Centro de Act. Infantil de Évora
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe há quatro anos
Área aproximada da horta
20m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A maior motivação é o facto de sermos uma eco-escola. Outra motivação foi o facto de não termos possibilidade de termos uma horta nas instalações do colégio e sentirmos muita necessidade de proporcionar às crianças o contato com a terra.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A originalidade deste projeto é o facto da nossa horta não estar dentro das instalações do colégio. Isso leva-nos a sair pelas ruas da nossa cidade de ferramentas e plantas na mão, dando um verdadeiro testemunho à comunidade local. Por outro lado o facto da horta se encontrar em pleno centro histórico, numa zona extremamente urbana e histórica, permite uma transformação na paisagem muito interessante. Os turistas apreciam e a comunidade usufrui de algumas plantas. É um processo muito interativo e dinâmico.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 4
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
- N.º de alunos envolvidos: 50
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 80
Como são envolvidas as famílias?
As familias participam ativamente em diversos momentos: ajudar a preparar a terra, explicar coisas que não sabemos, comprando alguns produtos da horta, visitando com os seus filhos e familiares, divulgando nas suas páginas do facebook e partilhando fotos...
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Um exemplo muito ilustrativo do impacto na comunidade são os comentários que as pessoas fazem quando nos deslocamos à horta: "lá vão eles para a horta", "mas que meninos trabalhadores", "então hoje o que colheram?" Outro exemplo que podemos dar é o facto de, quando nos aproximamos da horta, as crianças começarem a correr para verem se as plantas cresceram, se temos morangos, ou se há plantas em flor. A nossa horta é o exemplo de que com pouco se pode fazer muito. Apesar de muito pequena a nossa horta é o testemunho de como é possível aprender através da ação e que o conhecimento se constroi pela experimentação.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todas as semanas as diversas salas (4) se deslocam à horta, em dias diferentes, garantindo a manutenção da horta. As crianças do ATL, são responsáveis pela compostagem ( Que acontece no Alto de S. Bento, sendo posteriormente o composto transportado pelo nosso motorista para a horta). Quando precisamos de cavar, pedimos ajuda aos pais e temos sempre voluntários para esse trabalho. Existe muita cooperação e entreajuda.
Como é feita a preparação do solo?
O solo é cavado manualmente, colocamos composto resultante da nossa compostagem e vamos fazendo manutenção ao logo de todo o ano.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
Aqui o nosso trabalho ainda está pouco estruturado. O espaço não permite muitas consociações e temos estado a tentar aprender a melhor forma de o fazermos. Neste momento temos morangueiros/alhos, morangueiros/cebolas, beldroegas/couves. Para alem destas plantas na horta temos: Hortelã, coentros, salsa, cenouras, milho, batata, feijão, pimentos, tomateiros, chá príncipe, oregãos, cougetes.
Como é feita a gestão da rega?
Durante o Inverno não necessitámos regar muito a horta. Neste momento temos que realizar regas diárias com água da rede pública, pois não temos possibilidade de fazer aproveitamento das águas pluviais. A nossa horta beneficia ainda, em algumas zonas, da rega noturna feita à relva dos espaços contíguos à horta.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Não temos tido necessidade de controlar pragas e doenças. Apenas temos dificuldade em controlar o acesso dos cães e para tal estamos a pensar para o próximo ano letivo, desenvolver uma campanha de sensibilização aos donos dos animais. Em relação aos pássaros colocámos algumas flores feitas a partir de garrafões de plástico que simultaneamente servem de "espantalhos" e de elementos decorativos.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Sempre que possível "vendemos" os nossos produtos aos pais. Todas as semanas levamos para a cozinha os nossos temperos, que também disponibilizamos a alguns moradores da zona. Aproveitamos o espaço envolvente para que as crianças contactem com a terra e possam brincar num espaço ao ar livre. Também realizamos piqueniques na horta, onde se contam histórias, se fazem dramatizações, cantam canções. Ou seja, o espaço da horta é entendido como mais um recurso para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas. Um outro tipo de atividades que desenvolvemos é dar resposta a solicitações de outros estabelecimentos. Recebemos visitas de outras escolas, explicamos o nosso projeto e tentamos motivar as crianças e professores a criarem a sua própria horta.