Externato Marcelino Champagnat

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A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta do Champagnat foi criada no ano letivo 2010-11, ano em que se comemorava o Ano Internacional da Biodiversidade.

Área aproximada da horta

Atualmente, a horta tem no total cerca de 240m². Contudo, os alunos do 5º ano estão a trabalhar apenas num dos talhões que tem, aproximadamente, 121 m² como se pode ver na planta em anexo.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A quinta da Vila Formosa, onde se encontra o nosso colégio, é, só por si, uma forte motivação para a criação da nossa horta pois o ambiente que por aqui se respira inspira-nos para a preservação e sustentabilidade. A horta nasceu por entre o nosso olival e, com a participação de toda a comunidade escolar, procuramos contribuir para a sobrevivência do “verde” neste recanto da cidade de Lisboa. Neste sentido, procuramos sensibilizar para os problemas que perturbam o equilíbrio ambiental; para a responsabilidade individual na preservação do ambiente e da vida na Terra; e ainda estimular a intervenção social na defesa e recuperação do património ambiental, enquanto património coletivo de valor universal, que a todos compete preservar.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Inicialmente, em 2010, a comemoração do Ano Internacional da Biodiversidade estimulou a criação da horta, mas a continuação deste projeto foi mais além. Envolvendo toda a comunidade escolar, o grande objetivo é que esta herança seja “sustentada” por todos. Iniciar um projeto é fácil mas o verdadeiro desafio é mantê-lo vivo. Se conseguirmos criar um “ritual verde”, na nossa comunidade escolar, em "hortar", então alcançámos os nossos objetivos e sabemos que a motivação está em cada um de nós. O projeto da Horta foi abraçado por todas as turmas da escola, sendo que a cada uma cabe um talhão. Isto tem permitido gozar a horta como mais um espaço de aprendizagem e de formação de valores integrado nos nossos temas anuais. Assim, enquanto no ano letivo passado celebrávamos Lisboa, a horta encheu-se de alfaces que foram sendo degustadas por todos no refeitório da escola. A horta é vista como um recurso ao dispor de todas as disciplinas, o que faculta aos alunos uma abordagem interdisciplinar que tanto pode produzir rabanetes como os desenhos dos mesmos, ou poemas, ou pesquisas sobre as consociações que os protegem. O "hortar" tornou-se uma festa animada pelo gosto que todos os alunos têm de trabalhar a terra, desenvolvendo experiências que não fazem parte do quotidiano urbano. Até as ameaças do sujo, da minhoca, do esforço físico, do calor, da chuva se invertem.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 8
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Formação Cívica, Ciências Naturais, Português/Projeto de Leitura, Ed. Visual e Ed. tecnológica e TIC
  • N.º de alunos envolvidos: 26
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

Como são envolvidas as famílias?

Convidando os pais a participar em atividades que decorrem em diferentes momentos do ano. A título de exemplo, amanhã, 2 de março realizar-se-á a nossa "Festa da Primavera", onde receberemos os pais e alunos do 2º e 3º Ciclos que serão convidados a trabalhar na horta - "Vamos hortar". Nesta atividade os pais e filhos irão semear e plantar, fazer versários de etiquetas e germinadores biológicos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Procuramos com as atividades que desenvolvemos que os alunos alterem hábitos alimentares (amanhã iremos oferecer para o lanche da manhã maçãs, peras e chá de lúcia-lima) e que tenham maior mobilidade (trabalhos na horta). Que ajudem a criar e a manter um espaço verde fundamental nas zonas urbanas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Relativamente ao talhão do 5º ano, a manutenção é assegurada pelos alunos com a ajuda dos professores e do jardineiro do colégio. Os alunos ficaram encarregues de fazer uma limpeza das ervas infestantes e depois alunos e pais irão fazer a etiquetagem, a sementeira, a plantação em momentos previamente calendarizados.

Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente foi cavado, juntando-se composto orgânico produzido na escola em compostores. Retiram-se algumas ervas que poderiam prejudicar o desenvolvimento das culturas.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Nesta fase inicial foram semeadas ervilhas, intercaladas com cenouras e rabanetes. Foi semeado um alfobre de nabiças. Sábado, dia 2 de março, vamos fazer com os pais e alunos uma bordadura de aromáticas e algumas herbáceas como "repelente" de insetos e atrair outros que sejam favoráveis às culturas.

Como é feita a gestão da rega?

O nosso sistema é feito rega gota a gota.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Vai-se regularmente à horta. Numa fase inicial serão catados manualmente e utilização de "repelentes caseiros" (Chorume de urtigas).

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

A confeção de alimentos está prevista nas nossas atividades, bem como concursos no âmbito do Projeto de Leitura (versos, provérbios e canções alusivos ao tema da sustentabilidade da nossa biodiversidade).

 

Publicado por: Externato Marcelino Champagnat

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Professor coordenador da horta: Maria João Borges Correia