Escola EB 2,3 Virgínia Moura

a nossa horta bio

 
  • As primeiras plantações
Inicio da dinamização do espaço hortas bio com a plantação de morangos.As primeiras plantações Inicio da dinamização do espaço hortas bio com a plantação de morangos.
  • O interior da estufa
Totalmente despida de vida...a nossa estufa vai renascer...O interior da estufa Totalmente despida de vida...a nossa estufa vai renascer...
  • A estufa
Local destinado para realizar o projeto Hortas Bio.A estufa Local destinado para realizar o projeto Hortas Bio.
  • A estufa em movimento
Inicio dos trabalhos de recuperação do espaço da estufaA estufa em movimento Inicio dos trabalhos de recuperação do espaço da estufa
A nossa horta foi assim em fevereiro
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe desde o início deste ano letivo.

Área aproximada da horta

30 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A Horta Biológica da Escola Básica Virgínia Moura, criada em setembro, tem uma função educativa, formativa e social. Ensinar a cultivar produtos mais saudáveis para a alimentação e a promoção de boas práticas agrícolas, desenvolver uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, e social, bem como para a sua educação alimentar, assim como de atividades didáticas e de proximidade com a comunidade envolvente são objetivos desta Horta Biológica. Produtos hortícolas como ervilhas, alface e favas são alguns dos produtos que foram cultivados.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Promoveu uma interdisciplinaridade e demonstrou um planeamento integrado das atividades ao longo do ano numa perspetiva de diversidade disciplinar e integração curricular. Partilha de saberes intergeracionais (alunos da EB 2,3 e alunos séniores da Universidade Sénior de Moreira de Cónegos). Promoção de workshop sobre Alimentação Saudável e Económica.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, Geografia, Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e Tecnológicas
  • N.º de alunos envolvidos: 40
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 30

Como são envolvidas as famílias?

Através da participação da Universidade Sénior de Moreira de Cónegos, que a título voluntário acedeu colaborar neste projeto compartilhando com os alunos a sua sabedoria baseada em técnicas ancestrais. Na participação do Workshop " Alimentação Saudável e Económica", com a utilização de alguns produtos da estufa. Venda a preço simbólico de produtos da estufa na Feira Medieval realizada na Escola, atividade aberta a toda a comunidade.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Valorização do trabalho na terra desconstrução de alguns preconceitos relativamente à atividade agrícola. Mudanças ao nível de aceitação e integração na alimentação de maior quantidade de legumes, para uma melhor alimentação. Valorização dos saberes culturais de outras gerações. Reconhecimento da importância da partilha de saberes entre gerações. Promoção do saber ser e saber estar em sociedade.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi definida uma metodologia que envolvia algumas fases do projeto: 1ª fase: Falar com Direção/ professores/ alunos do 8º ano de escolaridade – dar conhecimento, verificar disponibilidade de partilhar/cooperação entre turmas. 2ª Fase: Preparar estufa: - ver material disponível ( material de rega, roupa proteção, condições da estufa) - retirar plantas secas; sachar a terra; regar preparando-a para cultivo - pesquisar/ decidir o que plantar de acordo com a época, dividindo o terreno em áreas dentro da estufa ( fazer planta da estufa e ver o que os alunos podem trazer de casa- colaboração/ envolvimento indireto dos pais no projeto) 3ª Fase: Cultivo de plantas / alimentos na estufa Manutenção, rega controlada alternando turmas Colheita/substituição de plantações 4ª Fase Apresentação do trabalho desenvolvido na semana da saúde, à comunidade escolar (projeção de vídeos ou fotos, apresentação de uma salada dos nossos alimentos cultivados…).

Como é feita a preparação do solo?

- retirar plantas secas; sachar a terra; regar preparando-a para cultivo.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

- Favas - Ervilhas - Alface - Nabiças - Alhos - salsa - Espinafres - beringela - couve ( ao longo do ano houve mudança de culturas, logo envio o croqui inicial)

Como é feita a gestão da rega?

A rega e feita pelos alunos envolvidos e com a colaboração dos funcionários da escola, intercalando os dias de acordo com a disponibilidade.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não temos verificado graves problemas relativamente a esta situação. Na zona exterior da estufa, verificou-se alguns " piolhos" nas favas, que procurou-se eliminar borrifando as plantas com água e vinagre.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Venda, a preço simbólico, de produtos na Feira Medieval - Workshop " Alimentação saudável e económica" aberta a toda a comunidade - Realização do vídeo " Previne-te em consciência" em parceria com Universidade Sénior de Moreira de Cónegos e Liga Portuguesa Contra o Cancro- Região Norte (ver site: http://www.youtube.com/watch?v=dOzS_FzLh4I )

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Virgínia Moura

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Professor coordenador da horta: Carla Gabriela Sousa