Escola EBI de Biscoitos
a nossa horta bio
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Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 anos.
Área aproximada da horta
100 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A escola dos Biscoitos está integrada em meio rural. Todavia, os alunos não possuem conhecimentos hortícolas, apesar dos seus avós e pais mais idosos os possuírem mas para um número reduzido de espécies (essencialmente batata; cebola; couves, abóbora; tomates). Assim, pretende-se que os alunos deem mais atenção (valorizem) aos conhecimentos hortícolas existentes no seu território e adquiram novos conhecimentos e competências na área da AB. Promovam hortas nos espaços da sua família e transportem para a escola experiencias efetuadas ou observadas no seu território assim como no sentido contrário. Promovam competências necessárias à sobrevivência, saúde e conhecimentos alimentares.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Tem levado a que os alunos envolvidos promovam hortas nos espaços da sua família e transportem para a escola experiências efetuadas ou observadas no seu território, assim como no sentido contrário.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 4
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: No curso UNECAS (2ºciclo) disciplina de “Horta Biológica”. Educação informal em intervalos e tempos livres (ateliês).
- N.º de alunos envolvidos: 23
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1
Como são envolvidas as famílias?
Na troca de saberes, sementes, plantios, produtos e fotos realizadas pelos alunos. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos. Início de hortas individuais em espaços da família. Pedido de plantios e produtos alimentares da horta.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Por indicação e orientação do prof. mais experiente.
Como é feita a preparação do solo?
Com inclusão de composto e sem reviramento.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
No interior: Feijão-verde/nabos/salsa/alfaces/caril/rúcula Alho francês/salsa/cebolinho/aipo/hortelã pimenta Morangos/ Alho francês/sálvia/nêveda/arruda/couve chinesa/repolho roxo Alfazema e alecrim em vasos No exterior : Couves/aromáticas/favas
Como é feita a gestão da rega?
Rega gota a gota da responsabilidade do prof.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Com portas de rede-arejamento. Chá cavalinha e de tomilho. Maceração de urtigas. Óleo de Neem.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Mercadinho Biológico no interior da escola; elaboração de compotas pelos alunos do curso de padeiro/pasteleiro.