Jardim de Infância de Vale Serves
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Deste 1996/1997
Área aproximada da horta
2m por 1,5m
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
- Ver a nossa horta crescer e dar frutos. Foi muito bom ver esta transformação mágica, que a terra nos presenteou. Objetivos: -Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de todos. - Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação; - Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos; - Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido; - Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. O contacto com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que rebentam como magia, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, cuidar, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as crianças Hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelos educadores, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 3
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Pré-escolar
- N.º de alunos envolvidos: 54
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3
Como são envolvidas as famílias?
As famílias são envolvida na recolha das sementes.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Diariamente íamos regar a horta e foi muito bom ver, que todos os dias a natureza nos dava o privilégio de algo novo, uma flor ou um pequeno fruto... - Os pais referiam como a horta estava a crescer rapidamente e podia-se ver a boa evolução de um dia para o outro... (Germinação do feijão) foto 1921
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- Todas as salas do J.I. cuidaram, limparam, colocaram o composto, semearam e regaram. - A coordenadora do Eco-escolas fez um mapa, para semanalmente cada turma ser responsável por cuidar da horta.
Como é feita a preparação do solo?
- O solo foi todo limpo, retirado todas as ervas daninhas, colocar o composto e por último as sementes. Todas os dias as crianças regam.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
(Não temos desenhos/croqui da horta)
Como é feita a gestão da rega?
- Inicialmente regávamos com o regador, pois o sistema de rega não funcionava. Posteriormente conseguiu-se resolver essa questão. mas tínhamos sempre que regar com o regador, pois não era suficiente.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
-
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
- Fizemos uma deliciosa sopa com os tomates da nossa horta.