças, abóboras, nabos,ervilhas, cebolo, chuchu….

Como é feita a gestão da rega?

São distribuídos alunos das turmas por semana para essa tarefa. Nas terças-feiras regam os alunos das 2 turmas. Sextas feiras rega a professora e alguns aluno da turma A do 5º ano porque é a turma com horário ao último tempo e temos que assegurar a frescura da terra no fim de semana.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Ainda não foi feita, uma vez que a nossa horta é muito recente e não houve necessidade de o fazer.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Como ainda é recente, não nos foi possível associar mais nenhuma atividade à existente.

 

Publicado por: Escola EBI Diogo Lopes Sequeira

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Professor coordenador da horta: Ana Isabel Barrancos Padilha