Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação

a nossa horta bio

 
  • Semeadura das batatasSemeadura das batatas
  • Colocação de composto e estrume 2Colocação de composto e estrume 2
  • Colocação de composto e estrume 1Colocação de composto e estrume 1
  • Batatas para semearBatatas para semear
  • Corte das batatas para semearCorte das batatas para semear
  • Preparação do terreno 2Preparação do terreno 2
  • CompostoComposto
  • CompostagemCompostagem
  • Preparação do terreno 1Preparação do terreno 1
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

No ano letivo 2011/2012 foi criado um pomar na escola com laranjeiras e limoeiros e também um novo canteiro de ervas aromáticas situado no recreio da escola. No início do presente ano letivo, criou-se no pomar uma horta.

Área aproximada da horta

Horta de cerca de 120 m2 implantada num pomar de área de mais de 1000 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Promover a sustentabilidade e o envolvimento da comunidade escolar; - Promover a participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, e social, bem como para a sua educação alimentar; - Dinamizar núcleos de atividades na escola; - Proceder ao aproveitamento de espaços verdes existentes na escola; - Divulgar técnicas e métodos utilizados na agricultura biológica.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Esta horta é uma horta tradicional uma vez que, existe na escola muito terreno para cultivo. Tentou ser a recriação do processo de plantação e sementeira de acordo com a agricultura tradicional que se praticava nesta zona. A plantação de abóboras feita em todo o pomar junto às laranjeiras destina-se aproveitar o sistema de rega gota-a-gota.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Formação Cívica, Ciências Naturais, núcleo Hortas Bio
  • N.º de alunos envolvidos: 60
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 15

Como são envolvidas as famílias?

As famílias envolveram-se no projeto, quer cedendo o estrume, sementes e plantas, quer através do intercâmbio de modos/técnicas de cultura (alguns pais são agricultores e participam com os seus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos). Participaram num Workshop sobre ervas aromáticas onde foram apresentadas as várias espécies e suas utilizações.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos foram envolvidos na organização da horta e promoveram a sua divulgação na escola. Foi feita uma proposta de participação no projeto aos diretores de turma e houve colaboração de algumas turmas que foram criando pequenos canteiros. Nas aulas de Ciências, algumas turmas utilizaram a horta para estudar certos conteúdos programáticos. Algumas plantações foram utilizadas pelo curso profissional de cozinha para confecionar alguns pratos. O canteiro das ervas aromáticas ficou localizado no recinto onde os alunos passam regularmente e as suas ervas foram bastante utilizadas na cantina escolar e pelo curso de cozinha, na cozinha pedagógica. No dia Eco-Escolas, foi apresentado o projeto aos alunos da escola por parte dos elementos dos núcleos.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No início a manutenção era feita apenas pelos alunos do núcleo Hortas Bio e pelos alunos de CEI que fazem parte de um núcleo de jardinagem. Duas vezes por semana, era feita a observação de culturas, arranque de infestantes, sacha e rega. Após novas plantações pelas turmas participantes, passaram também estas turmas a realizar estas tarefas pois na altura de maior calor passou a ser necessária uma rega mais frequente.

Como é feita a preparação do solo?

1º Delimitação de espaços e marcação. 2º Cava do terreno e fresagem da restante zona do pomar por elementos da Junta de Freguesia. 3º Colocação de composto e estrume. 4º Colocação das plantas e sementes

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata, feijão, couve, abóbora, morangos, framboesa, groselha, tomate, aipo, amoras, morangos, cebolas, espinafres, alface e morangos. Consociação de feijão e couve

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos dos núcleos e das turmas envolvidas. No início era feita com regadores e posteriormente passou a ser feita com mangueira, a partir de um poço instalado no pomar. Na altura de maior calor é feita dia sim, dia não, nas horas de menor calor para não se perder tanta água.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é feita por observação das plantas e arranque de partes doentes e contamos com joaninhas e sapos com abundância.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Workshop de ervas aromáticas inserido numa atividade organizada pela escola em que se abrem as portas à comunidade (“O Colégio (com) vida”); Aproveitamento de ervas aromáticas para confeção de refeições na cozinha. Não foi possível desenvolver mais atividades, pois o mau tempo prejudicou imenso este projeto, as plantações foram tardias e não foi possível colher antes dos alunos irem para férias. No entanto, os professores envolvidos darão continuidade ao projeto até se colher o que foi semeado/plantado.

 

Publicado por: Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação

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Professor coordenador da horta: Fátima Manuela Marta Santos Melo