Escola EB 2,3 Aires Barbosa

a nossa horta bio

 
  • A tremocilha (Lupinus luteos)A tremocilha (Lupinus luteos)
  • As jovens batateiras (Solanum tuberosum)As jovens batateiras (Solanum tuberosum)
  • Vista geral da nossa horta no InvernoVista geral da nossa horta no Inverno
  • Vista geral da nossa horta no InvernoVista geral da nossa horta no Inverno
  • As jovens faveiras (Vicia faba)As jovens faveiras (Vicia faba)
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há muitos anos que existe uma horta e um canteiro de plantas aromáticas nesta escola (pelo menos há 16 anos).

Área aproximada da horta

Autalmente a horta tem aproximadamente 64 metros quadrados.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Os objetivos que estiveram na base da criação da Horta foram: Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da agricultura biológica. Compreender que nenhuma atividade humana tem tanta importância para o homem como agricultura. Recolher materiais orgânicos para a produção de composto.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Foi mantida durante este ano letivo a ideia original da horta e do canteiro de aromáticas.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais
  • N.º de alunos envolvidos: 20
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Os alunos trazem sementes, plantas como contributo para semearem e/ou plantarem. Em relação à compostagem, os alunos podem trazer alguns restos orgânicos para colocarem nos compostores.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos transmitem às famílias conhecimentos adquiridos na escola no âmbito da agricultura biológica, da compostagem, etc.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos e professores do Clube do Ambiente trabalham na manutenção da horta e do canteiro de aromáticas dois tempos de 45 minutos, por semana.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é manual. É utilizado, além do composto, estrume de cavalo para enriquecer o solo, que é muito pobre e argiloso. .

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta plantámos/ semeámos couves, portuguesa e outras, faveiras, morangueiros, beringelas, courgettes, batateiras, beterraba vermelha, espinafres, tremocilha, rúcula, algumas aromáticas (cidreira, hortelã), etc. No canteiro de aromáticas temos: murta, camomila, limonete, salsa, alfazema, rosmaninho, erva-príncipe, alecrim, coentros,

Como é feita a gestão da rega?

O ano foi frio e chuvoso, de tal forma que impediu durante muito tempo a mobilização do solo. Quando foi necessário regar procedeu-se manualmente.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Utilizamos uma infusão de urtigas para combater os piolhos..

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Venda de alguns produtos à comunidade escolar.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Aires Barbosa

avatar

Professor coordenador da horta: Teresa Casau