Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz

a nossa horta bio

 
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A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta horta iniciou-se no presente ano letivo

Área aproximada da horta

1200 Metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta pedagógica e biológica da escola foi concebida e promovida numa perspetiva de reutilizar o seu potencial educativo no sentido de proporcionar uma mais completa e eficiente educação alimentar da comunidade escolar com envolvimento das famílias. Pretende-se, pois, que esta se constitua como um importante recurso educativo que proporcione oportunidades para a compreensão da origem dos alimentos, a observação do seu desenvolvimento e dos processos de produção, bem como, o conhecimento dos alimentos hortícolas e da respetiva sazonalidade. É uma atividade que permite uma melhoria da qualidade ambiental através da manutenção da qualidade de solo e da biodiversidade e, consequentemente, da estrutura ecológica. Os principais objetivos da sua criação foram: • Fomentar a prática tradicional ou biológica, dando oportunidade de cultivar os produtos com os alunos; • Promover uma alimentação saudável com produtos biológicos; • Sensibilizar a comunidade escolar e suas famílias para o respeito e defesa do ambiente; • Valorizar o espírito dos alunos na utilização do espaço e na manutenção do mesmo; • Potenciar a utilização da compostagem e sensibilizar relativamente às questões dos resíduos; • Promover a formação pedagógica dos alunos, no que diz respeito à produção de alimentos saudáveis através das práticas amigas do ambiente; • Proporcionar oportunidades para os alunos observem e compreendam a origem de alguns alimentos, o ciclo de vida das plantas que os originam, a sua sazonalidade e as condições de produção.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade consiste que estas hortas são modelos de promoção da educação ambiental desenvolvendo conceitos de desenvolvimento sustentável que é uma ferramenta indispensável para a construção de novos saberes e atitudes orientados para o desenvolvimento de uma sociedade preocupada com questões ambientais, enquanto fator essencial à qualidade de vida.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 7
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Higiene , saúde e segurança no trabalho; Horticultura ; Ciências Naturais ; PTA
  • N.º de alunos envolvidos: 22
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: todos os EE dos 22 alunos

Como são envolvidas as famílias?

• Intercâmbio de saberes; • Doação de sementes; • Workshops sobre Segurança Alimentar e Nutricional; • Mediadores de informação com o exterior; • Consumo de alimentos de elevado poder nutritivo provenientes da horta pedagógica/biológica.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta pedagógica/Biológica inserida no ambiente escolar é uma ferramenta bastante eficaz na formação integral da comunidade escolar e familiar. Esta desenvolveu um importante papel, pois alguns pais passaram a mudar, ou pelo menos tentar mudar, seus hábitos alimentares nada saudáveis e outros criam em casa pequenas hortas sob a orientação da formadora.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita consoante a necessidade do solo (água e adubo orgânico, mondas e sachas), das plantas (desbaste), e, dos ataques das doenças e pragas (controlo e combate com métodos preventivos e/ ou curativos). As tarefas estão a cargo do responsável de cada bancada.

Como é feita a preparação do solo?

Primeiramente faz-se uma análise de solo que permitirá obter informação sobre o tipo do solo, os seus nutrientes, o pH e a percentagem da matéria orgânica presentes no mesmo. Esta prática agrícola é importante, pois permite saber em que condições se encontra o solo e que correções serão necessárias fazer. É na fase de correção que se deve aplicar o composto produzido nos compostores, rico em nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas da horta Pedagógica/Biológica. De seguida faz-se a mobilização do solo e o controlo de infestantes (solarização). Depois desenha-se uma estrutura em bancada (talhões) em tiras. A estrutura tem bancadas horizontais, verticais e diagonais com corredores que servirão para tratar de cada bancada sem pisar as culturas. A altura de cada bancada é de 40centimetros. As bancadas são constituídas por uma carga de composto, cavadas em profundidade. É importante trabalhar a partir de corredores de cultivo de forma a evitar a sua compactação. Depois de alcançar uma altura de 40centimetros é passado um ancinho para conseguir uma bancada uniforme. Por último põe-se sobre a superfície da bancada dois ou três centímetros de composto. Depois de compactar ligeiramente lateralmente para evitar a perda de terra e permitir regar plantações sem perda de água.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Qualquer que seja a forma escolhida para se associarem culturas, o mais importante é saber dar a cada planta, o espaço, a água e luz que são necessários. A sobreposição conduz à perda de todos os benefícios resultantes duma consociação. • Alface--------------cenoura, pepino • Alhos---------------couve • Beterraba-----------cebola, couve rábano • Couve-flor---------aipo • Espinafre----------Morangueiro, feijão • Orégão-------------Todas as hortícolas

Como é feita a gestão da rega?

A água é da rede da escola. Os alunos interiorizaram os princípios da sua utilização racional que foram aplicados na rega da horta.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Com: • Substâncias de origem de origem animal e vegetal, • Microorganismos utilizados na luta contra pragas • Substâncias que só podem ser utilizadas em armadilhas • Plantas com propriedades fungicidas e insecticifugas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Somente atividades agrícolas.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz

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Professor coordenador da horta: Alzira Costa