Escola EB 2,3 Santa Clara

a nossa horta bio

 
  • Últimos pormenores.Últimos pormenores.
  • As primeiras transplantadas.As primeiras transplantadas.
  • Passar à prática.Passar à prática.
  • Demonstração de transplantação.Demonstração de transplantação.
  • Recolha de alface para transplantar.Recolha de alface para transplantar.
  • Recolha de hortelã para transplantar.Recolha de hortelã para transplantar.
  • As primeiras sementes lançadas à terra.As primeiras sementes lançadas à terra.
  • Preparação da terra.Preparação da terra.
  • Horta com as primeiras plantas.Horta com as primeiras plantas.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

Área aproximada da horta

Horta de varanda - 2 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Sensibilizar os alunos para as hortas biológicas. Aproveitamento de pequenas áreas para produção de produtos hortícolas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A própria originalidade da ideia de criar uma horta sem terreno arável para a mesma. Reutilização de paletes de madeira na construção dos canteiros.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Tecnológica, Ciências Naturais e Espaço Eco-Escola.
  • N.º de alunos envolvidos: 12
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Na colaboração de recolha de sementes ou plantas para a horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Grande adesão dos alunos envolvidos. Razoável colaboração das famílias. Elogios nacionais e internacionais no Blog http://ecosantaclara.blogspot.com

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Temos o Espaço Eco-Escola onde os alunos voluntariamente colaboram nas atividades. Colaboraram na construção dos contentores de terra e na construção dos compostores. Colaboraram na sementeira e plantação. A limpeza de ervas daninhas e controle de pragas é realizada conforme as necessidades. Estamos envolvidos no Projeto Re-Planta, com formação de professores em compostagem e hortas biológicas e desafios semanais aos alunos sobre manutenção de horta.

Como é feita a preparação do solo?

Foi fornecida terra com composto pela Câmara Municipal de Évora. Esta foi colocada em contentores construídos para o efeito.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Produtos hortícolas (alface, couve, espinafres e nabiças) e ervas aromáticas (salsa, coentros, hortelã, poejos e manjerona). Também temos canteiros com flores, em contentores de terra semelhantes.

Como é feita a gestão da rega?

Bi semanal, quando necessária.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Por observação direta e com recurso a produtos biológicos.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Serão distribuídos à comunidade por solicitação, visto que não são produzidos em quantidade, mas sim por amostra. As cozinheiras utilizam alguns dos produtos.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Santa Clara

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Professor coordenador da horta: Vítor Manuel Xarepe Maltinha