EB1 de Lamas

a nossa horta bio

 
  • O Inverno tem sido muito rigoroso e a tempestade de janeiro alagou e destruiu completamente a nossa horta...só nesta última semana de Fevereiro o Sol apareceu e pudemos O Inverno tem sido muito rigoroso e a tempestade de janeiro alagou e destruiu completamente a nossa horta...só nesta última semana de Fevereiro o Sol apareceu e pudemos "pôr mãos à obra".
  • Depois de nascerem e crescerem iremos plantá-las na horta...Depois de nascerem e crescerem iremos plantá-las na horta...
  • Em Fevereiro, fizemos as primeiras sementeiras do ano: alfaces, feijões, alhos franceses e cenouras.Em Fevereiro, fizemos as primeiras sementeiras do ano: alfaces, feijões, alhos franceses e cenouras.
  • Começou de novo a chover, mas ainda tivemos tempo de tratar de algumas coisas: depois de cavarmos e de prepararmos a terra, lançamos as sementes das couves, dos tomates e das beringelas. Daqui a pouco tempo, teremos o alfobre pronto!Começou de novo a chover, mas ainda tivemos tempo de tratar de algumas coisas: depois de cavarmos e de prepararmos a terra, lançamos as sementes das couves, dos tomates e das beringelas. Daqui a pouco tempo, teremos o alfobre pronto!
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A nossa horta existe desde 2009.

Área aproximada da horta

Cerca de 20m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Despertar nos alunos o interesse e a valorização da horta visando a educação para a sustentabilidade, privilegiando a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos do currículo, servindo como estímulo e sensibilização para a participação, melhoraria ou construção de hortas familiares.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A comunidade educativa participa, de várias formas nos trabalhos da horta, mesmo fora do horário da escola. Os produtos são consumidos na escola e distribuídos pelos diversos alunos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Todas uma vez que é uma escola do 1º ciclo
  • N.º de alunos envolvidos: 21
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 21

Como são envolvidas as famílias?

As famílias e alguns elementos da comunidade participam ativamente no projeto, quer na preparação do terreno, quer nas diversas tarefas ao longo do ano como lavrar, cavar, sachar, semear e também levando sementes e outros produtos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Desde que têm a horta na escola, as crianças começaram a interessar-se por produtos biológicos e a conhecer os diversos procedimentos a ter ao longo do ano. Muitas vezes trocam esses conhecimentos com os "avós" com quem partilham o momento do almoço, no centro de dia.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existem equipas formadas, que semanalmente, são responsáveis pela coordenação das diversas eco-tarefas da escola.

Como é feita a preparação do solo?

O solo do terreno que circunda a escola é muito seco e pouco fértil. Ao longo do tempo, o mesmo tem melhorado, uma vez que costumamos misturar grandes quantidades do composto resultante da compostagem. Este ano, já são evidentes melhorias nas culturas. Também utilizamos a cinza da caldeira, borras de café e estrume das nossas "vizinhas", as ovelhas.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano, a horta ficou completamente destruída pelo temporal, assim como algum do espaço circundante da escola. Assim tivemos que começar novamente do zero. Semeamos alfobre de alface, rúcula, couve tomates e beringelas. Também plantámos, cenouras, alho francês, cebola, beterraba, pimentos e vários tipos de couve. Só conseguimos semear as batatas, no mês de maio. Plantámos novamente algumas plantas aromáticas ( manjericão, hortelã, tomilho, coentros e salsa) uma vez que dos anos anteriores, apenas o rosmaninho se salvou. Também replantámos morangueiros em floreiras construídas com garrafões.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é sempre feita nas horas de menor calor, no início e/ou no fim do dia, usando a água da chuva que armazenamos nos bidões. Este ano, ficámos com a parte em que armazenamos a água vedada, uma vez que é a zona onde caiu um dos muros. Um dos alunos do 4ºano, elaborou e construiu um sistema de mangueiras que retira a água dos bidões e a transporta para a horta, simplificando o processo.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Temos um espantalho que afasta os passarinhos, usamos cinza para afastar os caracóis e as lagartas e algumas receitas caseiras que os alunos vão trazendo de casa, conselhos das amigas parceira D. Clarisse e D. Luísa que tem estufas e é a florista local.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Habitualmente usamos alimentos da horta para confecionar a refeição do dia da alimentação e de dias especiais; fazemos bolos e outros "mimitos" em vários momentos; partilhamos o que tiramos da horta com a comunidade; já fizemos uma feirinha com produtos hortícolas e ervas aromáticas.construímos todos os anos o Sr.. Espantalho da horta do Baguito. A horta é sempre um dos temas principais na construção dos nossos Eco-Códigos. Para o próximo ano, como ano Internacional da Agricultura Familiar estamos a projetar uma ação que integre as hortas familiares de cada aluno, de forma a haver uma maior interação e troca de práticas entre as crianças e toda a comunidade.

 

Publicado por: EB1 de Lamas

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Professor coordenador da horta: Paula Florinda Dias Nunes Vieira