Centro Infantil de Setúbal "O Ninho"

a nossa horta bio

 
  • As minhocas no seu paraíso!As minhocas no seu paraíso!
  • As crianças do Sonho a colocarem as minhocas no compostor para transformar os resíduos em HumusAs crianças do Sonho a colocarem as minhocas no compostor para transformar os resíduos em Humus
  • As crianças do Sonho a colocarem as minhocas no compostor para transformar os resíduos em Humus.As crianças do Sonho a colocarem as minhocas no compostor para transformar os resíduos em Humus.
  • As crianças do Sonho a colocarem as minhocas no compostor para transformar os resíduos em Humus.As crianças do Sonho a colocarem as minhocas no compostor para transformar os resíduos em Humus.
  • o nosso compostoro nosso compostor
  • espaço para a compostagem.espaço para a compostagem.
  • Horta com plantação de couves.Horta com plantação de couves.
  • espaço de horta onde começámos a plantar plantas de cheiro como alecrim, alfazema.espaço de horta onde começámos a plantar plantas de cheiro como alecrim, alfazema.
  • espaço de horta onde começámos a plantar plantas de cheiro como alecrim, alfazema.espaço de horta onde começámos a plantar plantas de cheiro como alecrim, alfazema.
  • Horta com plantação de alfaces e espaço para mais plantações.Horta com plantação de alfaces e espaço para mais plantações.
  • espaço na horta onde estão plantadas as nossas alfaces.espaço na horta onde estão plantadas as nossas alfaces.
  • Dia da Árvore - 21 de Março...Fomos ao nosso jardim plantar umas lindas Oliveiras.Dia da Árvore - 21 de Março...Fomos ao nosso jardim plantar umas lindas Oliveiras.
  • Dia da Árvore - 21 de Março...Fomos ao nosso jardim plantar umas lindas Oliveiras.Dia da Árvore - 21 de Março...Fomos ao nosso jardim plantar umas lindas Oliveiras.
  • Dia da Árvore - 21 de Março...As nossas Oliveiras à espera para serem plantadas!Dia da Árvore - 21 de Março...As nossas Oliveiras à espera para serem plantadas!
  • Dia da Árvore - 21 de Março
Fomos ao nosso jardim plantar umas lindas Oliveiras.Dia da Árvore - 21 de Março Fomos ao nosso jardim plantar umas lindas Oliveiras.
  • Dia da Árvore - 21 de Março
Fomos ao nosso jardim plantar umas lindas Oliveiras.Dia da Árvore - 21 de Março Fomos ao nosso jardim plantar umas lindas Oliveiras.
  • Dia da Árvore - 21 de Março
Fomos ao nosso jardim plantar umas lindas Oliveiras.Dia da Árvore - 21 de Março Fomos ao nosso jardim plantar umas lindas Oliveiras.
  • As crianças do Sonho a colocarem as minhocas no compostor para transformar os resíduos em HumusAs crianças do Sonho a colocarem as minhocas no compostor para transformar os resíduos em Humus
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde Novembro de 2012

Área aproximada da horta

20 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A criação da horta teve como base o desejo de expansão de uma projecto que educasse as nossas crianças para a preservação da natureza e do espaço que nos rodeia. Para tal, reativámos e requalificámos os terrenos da antiga horta (que se encontrava ao abandono), para criar a NOSSA HORTA BIOLÓGICA. Assim sendo, este projecto tem como principais objectivos: - criação e manutenção de uma horta pedagógica tendo como prioridade a partilha de experiencias e saberes; - proporcionar às crianças aprendizagem ao nível da agricultura biológica bem como participarem na sementeira, na plantação de produtos e na colheita dos mesmos; - promover junto das crianças e das suas famílias o consumo de produtos de origem biologica, sensibilizando-os para as suas vantagens;

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O nosso projecto denota originalidade na medida em que a nossa hosta está inserida numa pequena quinta pedagógica, onde existem galinhas, fracas e porquinhos da Índia. A realização da compostagem é feita pelos alunos, através do aproveitamento do lixo orgânico produzido pela cozinha da Instituição. As nossas crianças têm por hábito a colheitas dos produtos da horta, os quais são (posteriormente) entregues na Cozinha para a confecção de receitas saudáveis (sopas e saladas). Nas salas são utilizados também os produtos da horta para a realização de actividades de culinária.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Valência de Jardim-de-Infância e creche
  • N.º de alunos envolvidos: 80
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 20
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

Como são envolvidas as famílias?

As Famílias têm conhecimento do nosso projecto através da Directora da Instituição e das Educadoras das Salas. Ao longo do Ano Lectivo têm sido pedido Às familias a sua colaboração e envolvimento em diversas actividades agriculas, desde a dádiva de sementes ou plantas a semear e plantar. Deste modo todas as famílias dão o seu contributo com conhecimentos na implementação e conhecimento de hortas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Todos os dias os pais e as crianças vão visitar a horta para ver com estão a crescer os nossos produtos plantados e semeados. Numa das actividades relacionadas com a horta, foi pedido aos pais que trouxessem plantas ou sementes de cheiro. A adesão foi enorme, e as famílias gostaram de plantar os produtos com as crianças Nos alunos podemos comprovar que alguns que não comiam verduras, passaram a comer por ser produtos da nossa horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A nossa horta pedagógica é composta por diversos canteiros, cada com as sua cultura. A manutenção da horta é feita todos os dias por parete dos alunos e professores, com a ajuda do Sr.Dorin, que dá as indicações sobre o trabalho a fazer. São as crianças que semeiam, plantam e que apanham os produtos. Os produtos são semeados e/ou plantados de acordo os canteiros. Neste momento temos plantado/semeado: Alfaces, couves, batatas, alhos franceses, bróculos, feijões, beterraba, courgete e cenouras. Esta horta tem também árvores de fruto: nerpereira, morangeiro, limoeiro. Temos ainda o canteiro das ervas aromáticas (muitas delas trazidas pelas famílias) e também temos algumas ervas aromáticas no meio das plantações para elimininar as pragas. Todos os canteiros estão devidamente identificados com placas.

Como é feita a preparação do solo?

o solo é preparado da seguinte forma: 1º: Cavamos bem a terra, limpamos as ervas daninhas e retiramos algumas pedras e ramos maiores; 2º: o solo é fertilizado com o humus produzido nos nossos compostor; 3º começamos a semear as diversas culturas.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento temos na nossa horta batatas, couve galega, couve coração de boi, couve lombardo, alface, alhos, cebolinho, alho francês, beterraba e courgete. Temos, também, salsa, hortelã pimenta, alecrim, tomilho, erva caril e pés de morangos.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita sempre que necessário através de regas automáticas e pelas crianças.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Até ao presente momento não houve pragas ou doenças. no entanto utilizamos a consorciação de culturas para criar barreiras contra a dispersão biológica de organismos de pragas através das culturas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Prenda do Dia da mãe: jarro com alecrim apanhado da nossa horta. Actividade do Dia da Família: Plantar ou semear produtos de cheiro com alecrim, hortelã, salsa, coentros, entre outros; Práticamente todos os dias são colhidos alimentos da horta para a confecção de sopas e saladas. são também colhidos alimentos para actividades de culinária na sala (Bolo Verde, feito com alfaces). Na festa Final de ano vai haver uma banca onde serão vendidos os produtos da nossa horta.

 

Publicado por: Centro Infantil de Setúbal "O Ninho"

avatar

Professor coordenador da horta: Ana Inês dos Santos Passos Rico