Escola EB1/JI Sobral - Cervães

a nossa horta bio

 
  • Várias ervas aromáticas que junto à parede do poço vão resistindo ao mau tempo.Várias ervas aromáticas que junto à parede do poço vão resistindo ao mau tempo.
  • A plantação de morangos no solo.A plantação de morangos no solo.
  • Pode ver-se alguma alface, folhas de lírios, alecrim e um rego de ervilhas que aparecem submersas, pois a chuva tem sido muita.Pode ver-se alguma alface, folhas de lírios, alecrim e um rego de ervilhas que aparecem submersas, pois a chuva tem sido muita.
  • As culturas de inverno: favas e batatas em desenvolvimento. Pode-se ver ainda morangos e couve galega do ano anterior.As culturas de inverno: favas e batatas em desenvolvimento. Pode-se ver ainda morangos e couve galega do ano anterior.
  • A utilização de garrafas vazias para elaborar A utilização de garrafas vazias para elaborar "vasos", colocar terra e plantas trazidas pelos alunos para embelezar a sala VS ofertar à mãe.
  • O efeito final do trabalho realizado.O efeito final do trabalho realizado.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Já existe horta na escola há cerca de 6 anos.

Área aproximada da horta

72 m2 (12m x 6m)

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Muitos pais dos alunos deixaram de ter a sua horta e, na escola, surgiu como uma oportunidade de aprendizagem. Assim, as crianças, terão tempo para observar e participar no tratamento da horta mais de perto e em contexto educativo.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Sobretudo pertinência, pois, muitos alunos não têm consciência da origem , tratamento e percurso de inúmeros alimentos que consomem.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Todas, pois a temática é, muitas vezes, a base da interdisciplinariedade do 1º ciclo.
  • N.º de alunos envolvidos:
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

As famílias, especialmente as avós de alunos, cedem sementes, plantas para colocar na horta(cebolo, batatas, penca, couve galega, alface) e até flores para o jardim que também tem uma área de 70 m2 aproximadamente.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A participação da família e o interesse e envolvimento da maioria dos alunos na preparação da terra, lançamento das sementes e a forma atenta como observam e protegem o crescimento das plantas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A assistente operacional lança o desafio de que está na hora de semear ou plantar qualquer semente ou produto. Entre os professores vemos qual a turma que vai colaborar nessa tarefa. As restantes vão participando noutras ocasiões. No entanto, a turma que participa, faz um breve texto sobre o procedimento executado, o qual é exposto no placard do hall da entrada para ser consultado por todos.

Como é feita a preparação do solo?

É cavada a terra que será cultivada. Vai-se ao compostor retirar composto, espalha-se por cima da terra cavada e envolve-se com a ajuda de um ancinho. Só depois se colocam as sementes (alfobre) ou as plantas.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento temos na horta algumas batatas, favas, couve galega, poucos grelos e pouca alface. Temos salsa, hortelã pimenta, menta, alecrim, tomilho e pés de morangos. Com o aproximar da primavera começar-se-á a colocar diversos alfobres para futuras plantações na horta e partilhar com quem connosco também partilha alguns produtos.

Como é feita a gestão da rega?

Enquanto houver água do aproveitamento da chuva é com ela que se rega. Caso contrário é feita com mangueira oferecida pela Associação de Pais e que está ligada a uma torneira de um fontanário.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

O problema que tivemos até agora foi os caracóis. Comprámos remédio para atacar num estabelecimento de produtos e sementes e a assistente aplicou depois dos alunos saírem.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

A Associação de pais costuma participar na Feira Quinhentista Concelhia e leva sempre alguns produtos, os que existir na altura, para vender. Em outras ocasiões, distribuem-se aos alunos morangos e framboesas. Outros artigos faz-se pequenas vendas revertendo o dinheiro para compra de novas plantas ou para alguma necessidade da escola.

 

Publicado por: Escola EB1/JI Sobral - Cervães

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Professor coordenador da horta: Maria Júlia Alves Barbosa