Escola EB1 de Abadias

a nossa horta bio

 
  • Rebentos do passado (ervas aromáticas - funcho)Rebentos do passado (ervas aromáticas - funcho)
  • Rebentos do passado (ervas aromáticas - hortelã)Rebentos do passado (ervas aromáticas - hortelã)
  • Rebentos do passado (hortaliças e legumes - couve)Rebentos do passado (hortaliças e legumes - couve)
  • Rebentos do passado (ervas aromáticas - alecrim)Rebentos do passado (ervas aromáticas - alecrim)
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Um ano.

Área aproximada da horta

20 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Participar ativamente no embelezamento dos espaços exteriores. Desenvolver o conhecimento dos alunos relativamente às espécies animais e vegetais existentes em habitats próximos da escola. Sensibilizar para a importância da Biodiversidade nos diversos habitats explorados. Educar o aluno para uma política de desenvolvimento sustentável. Consciencializar os alunos para a importância da preservação das espécies. Pesquisar e divulgar informação sobre agricultura biológica.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Revalorização da terra (solo) e participação ativa dos alunos em atividades que lhes são (maioritariamente) desconhecidas. A biodiversidade conseguida.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 12
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 282
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 40

Como são envolvidas as famílias?

Participação ativa nas tarefas (revolver a terra, monda, ...), envio de sementes e/ou plantas, aconselhamento e esclarecimento de procedimentos a ter.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Partilha de alimentos entre a comunidade escolar; Utilização de alimentos como ingredientes na confeção de alguns pratos (sopas e saladas); Observação do crescimento das espécies; Apreciação da diversidade; Participação ativa na manutenção do «seu» canteiro; Enfeite do espaço com espantalhos (reutilização de materiais); Realização e utilização de compostagem.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma tem o seu canteiro e organiza as tarefas necessárias.

Como é feita a preparação do solo?

Através de instrumentos tradicionais, adequados a cada tarefa.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Legumes, ervas aromáticas, hortaliças, ornamentais e frutos.

Como é feita a gestão da rega?

Rega tradicional (regador).

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não se verificou.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção e degustação de alimentos.

 

Publicado por: Escola EB1 de Abadias

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Esmeralda Gonçalves Cabeça