Escola EB 2,3 João de Meira

a nossa horta bio

 
  • HORTA SIM! MAS COM AJUDA.HORTA SIM! MAS COM AJUDA.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe à 6 anos.

Área aproximada da horta

Aproximadamente 24 metros quadrados.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta faz parte de uma educação ambiental, pedra angular da saúde. O contacto com "a terra" é fundamental para o equilíbrio emocional do homem e para os alunos é ainda um meio previligiado de adquirir vastíssimas competências. Inicialmente o espaço foi um "Jardim d' Aromas" , dividido em talhões cultivados por alunos, professores, encarregados de educação, funcinários e a Câmara Municipal. O objetivo deste projeto foi a redução do sal na alimentação. Posteriormente partiu-se para a plantação de hortícolas tendo como principal objetivo ajudar as famílias dos alunos mais carenciados.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O projeto que associou o "Jardim d' Aromas" à redução do consumo diário de sal, feito em parceria com o Centro Hospitalar do Vale do Ave, foi pioneiro a nível nacional tendo sido divulgado em alguns países e será publicado numa revista científica americana.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais
  • N.º de alunos envolvidos: 20
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

O envolvimento das famílias é indireto. Contribuem com produtos e principalmente com saberes.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta motivou muitos alunos para a prática da agricultura. Alguns professores, assistentes operacionais e outros utilizaram o espaço disponível para fazerem as suas próprias hortas. Serviu também para que alguns elementos da comunidade construissem a sua horta em varandas e terraços.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A rega é automática. A restante manutenção é feita pelos alunos do Clube de Jardinagem e por docentes e funcionários que têm a sua horta no mesmo espaço.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita através da construção de camalhões que contêm o restolho e o composto produzido na escola.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface/Couve lombarda/Cebola/Couve galega/Feijão

Como é feita a gestão da rega?

A rega é gota-a-gota.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Esta monitorização é feita com a observação direta das culturas e o controlo das pragas seguindo o formulário da agricultura biológica.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Concursos de fotografia. Pequeno mercado. Confeção de alimentos.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 João de Meira

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Professor coordenador da horta: Maria Manuela Saavedra Teixeira