Centro de Act. Infantil de Évora

a nossa horta bio

 
  • As sementeiras, por vezes fazem-se numa primeira fase nas salas e só depois procedemos à plantação na horta. Com o rigor do Inverno este ano este foi um procedimento utilizado por várias salas.As sementeiras, por vezes fazem-se numa primeira fase nas salas e só depois procedemos à plantação na horta. Com o rigor do Inverno este ano este foi um procedimento utilizado por várias salas.
  • Todas as semanas crianças das diversas salas se deslocam a pé à horta, para manter a horta e trazer alguns produtos para o colégio. à sua passagem já vão sendo reconhecidos pela comunidade, como os Todas as semanas crianças das diversas salas se deslocam a pé à horta, para manter a horta e trazer alguns produtos para o colégio. à sua passagem já vão sendo reconhecidos pela comunidade, como os "meninos da horta".
  • Pormenor que demosntra que existem ervas aromáticas utilizadas na culinária do Alentejo: hortelã, poejo, salsa e coentros.Pormenor que demosntra que existem ervas aromáticas utilizadas na culinária do Alentejo: hortelã, poejo, salsa e coentros.
  • Pormenor em que se pode verificar que as diferentes plantas se encontram identificadas através de imagens e palavras.Pormenor em que se pode verificar que as diferentes plantas se encontram identificadas através de imagens e palavras.
  • Pormenor da alguns dos canteiros, em uqe se pode verificar que fazemos o aproveitamento das águas através da colocação de alguns canos que permitem que a água excedente da rega dos canteiros do jardim, seja reaproveitada para a rega da nossa horta.Pormenor da alguns dos canteiros, em uqe se pode verificar que fazemos o aproveitamento das águas através da colocação de alguns canos que permitem que a água excedente da rega dos canteiros do jardim, seja reaproveitada para a rega da nossa horta.
  • Aspeto geral do espaço da horta situada em pleno Centro Histórico da cidade de Évora, em espaço cedido pela autarquiaAspeto geral do espaço da horta situada em pleno Centro Histórico da cidade de Évora, em espaço cedido pela autarquia
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há quatro anos

Área aproximada da horta

20m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A maior motivação é o facto de sermos uma eco-escola. Outra motivação foi o facto de não termos possibilidade de termos uma horta nas instalações do colégio e sentirmos muita necessidade de proporcionar às crianças o contato com a terra.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade deste projeto é o facto da nossa horta não estar dentro das instalações do colégio. Isso leva-nos a sair pelas ruas da nossa cidade de ferramentas e plantas na mão, dando um verdadeiro testemunho à comunidade local. Por outro lado o facto da horta se encontrar em pleno centro histórico, numa zona extremamente urbana e histórica, permite uma transformação na paisagem muito interessante. Os turistas apreciam e a comunidade usufrui de algumas plantas. É um processo muito interativo e dinâmico.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 50
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 80

Como são envolvidas as famílias?

As familias participam ativamente em diversos momentos: ajudar a preparar a terra, explicar coisas que não sabemos, comprando alguns produtos da horta, visitando com os seus filhos e familiares, divulgando nas suas páginas do facebook e partilhando fotos...

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Um exemplo muito ilustrativo do impacto na comunidade são os comentários que as pessoas fazem quando nos deslocamos à horta: "lá vão eles para a horta", "mas que meninos trabalhadores", "então hoje o que colheram?" Outro exemplo que podemos dar é o facto de, quando nos aproximamos da horta, as crianças começarem a correr para verem se as plantas cresceram, se temos morangos, ou se há plantas em flor. A nossa horta é o exemplo de que com pouco se pode fazer muito. Apesar de muito pequena a nossa horta é o testemunho de como é possível aprender através da ação e que o conhecimento se constroi pela experimentação.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as semanas as diversas salas (4) se deslocam à horta, em dias diferentes, garantindo a manutenção da horta. As crianças do ATL, são responsáveis pela compostagem ( Que acontece no Alto de S. Bento, sendo posteriormente o composto transportado pelo nosso motorista para a horta). Quando precisamos de cavar, pedimos ajuda aos pais e temos sempre voluntários para esse trabalho. Existe muita cooperação e entreajuda.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é cavado manualmente, colocamos composto resultante da nossa compostagem e vamos fazendo manutenção ao logo de todo o ano.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Aqui o nosso trabalho ainda está pouco estruturado. O espaço não permite muitas consociações e temos estado a tentar aprender a melhor forma de o fazermos. Neste momento temos morangueiros/alhos, morangueiros/cebolas, beldroegas/couves. Para alem destas plantas na horta temos: Hortelã, coentros, salsa, cenouras, milho, batata, feijão, pimentos, tomateiros, chá príncipe, oregãos, cougetes.

Como é feita a gestão da rega?

Durante o Inverno não necessitámos regar muito a horta. Neste momento temos que realizar regas diárias com água da rede pública, pois não temos possibilidade de fazer aproveitamento das águas pluviais. A nossa horta beneficia ainda, em algumas zonas, da rega noturna feita à relva dos espaços contíguos à horta.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não temos tido necessidade de controlar pragas e doenças. Apenas temos dificuldade em controlar o acesso dos cães e para tal estamos a pensar para o próximo ano letivo, desenvolver uma campanha de sensibilização aos donos dos animais. Em relação aos pássaros colocámos algumas flores feitas a partir de garrafões de plástico que simultaneamente servem de "espantalhos" e de elementos decorativos.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Sempre que possível "vendemos" os nossos produtos aos pais. Todas as semanas levamos para a cozinha os nossos temperos, que também disponibilizamos a alguns moradores da zona. Aproveitamos o espaço envolvente para que as crianças contactem com a terra e possam brincar num espaço ao ar livre. Também realizamos piqueniques na horta, onde se contam histórias, se fazem dramatizações, cantam canções. Ou seja, o espaço da horta é entendido como mais um recurso para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas. Um outro tipo de atividades que desenvolvemos é dar resposta a solicitações de outros estabelecimentos. Recebemos visitas de outras escolas, explicamos o nosso projeto e tentamos motivar as crianças e professores a criarem a sua própria horta.

 

Publicado por: Centro de Act. Infantil de Évora

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Professor coordenador da horta: Maria de Fátima Aresta Godinho