Escola EB 2,3 Vasco Santana
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
4 anos.
Área aproximada da horta
35 metros quadrados.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Sendo uma escola situada no seio de uma cidade, muitos dos alunos não têm conhecimentos como é que se cultivam os alimentos que diariamente chegam à sua mesa.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O modo como se cava a terra e como se semeiam determinadas plantas.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 4
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais.
- N.º de alunos envolvidos: 15
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0
Como são envolvidas as famílias?
As famílias são envolvidas indiretamente, oferecendo sementes.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
É frequente as pessoas que passam no passeio no exterior da escola fazerem elogios aos trabalhos e às plantas da horta. Como os alunos que dinamizam a horta são todos com necessidades educativas especiais, os elogios que lhe são feitos são extremamente motivadores e impulsionadores de confiança e auto-estima.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção é efetuada, normalmente uma vez por semana pelos alunos e professores.
Como é feita a preparação do solo?
O solo é preparado com a enxada.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
Morangueiros, tomateiros, batateiras, ceboleiras, alhos, ervilheiras, feijoeiros, couve brócolo, espinafres, faveiras, pimenteiros, couve galega, alfaces...
Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita por aspersão no início ou no final do dia.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
As pragas e doenças não são controladas.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Como já foi dito anteriormente, os alunos que dinamizam a horta são alunos possuidores de várias problemáticas, então decidiu-se fazer pequenas vendas, com intuito de os alunos desenvolveram capacidades nas relações interpessoais, assim como, competências matemáticas funcionais como é o caso de saber fazer trocos.