Escola EB 2,3 de São Gonçalo

a nossa horta bio

 
  • Sistema rega gota a gotaSistema rega gota a gota
  • Sistema de regaSistema de rega
  • AlfacesAlfaces
  • NabiçasNabiças
  • CouvesCouves
A nossa horta foi assim em fevereiro
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

Área aproximada da horta

25m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Oferecer aos alunos em geral e os do ensino especial formação nesta área. Formação de currículos para alunos com CEI. Participar no Eco-Escolas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A escola poder oferecer e dar formação a alunos com CEI, ou a alunos que se inscrevam nos clubes- Jardinagem, agricultura, olaria e culinária.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Oficina da Jardinagem e Estudo do Meio
  • N.º de alunos envolvidos: 25
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são envolvidas através da solicitação para acompanhamento dos filhos na pesquisa de informação. Alguns pais são ainda solicitados a participar com sementes ou outros materiais.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Aos alunos com necessidades educativas permanentes, passaram a ser muito bem aceites pelos colegas da turma e da escola. Neste momento todos os alunos convivem em perfeita harmonia e respeito pelo outro.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está constituída por vários "canteiros" , cada um com a sua cultura. Todos os dias cada professor dirige-se à horta e à estufa, onde o Sr. Filipe, lhes dá as indicações do trabalho a ser feito, as tarefas são preparadas em equipa ( prof. Ensino Especial, professor acompanhante e o técnico da CMTV) , de acordo com as dificuldades e aptidões de cada aluno.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado da seguinte forma: 1- cava onde é misturado o húmus produzido no compostor e quando necessário mistura-se terra preta arenosa- Outubro e Novembro. 2- Dezembro, Janeiro e Fevereiro- Vão preparando os canteiros e semeando as primeiras culturas ( favas e ervilhas)

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, alfaces. brócolos, couve portuguesa, couve de bruxelas, feijão verde, tomate. O esquema da horta foi realizado pela Tatiana com a ajuda do Ruben ambos alunos NEEs permanentes.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é gota a gota.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização e controlo das pragas é feita pelo alunos com o Sr. Filipe e a Engª nas alturas que ela própria controla. Não são utilizados produtos químicos para combate das mesmas. A Engª é que faz as preparações com produtos permitidos e para o qual estes alunos podem utilizar sem qualquer perigo. assim por fezes não é muito eficaz, o ideal seria combater uma praga com outra praga, mas por enquanto na escola ainda não está a ser usada em virtude de muitos dos alunos serem portadores de deficiência mental.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Mercados e confeção de alimentos pela oficina da culinária. A semana Eco-Escolas, com a plantação das árvores pelos alunos do 6º ano e sementeira de árvores pelos alunos do 5ºano. Este ano ainda não foi realizado nenhum.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de São Gonçalo

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Professor coordenador da horta: Ana Paula Gomes Botelho