Santa Casa da Misericórdia de Sintra - Creche e JI da Portela

a nossa horta bio

 
  • Fotografia da horta biológica do Jardim de Infância da Portela antes de ser cultivadaFotografia da horta biológica do Jardim de Infância da Portela antes de ser cultivada
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2008/2009

Área aproximada da horta

31,5 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Favorecer o contacto das crianças com a Natureza - espécies vegetais; - Fomentar o gosto, respeito e interesse pela Natureza; - Sensibilizar as crianças para a importância da alimentação saudável; - Dar a conhecer a produção biológica, como alternativa ecológica à agricultura tradicional, favorecendo-se as boas práticas agrícolas; - Dar a conhecer os benefícios dos produtos biológicos para a saúde; - Incentivar as crianças a assumirem responsabilidades (apoio no cultivo); - Dar a conhecer a evolução das espécies vegetais e a Biodiversidade; - Favorecer o contacto das crianças com o Meio Rural e as profissões tradicionais p.e. agricultor; - Estimular o trabalho em equipa entre a equipa pedagógica, crianças e familiares; - Aproveitar os produtos cultivados para serem comercializados às famílias e/ou confecionados no Infantário.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A horta é cultivada numa área original, isto é, existe um "jardim interior" aberto (com luz e ar natural) no centro do Jardim de Infância, comum a todas as salas. Está assim a ser aproveitado um corredor central do equipamento de infância, permitindo-se assim, que diariamente as crianças e respetivas famílias vejam a evolução da horta. Para além da horta biológica térrea, este espaço permite a existência de horta vertical, situação que será explorada este ano letivo. Para além destes aspetos originais, dentro da horta existem dois depósitos de água, por baixo dos algerozes do telhado, permitindo-se grande recuperação da água da chuva, para rega da horta. É ainda utilizado o sistema de compostagem com um compostor adjacente à horta.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Não se aplica porque a entidade que gere a horta é um Jardim de Infância
  • N.º de alunos envolvidos: 96
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 11
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 96

Como são envolvidas as famílias?

Existem atividades relacionadas com a Horta Biológica em que são envolvidas as famílias p.e campanha de recolha de produtos orgânicos para o compostor; no dia do Pai ou da Mãe, os familiares ajudam as crianças a cultivar a horta. Neste ano letivo, um pai colaborou cedendo estrume proveniente de um picadeiro. Os pais que são membros do Conselho Eco-Escolas participam no projeto da Horta com ideias, p.e. seleção das culturas, sistema de rega, sistema de compostagem, etc. Os pais mais experientes na área, por vezes, apoiam o cultivo e ensinam novas técnicas agrícolas à equipa pedagógica. Para além disso os pais colaboram na compra de produtos cultivados na horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A sensibilização das crianças para a importância da Horta Biológica, tem tido impacto nas famílias, que por sua vez, ficam mais sensibilizadas para a produção agrícola ecológica e benefícios dos produtos biológicos para a saúde. Vários pais têm-se mostrado interessados, questionando a equipa pedagógica sobre o sistema de cultivo, rega e compostagem. Muitas crianças começam a revelar maior preferência na alimentação por legumes e demonstram zelo, interesse e respeito pela Natureza.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as salas do Jardim de Infância são responsáveis pela manutenção semanal da horta biológica. São atribuídas tarefas simples às crianças (considerando as respetivas faixas etárias), relacionadas com a plantação e rega. Existe uma educadora de infância responsável pela manutenção do compostor. O responsável de manutenção da Instituição, que assegura simultaneamente a jardinagem dos equipamentos de infância, possui conhecimentos na área da agricultura e está encarregue de preparar o solo. Os pais também colaboram no cultivo da horta, ajudando a semear/plantar e trazendo por vezes, sementes ou pés de plantas para serem usados na horta.

Como é feita a preparação do solo?

Anualmente, caso existam, são retiradas as ervas daninhas, a terra é cavada, remexida e preparada com estrume (natural) ou com o composto produzido no compostor do Jardim de Infância.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

No ano letivo anterior foram cultivados vegetais, ervas aromáticas e fruta, nomeadamente, cenouras, curgetes, tomates, couves, alfaces, salsa, coentros, segurelha, hortelã e morangos. Existem ainda árvores de fruto. Neste ano letivo pretende-se cultivar novas espécies, incluindo, uma nova árvore de frutos.

Como é feita a gestão da rega?

Tal como referido, dentro da horta existem dois depósitos de água, por baixo dos algerozes do telhado, permitindo-se grande recuperação da água da chuva, para rega da horta. A água é retirada dos depósitos através de regadores e as crianças são responsabilizadas pela rega da horta.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não se tem registado a ocorrência de pragas ou doenças.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Tal como referido são realizadas atividades de cultivo pelos familiares das crianças no dia do Pai ou da mãe. Vai ser celebrado o Dia Mundial da Árvore, com a plantação de uma árvore de frutos. São realizados mercados de venda dos produtos às famílias e funcionários. Alguns alimentos são aproveitados para confeção de refeições.

 

Publicado por: Santa Casa da Misericórdia de Sintra - Creche e JI da Portela

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Professor coordenador da horta: Carla Barradas