Jardim de Infância do Arco Íris

a nossa horta bio

 
  • Árvores de fruta da nossa hortaÁrvores de fruta da nossa horta
  • O bebedouro para pássarosO bebedouro para pássaros
  • Canteiro com ervas daninhasCanteiro com ervas daninhas
  • Retirámos as ervas daninhasRetirámos as ervas daninhas
  • Crianças ajudam a retirar as ervasCrianças ajudam a retirar as ervas
  • O canteiro está quase limpoO canteiro está quase limpo
  • A terra está preparada para semear e plantarA terra está preparada para semear e plantar
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A nossa horta existe há 6 anos, desde 2007.

Área aproximada da horta

A horta tem uma área de cerca de 60 m2. Para além da horta possuimos 2 canteiros.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Permitir que as crianças: - contactem com a terra e as plantas; - observem o crescimento das plantas; - aprendam a respeitar as plantas; - aprendam quais as necessidades e cuidados a ter com os produtos horticolas; - desenvolvam gosto e prazer em cuidar das plantas; - aprendam a origem dos alimentos; -- estabeleçam uma relação direta entre alimentação saudável e agricultura biológica; - criem hábitos de uma alimentação saudável e aprendam a valorizar os legumes e os vegetais;

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade deste projeto prende-se essencialmente com o inicio e construção da nossa horta. No ano letivo de 2006/07 tinhamos a vontade de ter uma horta e não tinhamos terra, nem local apropriado. Para conseguir concretizar a horta foi partido e retirado o chão que possuiamos no exterior, pedimos a terra a alguns parceiros da comunidade e com a colaboração das familias foi criado o espaço adequado para a horta. Desde então, ano após ano vamos aprendendo mais sobre plantar, semear e cuidar, foram surgindo alguns melhoramentos e as árvores de fruta, sendo que o limoeiro foi oferecido pela Junta de Freguesia.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: não se aplica ao pré-escolar
  • N.º de alunos envolvidos: 59
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

Como são envolvidas as famílias?

Inicialmente as familias colaboraram e participaram na planificação das atividades da horta no âmbito do projeto eco-escolas. Posteriormente, as famílias foram envolvidas nos cuidados da rega da horta, estabelecendo-se uma tabela com os dias em que cada um fica responsável pela rega. Para além disso, tivemos a preciosa ajuda do pai de uma criança para arranjar e melhorar o nosso sistema de rega.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Através da observação dos comportamentos das crianças percebemos que estão a crescer com valores de respeito pela natureza, responsabilidade e a criar hábitos de alimentação saudável. Através da informação que as crianças transmitem em casa e das informações que o jardim de infância coloca nos placares, acreditamos que despertamos a curiosidade e uma maior motivação para as familias valorizarem mais os produtos biológicos e consequentemente uma alimentação mais saudável e um ambiente sustentável.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Tal como já foi referido, a rega da horta é da responsabilidade das famílias que querem colaborar conosco e das educadoras. Cada sala, uma ou duas vezes por semana, vai para a horta com um grupo de crianças e com a colaboração das auxiliares, retiram as ervas daninhas, fazem novas plantações e outras tarefas e manutenções necessárias nos cuidados a ter com as plantas.

Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente retiramos todas as ervas daninhas, cavamos a terra e colocamos composto que nos é oferecido pela AMARSUL (central de compostagem de Setúbal). Este processo é realizado com a participação das crianças.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Na nossa horta estão plantadas ervas aromáticas, produtos horticolas e árvores de fruta (nespreira, limoeiro e goabeira). As ervas aromáticas (salsa, coentros, doce-lima, poejos, ...) encontram-se nos canteiros à volta da horta. Os produtos agricolas que se encontram na nossa horta são: couve, tomateiros, cebola, alho francês, courgete, alface, pepino, pimentos, batata. Em relação às consociações de culturas sentimos necessidade de obter mais informação e proceder a pesquisas para adquirir os conhecimentos adequados sobre as plantas que devemos associar e quais os beneficios/vantagens de cada planta na prevenção das pragas.

Como é feita a gestão da rega?

Tal como já referimos a rega é da responsabilidade de alguns pais e das educadoras. A rega é efetuada no período da manhã, até às 9 horas e algumas vezes no final da tarde.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A nossa horta não tem sido alvo de pragas, nem de doenças que danifiquem as plantações. No entanto, as ervas daninhas nascem e crescem de forma sistemática e rápida. Para controlar o crescimento das ervas daninhas é feita a manutenção e são retiradas da terra frequentemente pelas crianças e as educadoras.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Para além das atividades realizadas na horta concretizamos a confeção de doces, salada e chá, venda ou prova dos produtos da horta na comunidade educativa, atividades de expressão plástica, matemática, histórias relacionadas com o tema e área do conhecimento do mundo.

 

Publicado por: Jardim de Infância do Arco Íris

avatar

Professor coordenador da horta: Florbela Oliveira Fernandes Lopes