Jardim de Infância de Vale Serves

a nossa horta bio

 
  • Colocar o composto na terraColocar o composto na terra
  • Colocar o composto na terraColocar o composto na terra
  • Colocar o composto na terraColocar o composto na terra
  • Colocar o composto na terraColocar o composto na terra
  • Preparar a terra e transportar o compostoPreparar a terra e transportar o composto
  • Preparar a terra e transportar o compostoPreparar a terra e transportar o composto
  • Colocar o composto na terraColocar o composto na terra
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Deste 1996/1997

Área aproximada da horta

2m por 1,5m

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Ver a nossa horta crescer e dar frutos. Foi muito bom ver esta transformação mágica, que a terra nos presenteou. Objetivos: -Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de todos. - Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação; - Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos; - Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido; - Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. O contacto com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que rebentam como magia, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, cuidar, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as crianças Hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelos educadores, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Pré-escolar
  • N.º de alunos envolvidos: 54
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são envolvida na recolha das sementes.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Diariamente íamos regar a horta e foi muito bom ver, que todos os dias a natureza nos dava o privilégio de algo novo, uma flor ou um pequeno fruto... - Os pais referiam como a horta estava a crescer rapidamente e podia-se ver a boa evolução de um dia para o outro... (Germinação do feijão) foto 1921

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- Todas as salas do J.I. cuidaram, limparam, colocaram o composto, semearam e regaram. - A coordenadora do Eco-escolas fez um mapa, para semanalmente cada turma ser responsável por cuidar da horta.

Como é feita a preparação do solo?

- O solo foi todo limpo, retirado todas as ervas daninhas, colocar o composto e por último as sementes. Todas os dias as crianças regam.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

(Não temos desenhos/croqui da horta)

Como é feita a gestão da rega?

- Inicialmente regávamos com o regador, pois o sistema de rega não funcionava. Posteriormente conseguiu-se resolver essa questão. mas tínhamos sempre que regar com o regador, pois não era suficiente.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

-

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Fizemos uma deliciosa sopa com os tomates da nossa horta.

 

Publicado por: Jardim de Infância de Vale Serves

avatar

Professor coordenador da horta: Isabel Maria Ceia Faria Artur