Escola Sec. de Vilela
a nossa horta bio
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Há quanto tempo existe uma horta na escola?
4 ANOS
Área aproximada da horta
10 M2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
De início, pretendeu-se criar uma horta e um canteiro de plantas aromáticas. Porém, o local escolhido para as espécimes hortícolas não se revelou adequada, pelo que se manteve, desde há quatro anos, o espaço inicial dedicado ás variedades aromáticas.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
- A proximidade com a comunidade escolar, já que se situam à entrada de um dos principais blocos de salas de aula do estabelecimento de ensino; - A articulação com áreas disciplinares do currículo do 3º ciclo do ensino básico; - A dinâmica criada pela expectativa acerca do que iria ser cultivado; - A discussão gerada pelas variedades menos comuns (rúcula selvagem, maçã camoesa, etc) - A ligação dos alunos à escola mesmo fora do período letivo, já que foram criados dois grupos, espontanea e voluntariamente, para regarem e fazerem a manutenção da horta, fora do período letivo. - discussão em torno de técnicas de trabalho na horta, por parte de alguns docentes do "Clube da Galocha" - grupo informal de professores que tem a seu cargo uma pequena horta doméstica; - articulação da manutenção da horta com o jardim de plantas aromáticas e do compostor.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 1
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais e Formação Cívica
- N.º de alunos envolvidos: 21
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 20
Como são envolvidas as famílias?
Os alunos foram cruciais na motivação e envolvimento parental, trazendo de casa exemplares para plantar, convidando os pais a visitar a horta, dinamizando grupos de manutenção e rega da horta para o período de férias.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- feirinha de produtos biológicos; - apresentação à comunidade docente de algumas aromáticas e sal aromatizado com ervas condimentares da horta; - discussão em torno de espécimes pouco comuns e de técnicas de trabalho na horta, por parte de alguns docentes do "Clube da Galocha" - grupo informal de professores que tem a seu cargo uma pequena horta doméstica; - articulação da manutenção da horta com o jardim de plantas aromáticas e do compostor.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- Os alunos da turma envolvida estão divididos em dois grupos, sendo atribuídas diversas tarefas rotativos dentro de cada um (rega; arejamento; sementeira; poda; plantação; sacha; etc.). - Em período de férias, foram criados dois grupos, espontanea e voluntariamente, para regarem e fazerem a manutenção da horta.
Como é feita a preparação do solo?
Arejamento, sacha e adubagem com estrume ou composto.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas aromáticas: manjerico, maçã camoesa, e lavanda Ervas condimentares: tomilho, hortelãs, cebolinho, caril, segurelha, oregãos, coentros, loureiro e salsa Ervas medicinais: limonete, camomila, hipericão e cidreira Ervas de uso esotérico: alecrim, incenso e arruda Plantas ornamentais: roseira e cameleira Plantas para salada: rúcula selvagem Árvore de fruto: macieira
Como é feita a gestão da rega?
Dependendo das condições climatéricas, a rega é feita 1 a 2 vezes por semana.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
por observação direta com auxílio de checklist. A única praga foi a de pulgões, pelo procuraram-se joaninhas no recinto escolar, que foram estrategicamente colocadas na planta infestada com o intuito de minorar o problema.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Feirinha de produtos biológicos Mostra de ervas aromáticas e condimentares Sal aromnatizado com ervas condimentares Oferta de salsa à funcionária colaboradora da horta